Buscar

Resolução AD1 Informática Básica UFRRJ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Informática Básica
Aluna: Aline Gonçalves da Silva 
Matrícula: 18115060420
Polo: Magé – UFRRJ 
Tema: Internet: Possibilidades e Desafios 
De acordo com o tema proposto, podemos dizer que o surgimento da rede mundial de computadores abre precedentes para uma espécie de co-presença no ambiente virtual. Na internet, é possível assumir novas identidades, circular por espaços não tangíveis ao limite do estar e, sobretudo, partilhar de uma grande comunidade planetária. Em outro extremo, estão todas as limitações características ao acesso a toda forma de tecnologia que, inserida em um contexto capitalista, pressupõe uma lógica de redução progressiva que amplia ainda mais o panorama da não inclusão. 
As transformações vivenciadas pela sociedade atual com o as novas tecnologias de informação e comunicação, especialmente a popularização da internet, estão reconfigurando as relações humanas. Em um mundo em que se torna possível romper as barreiras da distância com um clique, pode-se refletir sobre o impacto destes aparatos na forma em como as pessoas se organizam para pleitear algo que contemple suas necessidades e anseios, que agora podem tomar proporções gigantescas. O ensino a distância é um exemplo, pois o homem passou a enxergar que o conhecimento não inclui necessariamente uma sala de aula, professor e horários pré-determinados, a evolução foi de tamanha importância que atualmente podemos ter acesso ao estudo em uma plataforma digital e segura, o que facilita infinitamente a vida das pessoas, tidos como uma das principais formas de articulação da sociedade civil o que constitui um forte instrumento para promover uma solução para o bem da população. Podemos constatar ainda que o número de pessoas matriculadas no método de ensino EAD vem crescendo nos últimos anos e a tendência é ir crescendo cada vez mais, e podemos associar essa evolução com a facilidade que a internet nos traz. 
Entretanto, a possibilidade de projetar intenções, informações e outras manifestações de um extremo ao outro do planeta por meio de mecanismos tecnológicos, não é suficiente para potencializar a vida real, pois a internet assegura um novo espaço de intervenção e interação, mas que este não substitui a necessidade de articulação no espaço público. Além dos obstáculos próprios de acesso e manipulação pura da máquina, as pessoas precisam estar preparadas para interpretar este novo mundo digital e mais do que isto, se apropriar dele a favor do bem próprio e da sociedade. 
Segue dados sobre informações citadas no texto:
Gráfico do crescimento da EAD no Brasil 
Fonte: Unicesumar 
Link: https://www.unicesumar.edu.br/seja-parceiro/
Tabela de crescimento do uso da Internet
	Data
	Usuários
	População Mundial
	Fonte
	Dezembro de 1995 
	16 milhões
	0,4%
	IDC
	Dezembro de 2005
	1 bilhão
	15,7%
	Internet World Stats
	Setembro de 2010
	1,9 bilhões
	28,7%
	Internet World Stats
	Setembro de 2011
	2,2 bilhões 
	31,5%
	Internet World Stats
	Setembro de 2012
	2,4 bilhões
	34,8%
	Internet World Stats
	Dezembro de 2013
	2,8 bilhões
	39%
	Internet World Stats
	Dezembro de 2014
	3 bilhões
	42,4%
	Internet World Stats
	Dezembro de 2015
	3,4 bilhões
	46,4%
	Internet World Stats
	Junho de 2016
	3,6 bilhões
	49,2%
	Internet World Stats

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais