Buscar

PETER BERGER E THOMAS LUCKMANN

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PETER BERGER E THOMAS LUCKMANN : A CONTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE
Apropriar-e do mundo social
O sociólogo americano Peter Berger e o alemão Luckmann publicaram em conjunto a obra A construção social da realidade , que se apresenta como um prolongamento dos trabalhos fenomenológicos de Alfred Schutz, portanto, uma reflexão de sociologia do conhecimento, e uma nova via traçada para aprender a especificidade social.
Uma das noções centrais de Schutz, retomada por Berger e Luckmann, tem como objetivo compreender a maneira pela qual os atores ordenam suas experiências, conferindo a elas uma significação apropriada.
Os indivíduos dispõem de esquemas classificatórios que lhes permitem designar suas semelhanças e os objetos que os envolvem.
O individuo adquire uma representação do real através de uma estrutura de plausibilidade , sem a qual a definição da realidade não poderia ser mantida na consciência .
Os indivíduos se apropriam do mundo em que vivem por meio dos processos de socialização, a tal ponto que, finalmente, esse mundo lhes parece evidente, quase ‘natural’, como se fosse sempre idêntico ao que é.
Socialização primária : a interiorização progressiva das normas sociais . 
Socialização Secundária : Se apoia necessariamente nas primeiras experiências estocadas ao longo da socialização primária .
A institucionalização nunca é perfeitamente atingida e a legitimação da ordem social é sempre assegurada por um corpo de especialistas .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais