Buscar

A DOR E A ENFERMAGEM

Prévia do material em texto

A DOR E A ENFERMAGEM
HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
A humanização no atendimento exige dos profissionais de saúde essencialmente compartilhar com o seu cliente experiências e vivências que resultem na aplicação do foco de suas ações.
Humanizar o cuidar é dar qualidade à relação com o cliente. É acolher as angústias do ser humano diante da fragilidade de corpo, mente e espírito.
TIPOS DE DOR
DOR CRÔNICA
A Dor Crônica é geralmente descrita como uma dor persistente por pelo menos três meses. Costuma-se dividir a dor crônica em dois tipos, de forma mais geral: a dor nociceptiva, ligada a uma lesão no tecido, e a dor neuropática, que se relaciona a alguma lesão nos nervos.
DOR ONCOLÓGICA
O primeiro fator a ser identificado é o que está provocando a dor, já que isso afeta a forma como a dor vai ser tratada. Medicamentos, procedimentos, terapias contra o câncer ou mesmo cirurgias podem ser realizadas ​de maneiras específicas para controlar a dor.
DOR EPISÓDICA CRÔNICA
O uso excessivo de medicações analgésicas pode transformar uma cefaleia, dor de cabeça casual, em crônica. Nesses casos, é possível notar que a suspensão dos analgésicos já provoca uma melhora na intensidade e na frequência das crises de dor em muitos pacientes.
DOR IDIOPÁTICA
É usado para indicar que determinado mal ou doença não possui causa certa ou conhecida.
DOR AGUDA
É uma dor que surge após uma lesão, é auto limitada e desaparece com a lesão. Uma dor aguda pode ser considerada como benéfica por constituir um alerta. Associa-se a uma resposta ao stress, com elevação da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, midríase e frequentemente a uma contração muscular local.
COLETA DE DADOS
Expressão de dor do cliente – o autorrelato de dor do cliente é o mais simples e confiável indicador de existência e intensidade da dor.
Características da dor – Avaliação de características comuns da dor ajuda a construir um entendimento do tipo de dor, padrão e tipos de intervenções que trazem alívio da dor.
Os instrumentos para avaliar a dor tem por objetivo identificar a quantidade de dor que existe sem interferir com a função do cliente, e não para identificar a quantidade de dor que o cliente tolera.
ESCALA DE DOR
ESCALA VERBAL DESCRITIVA
Consiste em uma escolha de três seis palavras ordenadas numericamente, descritoras.
ESCALA VISUAL ANALÓGICA
Consiste em uma linha que representa uma qualidade contínua de intensidade e dados verbais nenhuma dor ou dor máxima.
ESCALA NUMÉRICA
É utiliza da para a criança graduar sua dor em intervalos de 0 a 10.
ESCALA DAS FACES
São mostradas às crianças, pois nem sempre sabem qual o significado de dor, nessa faixa etária os relatos verbais são mais importantes.

Continue navegando