Buscar

Aula 4 Constitucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Profª. Áurea Bezerra de Medeiros
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Aula 4
FORMA DE CRIAÇÃO E INCORPORAÇÃO 
*
A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO 
 A FEDERAÇÃO BRASILEIRA
A Constituição Federal garante ao Distrito Federal a natureza de ente federativo autonômo, em virtude da presença tríplice de auto-organização, autogoverno e auto-administração (CF, arts. 1̊, 18, 32,34), vedando a possibilidade de subdividir-se em Municipios. 
Todas as competências tributárias reservadas aos Estados e Municípios. (CF, arts. 32 e 147).
*
A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.     "Ação direta. Art. 10, § 1º, da Lei Orgânica, e inteiro teor da Lei 1.799/1997, ambas do Distrito Federal. (...) Prejuízo declarado em relação à Lei 1.799/1997, ab-rogada. Inexistência de ofensa ao art. 32 da CF, quanto ao primeiro dispositivo. (...) Não é inconstitucional a norma que prevê, para o processo de escolha de administrador regional, participação popular nos termos em que venha a dispor a lei." (ADI 2.558, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 26-5-2010, Plenário, DJE de 24-9-2010.)
*
TERRITÓRIO
Os territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar. (CF, art.18, § 2̊ ). (ADCT art.14).
Territórios Federais Roraima e do Amapá transformados em Estados Federados.
Território de Fernando de Noronha extinto e sendo reincorporado ao Estado do Pernambuco. (ADCT art.15). 
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
Art. 18 § 3 ̊ - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
	São quatro as hipóteses de alterabilidade divisional interna do território brasileiro.
Incorporação
Subdivisão
Desmembramento – anexação
Desmembramento - formação 
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
 Para todas essas hipoteses a constituição exige três requisitos:
Consulta prévia da população diretamente interessada, por meio de plebiscito.
Oitiva das respectivas Assembléias legislativas dos Estados interessados. Art.48, VI CF.
Lei Complementar Federal especifica aprovando, subdivisão ou desmembramento.
 
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
INCORPORAÇÃO (FUSÃO) : Equivale à fusão , ou seja, união geografica e populacional de dois ou mais Estados já existentes. Nesse procedimento os Estados envolvidos perdem a sua capacidade jurídica, ganhando uma nova com a formação do novo Estado-membro.
Subdivisão : divide-se em vários novos Estados-membros, todos com personalidades diferentes, desaparecendo por completo o Estado-originário.
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
Desmembramento ( anexação) O Estado originário será desfalcado de parte de seu território, perdendo igualmente, parcela de sua população. A parte desmembrada poderá anexar-se a um outro Estado-Membro.
Desmembramento Formação – possibilidade de a parte desmembrada constituir novo Estado, ou ainda formar um Território Federal.
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
Requisitos:
Aprovação por plebiscito da população diretamente interessada: esta é condição essencial, de tal forma que se não houver aprovação por plebiscito nem se passa à próxima fase.
 Aprovação do Congresso Nacional por meio de lei complementar: Superada a aprovação por plebiscito, é necessário que haja propositura de projeto de lei complementar a qualquer uma das casas. A aprovação ocorrerá por maioria absoluta. 
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
 Cabe ao Congresso Nacional com a sanção do Presidente da República dispor sobre a incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de territórios ou Estados, ouvidas as respectivas assembléias legislativas (art. 48, VI da CF). O parecer das Assembléias Legislativas não é vinculativo. 
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
O Decreto Legislativo n. 136/2011 dispôs sobre a realização de plebiscito para a criação do Estado do Carajás, nos termos do inciso XV do art. 49 da Constituição Federal, enquanto, por sua vez, o Decreto Legislativo n. 137/2011 convocou plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
Em 24.08.2011, o Plenário do STF decidiu, no julgamento da ADI 2650, que o plebiscito para o desmembramento de um Estado da federação deve envolver não somente a população do território a ser desmembrado mas a de todo o Estado-membro, no caso, a população de todo Estado do Pará.
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
De acordo com o art. 235 da CF/88, nos dez primeiros anos da referida criação, serão observadas as seguintes regras básicas:
a Assembleia Legislativa será composta de 17 Deputados se a população do Estado for inferior a seiscentos mil habitantes, e de 24, se igual ou superior a esse número, até um milhão e quinhentos mil; 
o Governo terá no máximo 10 Secretarias; 
o Tribunal de Contas terá 3 membros, nomeados, pelo Governador eleito, dentre brasileiros de comprovada idoneidade e notório saber; 
o Tribunal de Justiça terá 7 Desembargadores; 
os primeiros Desembargadores serão nomeados pelo Governador eleito, escolhidos nos termos do art. 235, V, “a” e “b”. 
*
FORMAÇÃO DOS ESTADOS
Em cada Comarca, o primeiro Juiz de Direito, o primeiro Promotor de Justiça e o primeiro Defensor Público serão nomeados pelo Governador eleito após concurso público de provas e títulos; até a promulgação da Constituição Estadual, responderão pela Procuradoria-Geral, pela Advocacia-Geral e pela Defensoria-Geral do Estado advogados de notório saber, com trinta e cinco anos de idade, no mínimo, nomeados pelo Governador eleito e demissíveis "ad nutum"; 
as nomeações que se seguirem às primeiras, para os cargos mencionados, serão disciplinadas na Constituição Estadual; 
as despesas orçamentárias com pessoal não poderão ultrapassar cinquenta por cento da receita do Estado
*
FORMAÇÃO DOS MUNICIPIOS
Art. 18, parágrafo 4º - A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-á por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após a divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
*
FORMAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Congresso Nacional aprovou, no ano de 1996, a Emenda Constitucional Nº 15, a fim de introduzir critérios mais rigorosos para a formação de municípios, entre eles a exigência de Lei Complementar Federal e a apresentação de Estudos de Viabilidade Municipal. 
Portanto, atualmente, são necessários os seguintes requisitos para a formação de municípios: 
A) Estudo de Viabilidade Municipal, que deverá ser apresentado, publicado e divulgado na forma de lei ordinária federal;
b) Plebiscito, onde se consultará as populações dos municípios diretamente envolvidos; 
c) Lei Complementar Federal, que determinará o período para a criação, incorporação, fusão ou desmembramento de Municípios; e 
d) Lei Estadual, criando o determinado Município.
*
FORMAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4711) no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual questiona leis do Estado do Rio Grande do Sul que tratam da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Segundo Procurador Roberto Gurgel, as normas invadem a competência da União. O procurador pede liminar para suspender a eficácia das Leis Complementares estaduais nº 13.587/2010 e 13.535/2010 e pede que seja reconhecida a não recepção, pelo artigo 18, parágrafo 4º, da Constituição Federal, das Leis Complementares estaduais nº 10.790/1996, 9.089/1990
e 9.070/1990. 
*
BIBLIOGRAFIA
DA SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2009.
DE MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. São Paulo: Editora Atlas, 2009
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais