Buscar

Governança em Tecnologia da Informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Governança em Tecnologia da Informação
Disciplina: Atendimento e suporte ao usuário
definição
Para o Instituto Governança em Tecnologia da Informação (ITGI), “governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização.”
iso/iec 38500
É uma norma internacional para a governança de tecnologia da informação publicada conjuntamente pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Ele fornece um framework para a governança eficaz de TI para ajudar o mais alto nível das organizações a compreender e cumprir as suas obrigações legais, regulamentares e éticas no contexto da utilização de TI de suas organizações.
iso/iec 38500
Ele estabelece seis princípios para a boa governança corporativa de TI:
Responsabilidade;
Estratégia;
Aquisição;
Desempenho;
Conformidade;
Comportamento humano.
iso/iec 38500 - Responsabilidade
Os indivíduos e grupos na organização devem compreender e aceitar as suas responsabilidades no fornecimento e na procura de TI. Isso para garantir que a conduta ética da gestão para com o mercado, seus colaboradores, seus parceiros, na gestão financeira e fiscal.
iso/iec 38500 - estratégia
A estratégia de negócio da organização tem em conta as capacidades de TI atuais e futuras. A estratégia diz respeito ao como será realizada a abordagem da organização para o contexto de Governança.
iso/iec 38500 - aquisição
As aquisições de TI são feitas por razões válidas, com base e análise apropriada e continuada, com decisões claras e transparentes. Há um equilíbrio adequado entre os benefícios, oportunidades, custos e riscos, tanto no curto como no longo prazo.
iso/iec 38500 - desempenho
A TI é adequada à finalidade de suporte da organização, à disponibilização de serviços e quanto aos níveis e qualidade dos serviços necessários para responder aos requisitos do negócio. O desempenho precisa ser medido e monitorado através de metas e métricas que viabilizem a gestão avaliar os resultados que estão sendo obtidos e a tomada de ações corretivas necessárias a eficácia do processo de governança.
iso/iec 38500 - conformidade
A TI encontra-se em conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis, buscando uma postura transparente e adequada para com o mercado, a sociedade e a sustentabilidade.
iso/iec 38500 – comportamento humano
As políticas, práticas e decisões na TI revela respeito pelo Comportamento Humano, incluindo as necessidades atuais e a evolução das necessidades de todas as “pessoas no processo”. Enfatizando a importância das pessoas para que as mudanças necessárias adoção da Governança de TI sejam alcançadas.
atividade
A Tecnologia da Informação veio tomando seu lugar na sociedade atual, de tal forma que, nenhum homem, urbano ou rural, vive sem a mesma. Por isso, ela faz parte da vida de todos. Dessa forma, causou e causará grandes mudanças, impactos sobre a sociedade contemporânea. Muitos se deparam com as dificuldades apresentadas por ela, pois para dominá-la, faz-se necessário um acompanhamento minucioso, para não ficar de fora desse “novo mundo”: a tecnologia.
Escreva sobre o impacto da TI nas empresas ou comércios de sua cidade. Cite no mínimo 2 exemplos de empresas que implantaram tecnologia da informação para melhores resultados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais