Buscar

FARMACOLOGIA PROVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FARMACO
1: Um paciente com Insuficiência Cardíaca Descompensada causada por Cardiomiopatia Hipertrófica, e também portador de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), possui terapia prescrita com diversos fármacos com atividade sobre o sistema cardiovascular. Ao olharmos sua prescrição, vemos que o mesmo faz uso também de diuréticos, sendo eles: Furosemida, Hidroclorotiazida e Espironolactona. Explique os motivos da prescrição destas três diferentes classes de diuréticos, fazendo relação com seu quadro clínico. 
Furosemida é um diurético da classe dos diuréticos de alça: ele aumente a excreção de sódio e agua pelos rins. Diminuindo o acúmulo de líquido (edema) corporal consequente da insuficiência cardíaca. 
A hidroclorotiazida é um diurético tiazídico: aumenta a excreção de HCl e agua nos túbulos contorcidos distais do néfron. Diminuindo assim o volume de LEC e baixando a PA.
Já a espironolactona é um diurético poupador de potássio, eles atuam como antagonistas da aldosterona. Levando a uma maior excreção de sódio e agua, atuando na redução da pressão arterial, assim como a hidroclorotazida.
Em suma, os três contribuem para uma redução do LEC e pressão arterial. Levando a uma diminuição da carga do coração. 
Qual a importância da prevenção de uma estimulação simpática crônica para o controle da Insuficiência cardíaca
Porque a estimulação simpática crônica leva ao aumento no debito cardíaco, que leva ao aumento da pressão arterial e sobrecarga do miocárdio, o musculo cardíaco recruta mais fibras para que o sangue possa ser expulso, causando uma hipertrofia cardíaca, quando este estimulo se torna crônico a hipertrofia também se cronifica. Quanto a estimulo simpático, aumenta a contração cardíaca, a vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo assim o aporte sanguíneo para tecidos, causando hipóxia anoxia, falta de nutrientes e, consequentemente, infarto e morte dos tecidos. 
(1) Receptor alfa (4)Neurotransmissor relacionado ao Ramo Simpático do SNA.
(2) Receptor beta (1) Localizado principalmente em vasos sanguíneos. 
(3) Acetilcolina (3) Neutrotransmissor relacionado ao ramo parassimpático do SNA.
(4) Noradrenalina (2) Localizado principalmente no miocárdio. 
Analise a seguinte afirmação: “Os sistemas simpático e parassimpático são antagônicos”. A sentença é verdadeira ou falsa: Justifique a resposta.
É falsa, pois há lugares que agem sinergicamente, como as glândulas salivares e nos órgãos sexuais masculinos e também há órgãos com somente um tipo de inervação: inervação parassimpática: musculo ciliar (constritora), musculo liso brônquico (constritora); inervação simpática: glândulas sudoríparas, medula supra-renal, arteríolas. 
Um cão foi ferido em uma briga e para fazer uma sutura o veterinário terá que utilizar um anestésico local. De forma a aumentar o tempo e reduzir o volume de solução anestésica a ser empregada, qual tipo de fármaco que atua sobre o SNA poderia ser utilizado em associação neste procedimento e por que. Cite um exemplo de principio ativo desta classe.
Um fármaco que vai agir nos receptores alfa 1, pois esses vao agir nos casos, causando uma vasoconstrição, o que vai manter o anestésico no local por mais tempo e pode ser usado em menores quantidades. A principal classe são os vasoconstritores.
Um animal hipertenso com histórico de ulceras gástricas precisou receber medicação para redução de seus níveis pressóricos. Supondo-se que este animal recebesse uma droga parassimpatomimética, explique as consequências deste tratamento sobre a pressão arterial e sobre a mucosa gástrica descrevendo o mecanismo de ação da classe da droga em questão. 
Mecanismo de ação: bloqueia o receptor beta 1 do coração e age no receptor M4, diminuindo o influxo de cálcio, e com isso, gerando menor força de contração, diminuição da frequência cardíaca e, consequentemente, da pressão arterial. No TGI a ação dessa droga vai aumentar a motilidade.
 Uma cadela gestante está apresentando contrações uterinas e tendência a parto prematuro. Com base na farmacologia do SNA, que tipo de droga poderia ser utilizada de forma a reduzir as contrações e prolongar o período gestacional
A droga deve atuar nos receptores adrenérgicos Beta 2 (ex: salbutamol), presente na musculatura lisa uterina, porque esse fármaco promove o relaxamento uterino e, quando ativado, o beta 2 promove a vasodilatação e isso retarda o parto. 
A nível celular, de que forma um bloqueio da enzima Na+ K+ ATPase induziria um aumento da força de contração da musculatura do miocárdio
O bloqueio desta enzima inibe a bomba de sódio e potássio, impedindo a saída do sódio. O acumulo de sódio intracelular mantem o cálcio dentro da célula, que fica disponível para força de retração, aumenta período refratário. Consequentemente, o cálcio é recaptado pelo reticulo sarcoplasmático, causando uma contração mais rigorosa do coração, melhora a força de contração diminuindo a frequência cardíaca. 
Como atuam os inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina). Qual sua importância no controle da pré e pós carga e da resistência periférica total
Os inibidores da eca evitam a conversão de angiotensina-I para angiotensina-II (a falta de angiotensina-II leva a uma não vasoconstrição). Bloqueando a produção de aldosterona, dessa forma, o rim elimina mais sódio e agua, diminuindo a volemia sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial. Na pré carga, a baixa da volemia, leva a diminuição da mesma. Na pós carga, a vasodilatação, leva a baixa da mesma. E a resistência periférica total também diminui na ausência de angiotensina-II.
2: Explique como o vasodilatadores parenterais (nitroglicerina e nitroprussiato) contribuem para o mecanismo de relaxamento da musculatura lisa vascular. Qual a importância do oxido nítrico no processo.
Age diretamente sobre o musculo liso vascular, formando oxido nítrico (proveniente da arginina) responsável pela vasodilatação. O NO estimula a guanilato ciclase na produção de GMPc, que provoca o relaxamento da musculatura lisa vascular.
Enumere os diferentes grupos farmacológicos (falados em aula) que podem ser utilizados na terapia de ICC, explicitando como poderiam atuar sinergicamente para a diminuição da pré e pós carga, bem como da resistência total periférica.
- Dieta hipossódica, diuréticos: diminui a retenção de sódio e o volume extracelular;
- Inibidores da eca: com a inibição do eca não haverá conversão de angiotensina-I para angiotensina-II, consequentemente, sem a angiotensina-II não haverá produção de aldosterona pela adrenal, resultando em vasodilatação, o que aumenta a perfusão sanguínea dos órgãos, acarretando na melhor perfusão do rim indica para o órgão a necessidade de interromper a produção de renina;
- Bloqueador de AT1 (receptor): impede que o receptor de angiotensina-II se ligue a ele. Consequência: vasodilatação;
- beta-bloqueador: noradrenalina não se liga ao seu receptor beta e não realiza seus efeitos – ótimo para evitar remodelamento cardíaco que gera arritmias.
- vasodilatadores: age diretamente no vaso.
- Gicosídeos cardíacos (digitálicos): inotrópicos positivos: melhora a força de contração diminuindo a frequência cardíaca, inibe a bomba de sódio e potássio, impedindo a saída do sódio. O aumulo do sódio intracelular mantem o cálcio dentro célula, que fica disponível para força de retração, aumenta período refratário. Consequentemente, o cálcio é recaptado pelo reticulo sarcoplasmático, causando uma contração mais rigorosa do coração

Outros materiais