Buscar

IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LUDICAS JOÃO BATISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discentes: Claudineide Nascimento
Clodoaldo Souza
Docente: João Batista
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LUDICAS
NO ENSINO ESCOLAR
O QUE SÃO ATIVIDADES LUDICAS
Atividades lúdicas são aquelas que propiciam a experiência completa do momento, associando ao ato, o pensamento e o sentimento. 
As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
OBJETIVOS DO LUDICO
Incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social; 
Identificar o que é brincar, brinquedo e jogo;
 Desenvolver um pensamento crítico do que é realmente a ludicidade. 
Direcionar um novo olhar para aprender com o lúdico na Educação Infantil.
Brincando a criança aprende a decidir, ter opiniões próprias, descobre seu papel e seus limites, expressa suas necessidades de explorar o mundo, a partir do domínio das habilidades de comunicação, nas mais variadas formas, facilitando a auto expressão. 
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O enfoque da brincadeira lúdica na Educação Infantil, é um dos muitos caminhos que nos possibilita ver como a criança inicia seu processo de adaptação a realidade através de uma conquista física, funcional aprendendo a lidar de forma cada vez mais coordenada, flexível e intencional com seu corpo.
Para os professores, a garantia do espaço da brincadeira na escola é a garantia de uma possibilidade de educação da criança em uma perspectiva criadora, voluntária e consciente.
A brincadeira deve estar presente na educação infantil, não para ocupar tempo, mas serve para que a criança passe a desenvolver a intelectualidade, a autoconfiança, a exploração, a curiosidade, o raciocínio, a emoção, a psicomotricidade, que vai levá-la a ampliar os seus valores e agrupar-se de um modo sadio com as pessoas.
JOGOS E BRINQUEDOS
Os jogos e brinquedos tradicionais são aqueles que por suas características de fácil assimilação, desenvolvimento de forma prazerosa, aspecto lúdico e função em seu contexto, foram aceitos coletivamente e preservados através dos tempos, transmitidos oralmente de uma geração à outra.
JOGOS E BRINQUEDOS
O jogo é uma criação humana, tanto quanto a linguagem e a escrita. O individuo joga para encontrar respostas às suas dúvidas, para se divertir e para interagir com seus semelhantes.
Manipular brinquedos remete, entre outras coisas, a manipular significações culturais originadas numa determinada sociedade. O brinquedo simbolizava, aos olhos das crianças e, também dos adultos, a imagem que valorizava a criança, nova construção cultural.
Assim como algumas brincadeiras de criança, a vida é repleta de desafios. Somente a coragem será capaz de fazê-lo não desistir

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais