A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Metodologia da pesquisa AV3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL0125_AV3_201201192145 » METODOLOGIA DA PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV3
	Aluno: 
	Professor:
	ROSANGELA DA SILVA MORENO
MAGDA ANACHORETA ALVES
ANGELO RICARDO GRISOLI
	Turma: 9059/M
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 03/07/2014 16:05:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201201439885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O senso comum muitas vezes não compreende o que significa pesquisar e há quem considere esta tarefa como simples "copiar e colar" como se fosse de sua autoria textos de outras pessoas, obtidos em meios eletrônicos e/ou livros. Nesse sentido, leia as opções abaixo e marque aquela que apresenta o sentido correto de uma pesquisa acadêmica.
		
	
	Estudo assistemático de vários assuntos sem qualquer aplicação prática e/ou uso de regras para sua formatação.
	
	Compilação de textos de autoria diversa sem qualquer tratamento analítico.
	
	Impressão de conteúdos encontrados em documentos de autoria diversa, sem análise pessoal.
	
	Conjunto de citações diretas de vários autores sobre o mesmo assunto, ainda que conflitantes sem comentários do estudante.
	 
	Estudo reflexivo e crítico sobre determinado assunto e que nos permite ampliar saberes e buscar soluções a problemas formulados numa investigação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201443157)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
		
	 
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral e específico que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos específicos que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	
	o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos gerais que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
	 
	o tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201439904)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Autores em metodologia entendem que num trabalho acadêmico devemos mencionar apenas as obras efetivamente citadas, o que reforça o uso do termo referências. Portanto, ao final de um trabalho elaboramos uma lista de referências com todas as obras utilizadas na pesquisa. Marque a opção que apresenta a regra correta para esta parte do trabalho.
		
	
	As obras são numeradas em números arábicos, em ordem por tipo de documento, em espaço duplo, separadas entre si por espaço duplo.
	 
	As obras são alinhadas somente à margem esquerda do texto, em ordem alfabética por sobrenome do autor, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo.
	
	As obras são alinhadas no modo justificado, em ordem por assunto, em espaço duplo, separadas entre si por espaço triplo.
	 
	As obras são alinhadas somente à margem direita do texto, em ordem decrescente, em espaço duplo, separadas entre si por espaço duplo.
	
	As obras são centralizadas na folha, em ordem alfabética por título, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201444678)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As citações enriquecem os trabalhos acadêmicos. Elas embasam ou complementam as posições defendidas, podendo ser diretas ou indiretas. Porém, Umberto Eco (1994) afirma que "as citações diretas devem ser feitas com muita parcimônia", entendendo-se parcimônia como cautela ou economia. Com isso, este autor deseja evitar que o aluno transmita a impressão de que:
		
	 
	não compreende os objetivos do trabalho
	
	não consultou muitos autores no levantamento bibliográfico
	
	está se alongando para produzir um trabalho mais extenso
	
	está plagiando o autor original
	 
	não é capaz de resumir as ideias do autor
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201271815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns autores observam que a divisão entre pesquisa qualitativa e quantitativa é apenas teórica, porque em realidade os dois tipos estão presentes em qualquer tipo de pesquisa e são complementares (LEITE, Francisco T. Metodologia científica. São Paulo: Ideias & letras, 2008, p. 94.). Sobre a pesquisa qualitativa podemos afirmar que:
		
	 
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise estatística com classificações comparativas em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise quantitativa com classificações comparativas em que se pretende medir e quantificar certas posturas sociais.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise qualitativa com medições em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise de valores culturais, sem a utilização de instrumentos estatísticos.
	
	que neste tipo de pesquisa empregam-se números e cálculos como o principal recurso para análise das informações.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201280691)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	PARAFRASEAR significa:
		
	
	Resumir as palavras de um autor e adicionar nota de rodapé com as referências.
	 
	Referenciar as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo, porém, as idéias originais.
	
	Utilizar-se do sentido dado pelo autor original de uma idéia para descrever outra idéia distinta.
	
	Transcrever as palavras originais do autor em uma citação no corpo de um texto.
	
	Manter as mesmas palavras usadas pelo autor original, alterando, porém, o sentido dado ao texto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201440473)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a (NBR 10520: 2002), entende-se por citação a reprodução de um trecho ou uma ideia através de outra fonte. As citações podem ser, a princípio, classificadas como diretas ou indiretas. Marque a opção que não indica uma característica das citações diretas.
		
	
	Exigem indicação da página de onde foram retiradas.
 
	
	São indicadas quando as ideias do autor consultado são significativas.
	
	 
Aparecem entre aspas duplas só se tiverem até três linhas.
 
	 
	Representam uma paráfrase do texto original.
 
	
	Podem ser curtas ou longas com formatações diferenciadas..
 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201444718)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os TCCs (trabalhos de Conclusão de Curso) são formalmente segmentados em três partes, contendo os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Indique abaixo a opção que NÃO representa um elemento pós-textual.
		
	
	glossário
	
	anexo
	 
	conclusão
	
	notas explicativas
	
	referências
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201441586)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a busca por referências para um estudo sobre os impactos de um derramamento de óleo em uma lagoa, poderíamos indicar como fonte primária aquela que tratasse:
		
	
	dos índices de acidentes de derramamento de óleo no Brasil
	
	da legislação ambiental dedicada à conservação de corpos hídricos
	
	dos impactos conhecidos de derramamentos em corpos hídricos em geral (rios, lagoas etc.)
	
	do estado de conservação das lagoas brasileiras
	 
	dos efeitos