A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVS - Fundamentos das Ciências Sociais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação:  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno CATIA 
	Professor:
	LAURA 
	Turma: 9050/AP
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 21/06/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402700276)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo François Laplantine, em Aprender Antropologia, a prática etnográfica consiste em "impregnar-se dos temas de uma sociedade, de seus ideais, de suas angústias. O etnógrafo é aquele que deve ser capaz de viver nele mesmo a tendência principal da cultura que estuda". No entanto, não é nada fácil vivenciar uma outra cultura diferente da nossa. Por quê? Justifique utilizando os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural.
		
	
Resposta: Não é fácil vivenciar culturas diferentes das nossas, porque achamos sempre que nossos valores morais, culturais são os mais corretos dentro da sociedade que vivemos. Vivenciar e estudar a cultura do outro é pedir para rever nossos conceitos, aceitar e entender o que é diferente do nosso, nos dando a oportunidade de aprender que as outras culturas também tem seus valores.
	
Gabarito: Geralmente estabelecemos a nossa cultura como o padrão, a norma. Assim tudo que é diferente é concebido como estranho, e mesmo errado. Tal postura é o que denominamos etnocentrismo. Relativismo Cultural "É a postura de buscar compreender a lógica da vida do outro. Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada em contexto, nos termos da cultura em que está inserida."
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402687382)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a questão da neutralidade e objetividade científica podemos afirmar que:
		
	
	É alcançada em todas áreas de investigação científica.
	
	É impossível de ser alcançada.
	 
	É mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais.
	
	É alcançada facilmente por todo tipo de investigação científica.
	 
	É mais difícil de se conseguir nas Ciências Naturais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402660465)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
O gráfico acima mostra a evolução da participação de pretos e pardos no ensino superior brasileiro entre 1992 e 2011. Observando o gráfico podemos afirmar que:
		
	 
	a proporção de pretos e pardos no ensino superior, entre 2003 e 2011, indica uma redução da desigualdade racial na população brasileira.
	
	a proporção de pretos e pardos no ensino superior, entre 1992 e 2001, correspondia exatamente à sua presença na população brasileira.
	
	nos anos 2005 e 2006 ocorreu uma estabilização da população preta e parda na população brasileira e, consequentemente, na proporção de pretos e pardos no ensino superior.
	
	o ano de 2011 apresenta o mais alto índice da desigualdade racial e a menor presença de pretos e pardos no ensino superior.
	
	o gráfico confirma o "Mito das 3 Raças", pois sempre houve correspondência entre a proporção de pretos e pardos no ensino superior e a sua presença na população brasileira.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402690214)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	SEGUNDO MAX WEBER A SOCIEDADE NÃO É APENAS UMA "COISA" EXTERIOR E COERCITIVA, QUE DETERMINA O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS, MAS SIM O RESULTADO DE UMA ENORME E INESGOTÁVEL NUVEM DE INTERAÇÕES INTERINDIVIDUAIS (RODRIGUES, ALBERTO TOSI. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, RJ, ED. LAMPARINA, PG. 51). DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DO SEU MÉTODO COMPREENSIVO, MAX WEBER CONSIDERAVA COMO FUNÇÃO DO CIENTISTA SOCIAL...
		
	
	IDENTIFICAR E COMPREENDER AS DIRETRIZES ECONÔMICAS DA VIDA MATERIAL, A PARTIR DE SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS DIFERENTES MEMBROS DA SOCIEDADE.
	 
	IDENTIFICAR E ANALISAR OS FATORES PSICOLÓGICOS NORMAIS E DESVIANTES QUE LEVAM OS INDIVÍDUOS A AGIREM DE MANEIRA INTEGRATIVA, EM RELAÇÃO AOS DEMAIS MEMBROS DO GRUPO.
	
	IDENTIFICAR E ANALISAR OS VALORES MORAIS DA SOCIEDADE, A PARTIR DO SENTIDO DE COERÇÃO QUE EXERCEM SOBRE OS DEMAIS INDIVÍDUOS.
	
	IDENTIFICAR E COMPREENDER AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NA SOCIEDADE, A PARTIR DE SUA INFLUÊNCIA SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DO TECIDO SOCIAL.
	 
	IDENTIFICAR E INTERPRETAR O SENTIDO SUBJETIVO DAS AÇÕES SOCIAIS, EM SUA RELAÇÃO COM OS DEMAIS MEMBROS DO GRUPO OU SOCIEDADE.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402470467)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao pensamento positivista, escolha a única opção abaixo que NÃO CORRESPONDE às formulações propostas por Augusto Comte:
		
	 
	A filosofia social positivista busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.
	
	Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.
	
	Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, em virtude de sua essência comum.
	
	O positivismo foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.
	 
	O positivismo derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402695161)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Eu sou a lenda O último homem na face da Terra não está sozinho. Will Smith interpreta este solitário sobrevivente em Eu Sou a Lenda, um épico de ação que mistura doses generosas de tensão com uma incrível visão de uma desolada Manhattan. Fonte: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-eu-sou-a-lenda-dublado.html No filme "Eu sou a lenda" o Dr.Robert Neville (Smith) come somente enlatados que restaram, se defende dos animais com armas e pula de um carro para outro para se locomover até que encontre um que ainda tem gasolina. Isto por que o mundo quase acabou e ele se encontra praticamente só em Manhattan. Durkheim postulou que a coesão entre as sociedades humanas é mantida por tipos de solidariedade social. No texto, o personagem deve fazer tudo com suas próprias mãos por que todos os homens morreram, não sendo possível, haver laços de interdependência que caracterizam as sociedades complexas. Neste tipo de sociedade, o tipo de solidariedade social existente é a:
		
	 
	Solidariedade patológica
	
	Solidariedade anômica
	
	Solidariedade normal
	
	Solidariedade mecânica
	 
	Solidariedade orgânica
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402684342)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e da sua transitoriedade poderão tornar o ser humano mais tolerante, pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares, e num outro momento"(DIAS, 2005) . Uma atitude contrária a esta tendência é denominada de:
		
	
	darwinismo social
	 
	etnocentrismo
	
	diversidade cultural
	
	difusão cultural
	
	relativismo cultural
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402471095)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Sociologia, para Max Weber, é a ciência "que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la casualmente em seu desenvolvimento e efeitos" (Weber, Max. Economia e Sociedade). Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo constrói tipos puros ou ideais de ação.
Nesta perspectiva, analise o texto abaixo, identificando os tipos de ação e motivação presentes:
- Plano Nacional de Direito Humanos prevê adoção por casais homossexuais (UOL Notícias, 15/05/2009) - O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas