Buscar

Atividade de Fixação

Prévia do material em texto

Atividade de Fixação
Disciplina: Licitações, Contratos e Convênios
Professor: Vinícius Batista Gonçalves
Data de entrega: até 25/01/2017
Nome: Amanda Priscila Teixeira da Mata – 201420997
O que é licitação?
A licitação é um procedimento obrigatório que antecede a celebração de contratos pela Administração Pública
O que deve ser licitado?
Contratação de uma obra, de um serviço, da compra de um produto, locação ou alienação.
Quais são os objetivos da licitação?
Busca da melhor proposta, estimulando a competitividade entre os potenciais contratados a fim de atingir o negócio mais vantajoso para a Administração; oferecer iguais condições a todos que queiram contratar com a Administração, promovendo, em nome da isonomia, a possibilidade de participação no certame licitatório de quaisquer interessados que preencham as condições previamente fixadas no instrumento convocatório.
Quem está obrigado a licitar?
Poder Legislativo: incluindo órgãos e entidades ligadas às casas legislativas, como a Caixa de Assistência Parlamentar (CAP), antiga autarquia federal vinculada ao Congresso Nacional;
Poder Judiciário;
Ministério Público;
Tribunais de Contas;
Órgãos da Administração Pública direta;
Autarquias e fundações públicas;
Agências reguladoras e agências executivas;
Associações públicas;
Consórcios públicos;
Fundações governamentais;
Empresas públicas – atividade meio;
Sociedades de economia mista – atividade meio;
Fundos especiais: são dotações orçamentárias de valores ou acervos de bens destituídos de personalidade jurídica autônoma
Fundações de apoio;
Serviços sociais do sistema “S”;
Conselhos de classe;
Organizações sociais: recursos ou bens repassados voluntariamente pela União;
Oscips: recursos ou bens repassados voluntariamente pela União;
Conselhos de Classe: procedimento definido no regimento interno. A OAB está dispensada do dever de licitar.
Empresas estatais exploradoras de atividade econômica
Quais são os princípios licitatórios? Explique 3 deles.
Princípio da isonomia: defende a igualdade entre todos que se 	encontram na mesma situação. O princípio da isonomia impõe que a comissão de licitação dispense tratamento igualitário a todos os concorrentes. Em decorrência do princípio da isonomia, o art.3º, §	1º, da Lei n.8.666/93	proíbe preferências ou	distinções em razão da naturalidade,	da sede ou do	domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato. Além disso, é vedado também estabelecer tratamento	diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere	a moeda, modalidade	e local	de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de	agências internacionais;
Princípio da competitividade: a busca pela melhor proposta é uma das finalidades da licitação. Por isso,	não podem ser	adotadas medidas que comprometam decisivamente o caráter competitivo do certame. Assim, as exigências	de qualificação técnica e econômica devem	se restringir ao estritamente indispensável para garantia	do cumprimento das obrigações (art.37, XXI, da CF);
Princípio da vinculação ao instrumento convocatório: a Administração Pública e os participantes	do certame, além de cumprirem as regras legais, não podem desatender às	normas	e condições presentes	no instrumento convocatório (art.	41 da Lei n.8.666/93). Daí fala​ que o edital	é a lei da licitação.
O que faz a comissão de licitação?
A comissão de licitação, em regra, é composta por três membros, sendo dois deles dos quadros permanentes do órgão licitante, nomeados pela autoridade superior dentro da	 própria entidade. Existem dois tipos de comissão: especial, constituída para um certame específico, e permanente, que realiza todas as licitações no período de investidura. Os membros da comissão respondem solidariamente por todos os atos a ela imputados, salvo se a posição individual divergente for manifestada em ata (art.51,§ 3º,da Lei n.8.666/93).
Pesquise na internet editais disponíveis em todas as modalidades licitatórias (convite, tomada de preço, concorrência, concurso, leilão) aprendidas e faça um quadro comparativo identificando o objeto licitado, a modalidade licitatória, o prazo, as condições para habilitação, o local, o horário.
	
	OBJETO
	MOD. LIC
	PRAZO
	COND. HAB
	LOCAL e HOR
	CONVITE
	CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA execução indireta de obras e serviços de engenharia
	Carta Convite
	O prazo de execução das obras e os serviços a serem executados pela Contratada serão de no máximo 10 (dez) meses.
	Poderão participar desta Licitação os interessados pertencentes ao ramo de atividade relacionado ao objeto da licitação, conforme disposto nos respectivos atos constitutivos, cadastrados ou não, que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes desta Carta Convite e de seus Anexos
	No dia 20/02/2017 na Fundação Universidade do Contestado – FunC - Diretoria de Administração situada à Av. Presidente Nereu Ramos, 1.071, Bairro Jardim do Moinho, Mafra, SC, a EMPRESA interessada fará entrega da sua PROPOSTA DE PREÇO e PROPOSTA TÉCNICA
	TOM. PRE
	Contratação da prestação de serviços técnicos para elaboração ou revisão de Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) para os municípios de Barbacena, Itabira, Juiz de Fora e Poços de Caldas, conforme descrição, especificação e condições previstas neste Edital e seus Anexos.
	Tomada de Preço
	O prazo total definido para a execução do trabalho deverá ser de 12 (doze) meses, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço, observando o cronograma apresentado.
	Poderão participar desta licitação os interessados que atenderem a todas as condições deste Edital, inclusive quanto à documentação constante deste Edital e que estejam devidamente CADASTRADOS e HABILITADOS no sistema de Cadastro Geral de Fornecedores – CAGEF
	ABERTURA DA SESSÃO: Dia: 05/06/2012 às 10h. Não havendo expediente na data marcada para abertura das propostas, fica a reunião prorrogada, automaticamente, para o primeiro dia útil subseqüente, mantida a mesma hora e local, salvo disposição em contrário anunciadas pela COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO.
	CONCORR
	Objeto a contratação de empresa especializada para a execução das obras de reforma e de modernização do imóvel onde será instalado o edifício-sede da Subseção Judiciária de Monteiro, bem assim nos Projetos Executivos de Arquitetura e Complementares;
	Concorrência – tipo menor preço
	Homologado o julgamento, o licitante vencedor será convocado para retirar a nota de empenho e assinar o Contrato, devendo fazê-lo no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data do recebimento da convocação, salvo motivo justificado e devidamente aceito pela Administração, podendo solicitar a prorrogação do prazo, uma única vez, e por igual período, conforme estatui o parágrafo primeiro do art. 64 da Lei n° 8.666/93, sob pena de sujeitar-se às sanções legais previstas neste edital.
	Poderão participar da presente licitação quaisquer empresas especializadas do ramo de construção civil, legalmente constituídas, cujo objeto social, expresso no estatuto ou contrato social, especifique atividade pertinente e compatível com o objeto desta concorrência, e que apresentarem, até às 09h30 do dia 01 de setembro de 2011, à Comissão Permanente de Licitação, em sessão pública, no endereço constante no preâmbulo deste edital, a seguinte documentação:
 os DOCUMENTOS DE CREDENCIAMENTO do representante do licitante, se for o caso, em separado dos envelopes 1 e 2; b) os DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO PRELIMINAR- (envelope1); c)a PROPOSTA DE PREÇOS - (envelope 2).
	Os documentos de credenciamento, se for o caso, a documentação de habilitação (envelope 1) e a proposta de preços (envelope 2) deverão ser entregues na sala de treinamento, no andar térreo do anexo da Secretaria Administrativa no edifício-sede deste Órgão, situado na Rua João Teixeira de Carvalho,480 – Brisamar - João Pessoa (PB), até às 09h30 (HORÁRIO LOCAL) do dia 01 de setembro de 2011, ocasião em que se dará início ao credenciamento dos representantes dos licitantes presentes e aos demais procedimentos pertinentes.
	CONCURSO
	A CEMIG, através da Superintendência de Relações e Recursos Humanos– RH, no uso das suas atribuições, torna pública a realização de Concurso Público para provimento de vagas e a formação de cadastro reserva para as funções constantes no Anexo B para contratação pela Empresa, sob regime da CLT, mediante as condições estabelecidas neste Edital.
	Concurso público
	O candidato aprovado será convocado obedecendo, rigorosamente, à ordem de classificação, por meio de telegrama, com aviso de recebimento, para comprovar os requisitos exigidos para a função, de acordo com a necessidade e conveniência da CEMIG e critérios estabelecidos neste Edital, e dentro do prazo de validade do concurso, que é de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.
	Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos comprovados até a data da admissão; os candidatos do sexo masculino deverão apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação. Encontrar-se no pleno exercício dos direitos civis e políticos. 4.3- Estar em dia com as obrigações eleitorais. 4.4- Ser brasileiro nato ou naturalizado e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pela reciprocidade de direitos advinda da legislação específica. 4.5- Possuir os requisitos exigidos para a função pretendida de acordo com o disposto no Anexo B deste Edital. Ter sido aprovado no Concurso e ter sido considerado apto nos exames admissionais realizados por profissionais da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG ou por ela indicados.
	As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão aplicadas na data provável de 25 de fevereiro de 2018, com horário, dia e locais indicados no Cartão de Informação-CDI.
A aprovação no Concurso Público regido por este Edital assegurará apenas a convocação dentro do número de vagas previsto neste Edital.
	LEILÃO
	O Leilão tem por Objeto, alienação de 01 (um) Trator de Esteira AD7B e uma Kombi 1.4 Total Flex, ambos considerados inservíveis e de recuperação antieconômica para o uso do Município de Morada Nova de Minas/MG, conforme descrição detalhada no Anexo I deste Edital. Aprovado e autorizado pela Secretaria Municipal de Administração e Fazenda da Prefeitura da Cidade de Morada Nova de Minas.
	Leilão presencial
	Momentâneo
	Poderão oferecer lances pessoas físicas e pessoas jurídicas, inscritas respectivamente no Cadastro de Pessoa Física – CPF e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, do Ministério da Fazenda, possuidores de documento de identidade, excluídos os menores de 18 anos, não emancipados, bem como, funcionários deste Município.
	A realizar-se no dia 09 (nove) de novembro de 2016, às 10:00 (dez) horas, no recinto do Palácio dos Leilões, situado à Via Municipal 05, nº 1800, Bairro São Sebastião I, Contagem/MG
Qual é a diferença entre licitação deserta e licitação fracassada?
Licitação deserta: Ocorre quando não aparecem interessados a participar de um processo licitatório. Neste, caso, após uma licitação deserta é possível dispensar a licitação.
Licitação fracassada é aquela	em que	 comparecem interessados, mas nenhum atende	às necessidades da Administração, caso em que deve ser reaberto um prazo de oito dias úteis para apresentação de nova documentação	ou melhoria das propostas.
Quais são os prazos previstos na Lei 8.666/93 e na Lei 10.520/02 que devem ser aplicados entre a publicação do edital da licitação de cada modalidade e a realização da sessão pública da licitação?
Concorrência: 30 dias quando for do tipo “menor preço” e 45 dias para “melhor técnica” ou “técnica preço”;
Tomada de Preço: 15 dias quando for do tipo “menor preço” e 30 dias para “melhor técnica e preço”;
Convite: 5 dias;
Pregão: 8 dias.
O que é dispensa de licitação? Em quais hipóteses ela ocorre?
A Lei n.8.666/93	descreve casos em que a licitação é “dispensada”, obrigando a contratação direta. Hipóteses: Preços maiores que os praticados pelo mercado; Comprometimento da segurança nacional; Contratação de remanescente de obras e serviços desde que siga os parâmetros licitatórios; Aquisição de bens e serviços por meio de órgão internacional; Compras e serviços para abastecimento de navios, embarcações.
O que é inexigibilidade de licitação? Cite as os casos em que ocorre.
São casos em que a realização do procedimento licitatório é logicamente impossível por inviabilidade de competição, seja porque o fornecedor é exclusivo, seja porque o objeto é singular. Casos:
“I- para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que	só possam ser fornecidos	por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação	de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas	entidades equivalentes”;
II – para a	contratação de	 serviços técnicos enumerados no art.13 da Lei n.8.666/93, de	natureza singular, com profissionais	ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
III – para contratação de	profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo,	desde que consagrado	pela crítica especializada ou pela opinião pública”.
Quais são as diferenças entre o pregão eletrônico e o pregão presencial? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles?
Vantagens do pregão presencial: sem limite de valores; sempre tipo menor preço; disputa por lances, os licitantes tem a oportunidade de dar lances sobre aspropostas escritas. Assim a administração pode negociar diretamente com os licitantes visando a proposta mais vantajosa; a redução do tempo, o procedimento em que se transcorre a licitação é menor, o que viabiliza contratações mais rápidas e eficientes, além de atender de melhor forma os casos em que haja urgência; inversão de fases, primeiro o julgamento das propostas e somente se abre os envelopes de documentação da classificada em primeiro lugar; recurso único; agilidade e desburocratização de todo o processo.
Vantagens do Pregão Eletrônico – acesso e participação ampliando e facilitando a participação de mais empresas, de qualquer lugar, com mais economia, bastando estar conectado à Internet, em processo transparente que pode ser acompanhado por todos;
O que é o sistema de registro de preços?
O registro de preços é um sistema utilizado para compras, obras ou serviços rotineiros no qual, ao invés de fazer várias licitações, o Poder Público realiza uma concorrência e a proposta vencedora fica registrada, estando disponível quando houver necessidade de contratação pela Administração.
Quais são as modalidades de contrato? Como elas se diferenciam?
Contratos da administração e contratos administrativos. Como visto nos itens anteriores, existem contratos celebrados pela Administração Pública que não são considerados contratos administrativos. Por isso, é conveniente diferenciar o gênero contratos da Administração, que são todos aqueles firmados pela Administração Pública, incluindo os regidos pelo direito privado, e a espécie contratos administrativos, considerados como tais somente os submetidos ao Direito Administrativo.
Qual é a diferença entre contrato administrativo e contrato privado?
Contratos privado: Ajuste, convenção, pacto ou fim qualquer, ou seja, adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos (SILVA, 2004)
Contrato administrativo: Ajuste estabelecido entre a Administração Pública, agindo nessa qualidade, e terceiros, ou somente entre entidades administrativas, submetido ao regime jurídico -administrativo para a consecução de objetivos de interesse público (MAZZA,2016).
Como ocorre a formalização de um contrato?
Obedecer a lei 8666/93; a publicação resumida do contrato na imprensa oficial, até 5º dia útil do mês seguinte da assinatura, para ocorrer no prazo de 20 dias a contar daquela data; Uma exceção relativa à não escrita do contrato: pequenas compras, não superior à 5% do convite
O que é o reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos? Em quais situações em pode ocorrer?
O reequilíbrio econômico-financeiro é a alteração unilateral do contrato que exige mudança na remuneração do contratado. Admite-se diminuição do objeto, além desses limites, se houver consenso entre as partes. Mas os acréscimos acima dos limites apresentados estão proibidos em qualquer hipótese.
Quais são as situações em que é possível alterar um contrato?
A lei autoriza que a Administração realize modificação unilateral no objeto do contrato para melhor adequação às finalidades de interesse público. A alteração pode consistir na modificação do projeto ou em acréscimo e diminuição na quantidade do objeto. Desse modo, as alterações unilaterais podem ser modificações qualitativas ou quantitativas. Alterações qualitativas são autorizadas quando houver modificação do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica aos seus objetivos (art. 65, I, a, da Lei n. 8.666/93), desde que não haja descaracterização do objeto descrito no edital licitatório.
Já as alterações quantitativas são possíveis quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição na quantidade do seu objeto, nos limites permitidos em lei (art. 65, I, b, da Lei n. 8.666/93). Deve observar os limites de até 25%, para obras, serviços ou compras, e até 50%, no caso de reforma em edifício ou equipamento (art. 65, § 1º, da Lei n. 8.666/93).
O que é execução, inexecução e mutabilidade contratual? Explique e exemplifique cada um deles.
O representante da administração pública, deverá fiscalizar a execução do contrato - Contratado é responsável pela perfeita entrega - Encargos fiscais, trabalhistas, previdenciários e comerciais - Só pode ocorrer subcontratação se estiver presente no Edital ou contrato
A entrega do objeto é parte essencial da execução
Mutabilidade = modificação dos contratos
Inexecução contratual = ocorre quando existe modificações ou alteração no contrato, por motivo de força maior.
O que você entende por equilíbrio econômico-financeiro de um contrato? Cite um exemplo e justifique-o. 
O art. 37, XXI, da Constituição Federal, ao disciplinar a obrigatoriedade do procedimento licitatório, prescreve que “ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta”. Ou seja, A equação econômico-financeira pode ser conceituada como a relação que se estabelece, no momento da celebração do contrato, entre o encargo assumido e a remuneração pactuada. A manutenção desse equilíbrio é um direito constitucionalmente tutelado do contratado e decorre do princípio da boa-fé e também da busca pelo interesse público primário, tendo como fundamentos a regra do rebus sic stantibus e a teoria da imprevisão.
No caso de uma enchente que destrua um canteiro de obras, a empreiteira poderá pedir a rescisão ou a alteração do contrato? Justifique sua resposta com base na teoria da imprevisão.
Sim, de acordo com o art. 57 § 1º Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo: V - impedimento de execução do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administração em documento contemporâneo à sua ocorrência; ou seja, só será aprovado se a Administração reconhecer em documento.
Quais sanções podem ser aplicadas à empresa contratada pela Administração diante da inexecução total ou parcial do contrato.
Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções: I - advertência; II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato; III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos; IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior. 1 [...] § 3º A sanção estabelecida no inciso IV deste artigo é de competência exclusiva do Ministro de Estado, do Secretário Estadual ou Municipal, conforme o caso, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias da abertura de vista, podendo a reabilitação ser requerida após 2 (dois) anos de sua aplicação. Art. 88. As sanções previstas nos incisos III e IV do artigo anterior poderão também ser aplicadas às empresas ou aos profissionais que, em razão dos contratos regidos por esta Lei: I - tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos; II - tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação; III - demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a Administração em virtude de atos ilícitos praticados.
EDITAIS
https://www.unc.br/editais/documentos/EDITAL%20DE%20LICITA__O%20-%20Carta%20Convite%20FUnC%20-%20001%202017%20-%20CONTRATA__O%20INTEGRADA%20-%20ENGENHARIA.pdf
http://www.compras.mg.gov.br/images/stories/arquivoslicitacoes/sedru/17-05-2012-edital-tomada-de-precos-01-2012-pmrr.pdf
http://www.jfpb.jus.br/arquivos/licitacoes/concorrencia_01_2011_reforma_subsecao_monteiro.pdf
http://www.fumarc.com.br/imgDB/concursos/Edital%2002_2017_Final-20171005-115452.pdf
http://www.moradanova.mg.gov.br/abrir_arquivo.aspx/Leilao_49_2016_Edital_Leilao_012016?cdLocal=3&arquivo=%7BCDED4D7B-EC45-D0CE-6DAB-C6CEECDD8CEA%7D.pdf&cdLicitacaoArquivo=249

Continue navegando