Buscar

Resenha Crítica CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA
	Wesley Lima de Oliveira
 CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ESCOLA: 
DESENVOLVENDO CIDADANIA POR MEIO DO PROJETO 
“Biogás – Energia Renovável para o Futuro”
(Fabio Luiz de Souza e Patrícia Martins)
O artigo em evidência trata de um importante papel da educação no processo ensino-aprendizagem: a formação de indivíduos com capacidade de reflexão, crítica e conscientização naquilo que venha a preservar entre outros valores, o meio ambiente. A preparação de estudantes neste aspecto requer do ensino atividades experimentais extramuros escolares as quais levam o aluno a refletir sobre um problema, fazendo com que ele seja o investigador do problema desenvolvendo assim habilidades na reflexão das questões tanto simples, como complexas.
O artigo em questão foi realizado numa turma de alunos da 2ª série do ensino médio os quais já contemplavam assuntos como fermentação, medidas de pH, poder calorífico de diferentes combustíveis e a influência da temperatura na velocidade das reações químicas, de acordo com o currículo de Química da escola.
Nesta experiência, a investigação proposta aos estudantes injeta neles a necessidade de resolver o problema proposto, levando-os a passarem por etapas pertinentes a uma boa investigação até que todos os dados fossem concluídos de acordo com a visão deles, apresentando tais conclusões à comunidade escolar.
O tema proposto aos alunos para investigação era: “biogás como fonte alternativa de energia” Para isso, os alunos contaram com dois pesquisadores da Universidade de
São Paulo (GEPEQ) que participaram deste projeto.
A partir da montagem de dois biodigestores, os quais foram trabalhados com material reciclável (garrafas pet de 2 litros) coletou-se o dióxido de carbono em água de cal com o objetivo de obter um biogás com um teor de metano além do carbonato de cálcio.
A participação dos estudantes em todas as etapas, segundo o autor do artigo, estimula os estudantes ao desenvolvimento de competências de produção e avaliação de argumentos, além de trazer aos mesmos a reflexão acerca de evidencias, fundamentando justificativas, fazendo conclusões dentro da linguagem da ciência. há, porém, poucos contra-argumentou e refutações bem como a proposição de idéias alternativas.
Nos relatos, os estudantes perceberam que a produção de combustível a partir de esterco de animais e restos de alimentos é uma alternativa factível de combustível e seu uso contribui para redução dos impactos ambientais. As idéias que formularam no experimento foram compartilhadas entre os colegas da turma os quais argumentaram sobre a necessidade de se contribuir, de diferentes maneiras, na redução da degradação ambiental. Somado a isto, os estudantes vivenciaram uma investigação científica em todas as etapas, fazendo-os refletir sobre a importância da experimentação na formulação de teorias baseado em conhecimentos tecnológicos e científicos bem como o valor da experimentação para este fim. Neste sentido, os alunos verificaram que: todos os experimentos dão um resultado, quer seja o esperado ou não; as aulas em laboratório permitem a interdisciplinaridade; a teoria escrita é transformada em uma experiência real, palpável. 
O autor do artigo finaliza seu trabalho relatando da importância de um projeto de investigação estar presente ao longo de todo o processo de formação do aluno e não apenas em ações isoladas.
Um dos pontos de destaque neste artigo é a oportunidade que se dá ao aluno em expressar as conclusões que eles fazem a respeito da experiência e da sua importância para a compreensão das teorias pré-estudadas bem como a realização de um experimento para trazer ao aluno a conscientização da preservação do meio ambiente a partir de materiais que já trazem esta reflexão ao estudante. No entanto, pouco se discute sobre a interdisciplinaridade e o quanto este processo contribui para toda a finalização do processo. Além disso, os experimentos foram acompanhados e tiveram como tutores dois pesquisadores de uma importante universidade, profissionais estes que, na maioria das escolas brasileiras, sobretudo das pequenas cidades, não serão encontrados e, portanto, a realização do experimento poderá ser questionável pelo docente leitor da pesquisa a realização desta experiência em seu local de trabalho. No entanto experiências como estas nos espaços educandários brasileiros devem ser estimuladas, independente das condições locais, para que se habitue no aluno e em todos os membros do processo ensino aprendizagem a capacidade de fazer ciência e, por ela, consciência.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOUZA, Fabio Luiz de; MARTINS, Patrícia, "Ciência e Tecnologia na Escola: Desenvolvendo Cidadania por meio do Projeto “Biogás–Energia Renovável para o Futuro”. Química Nova na Escola, v. 33, p. 19-24, 2011.

Continue navegando