Buscar

FICHAMENTO CRIATIVIDADE E INOVACAO LADYR DIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Ladyr Dias Dornelas Paula
Trabalho da disciplina,
Criatividade e Inovação Organizacional
 Tutor: Prof. Celia Lima Paradela
Vila Velha, ES
2017
Estudo de Caso:
 Criatividade e Inovacao Organizacional 
Netfllix
 
REFERÊNCIA : WILLY SHITH , STEPHEN KAUFMAM , DAVID SPINOLA. Netflix. Case 610-P02, Havard Business School ,April,27,2009
 
O caso retrata a experiência de Reed Hastings que em janeiro de 2007 tinha tido reunião com sua equipe sênior de gestão na Califórnia. Ele era o CEO da empresa que foi pioneira na locação de dvds e estava prestes a assumir um novo rumo no mercado de vídeo on line. Algumas pessoas acreditavam que esse novo modelo online causaria impacto direto nas locações de dvds (principal negócio da Netflix criada em 1997). A Netflix foi uma empresa que oferecia seus produtos que eram entregues pelos correios. 
Aproveitando a tecnologia utilizada em novos aparelhos de Dvd lançados no mercado, Reed Hastings, desenvolveu programas promocionais com os fabricantes e vendedores oferendo uma fonte de variedades ao cliente. A concorrência era pouca e o mercado não estava muito bom. 
O site oferecia várias opções de busca por títulos desejados, autores, gêneros, etc. Cada filme era disponibilizado assim que o anterior era devolvido, criando assim uma lista de histórico para cada cliente. Os títulos eram escolhidos pelo site e eram enviados pelos correios. Reed Hastings chegou até a enviar Dvds para si próprios simulando uma negociação para ter certeza de que a entrega dos correios era eficiente de acordo com os prazos contatados.
A penetração de aparelhos de dvd nos domicílios foi massiva em 2000, saltando de 5% das residências em 1999 para 13% em 2000. Porém alguns concorrentes obtinham vantagem sobre a Netflix, pois cobravam o mesmo valor e a entrega era imediata, enquanto a Netflix ainda enviaria pelos Correios.
 
Reed Hastings captou essa falha e na tentativa de aprimorar seu empreendimento a fim de reter seus clientes, ele sabia que o negócio precisava passar por uma reformulação que fosse vantajosa para seu cliente e que o tornasse fiel a Netflix .Ele acreditava que um serviço de assinatura pré - pago ofereceria para seus clientes um serviço diferenciado e seguro e resolveria o problema de espera prolongada da entrega pela locação de títulos. 
 
 A visão –chave do negócio para Reed Hastings era ao invés de oferecer até quatro lançamentos por mês para o cliente, ele possibilitaria que o cliente tivesse os quatro títulos em casa ao mesmo tempo e com a comodidade de não precisar sair de casa para buscar ou devolvê-los. 
O novo modelo desenvolvido pela Netflix passou por várias reformulações ao longo do tempo, sofreu várias adaptações para melhor atender seus clientes. Oferece locações ilimitadas, o que agregou mais valor ao seu negócio, pois o cliente poderia ficar com o título pelo tempo que precisasse sem preocupar em ter que pagar multas por atraso ou até mesmo ter que sair de casa para fazer as devoluções. 
Esse foi uma alavanca nas empresas.com. Depois essa mudança nos valores, a Netflix fidelizou uma parcela considerável de clientes fiéis a esse tipo de entretenimento diário, pois o custo era bem menor que a locação individual dos mesmos títulos em pontos de varejo. 
A Netflix gastou mais dinheiro com estúdios, porém a satisfação de seus clientes aumentou. O benefício das novas relações com os estúdios foi além de reduzir os custos com novos lançamentos de grande demanda considerando o tempo de entrega como principal medida de satisfação do cliente buscando se aperfeiçoar cada vez mais em cada centro de distribuição. Não era suprida somente a satisfação do cliente, mas também abriu-se caminho para atingir a mercados pouco explorados e com difícil acesso de divulgação. 
 
 
Comentário: O CEO da Netflix criou a partir da necessidade do cliente, um novo conceito em locação de filmes e essa criação também ajudou ao acesso de mercado para filmes que tinham dificuldade de penetração no mercado. Reed Hastings fundou uma empresa que percebia a necessidade de adaptação de acordo com a variação de mercado em que precisava competir com lojas de varejo que disponibilizavam o mesmo produto pelo mesmo preço na hora, enquanto a Netflix inicialmente permitia a locação online e envia pelos correios os dvds, o que demorava um pouco mais para que o cliente recebesse sua locação. 
3

Continue navegando