Buscar

AD1 Turismo e Patrimonio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA - AD1
Período - 2017/2°
Disciplina: Turismo e Patrimônio
Coordenador: Prof. Dr. Euler David de Siqueira
Aluno: Eduardo Machado Martins do Nascimento Mat: 17115100056
1° tarefa:
Segundo o Decreto Lei N° 25 de 1937, que criou o IPHAN, Patrimônio Histórico é: O conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. (Turismo e Patrimônio pag. 10, 3° prgr.)
O conceito de Patrimônio Histórico da lei N° 25 de 1937 era limitado a monumentos arquitetônicos e obras literárias sem considerar os fenômenos de transformações sociais e culturais. Os elementos culturais de natureza imaterial trazem à observação costumes e tradições da vida de uma sociedade que se expressam em ofícios, conhecimento, modos de fazer, celebrações, expressão cênicas, plásticas e musicais e nos lugares (como feiras, mercados e santuários que trazem práticas culturais coletivas). A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturaise lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." A constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.
2° tarefa:
Nos termos do antropólogo Clifford Geertz, a cultura é uma teia de significados tecida pelo homem. Essa teia orienta a existência humana. Trata-se de um sistema de símbolos que interage com os sistemas de símbolos de cada individuos numa interação recíproca.
Geertz, define símbolo como qualquer ato, objeto, acontecimento ou relação que representa um significado. Compreender o homem e a cultura é interpretar essa teia de significados.
É relativamente recente o emprego do termo "cultura" para definir o conjunto de atitudes crenças e códigos de valores compartimentados num determinado período histórico. Foi através do conceito de "cultura primitiva" e, principalmente, dos estudos antropológicos de Clifford Geertz, que se chegou de fato a reconhecer que aqueles sujeitos sociais, outrora chamados de "camadas inferiores dos povos civilizados", possuíam cultura.
Num significado mais global, a cultura amplia os horizontes e une os povos, à medida que os identifica num processo contínuo e crescente em meio a globalização.

Outros materiais