Buscar

Mitocôndria: Organela Produtora de Energia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Mitocôndria
*
*
*
Mitocôndria
 As mitocôndrias (do grego mito: filamento e chondrion: grânulo) estão presentes no citoplasma das células eucarióticas, sendo caracterizadas por uma série de propriedades morfológicas, bioquímicas e funcionais. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Organela citoplasmática formada por duas membranas lipoprotéicas, sendo a interna formada por pregas. O interior é preenchido por um líquido denso, denominado matriz mitocondrial. 
Apresenta forma de bastonete ou esférica. Geralmente, são estruturas cilíndricas com aproximadamente 0,5micrômetros de diâmetro e vários micrômetros de comprimento. 
Possuem DNA, RNA e ribossomos próprios, tendo assim capacidade de auto-duplicar-se.
Quanto maior atividade metabólica da célula, maior será quantidade de mitocôndrias em seu interior. Uma célula hepática normal pode conter de 1.000 a 1.600 mitocôndrias, enquanto alguns ovócitos podem conter até 300.000. 
*
*
*
*
*
*
Dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos (respiração celular) que será armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato). É o ATP que fornece energia necessária para as reações químicas celulares.
Apresentam capacidade de movimentação, concentrando-se assim nas regiões da célula com maior necessidade energética.
*
*
*
A mitocôndria é organizada em: 
Matriz: 
 contêm uma mistura altamente concentrada de centenas de enzimas, incluindo aquelas necessárias à oxidação do piruvato e ácidos graxos para o ciclo de Krebs. 
 A matriz contêm também várias cópias do DNA mitocondrial, ribossomos mitocondriais essenciais, RNAt, e várias enzimas requeridas para expressão dos genes mitocondriais. 
*
*
*
b. Membrana Interna: 
 é desbobrada em numerosas cristas que aumentam grandemente a sua área superficial total. Ela contêm proteínas com três tipos de funções:
aquelas que conduzem as reações de oxidação da cadeia respiratória 
2. um complexo enzimático chamado ATPsintetase, que produz ATP na matriz 
3. proteínas transportadoras específicas, que regulam a passagem para dentro e fora da matriz. Uma vez que um gradiente eletroquímico é estabelecido, através dessa membrana pela cadeia respiratória, para direcionar a ATPsintetase, é importante que a membrana seja impermeável a maioria dos pequenos íons. 
*
*
*
c. Membrana Externa: 
devido ao fato de conter uma grande proteína formadora de canais (chamada de porina), a membrana externa é permeável a muitas moléculas 
- Outras proteínas existentes nesta membrana incluem as enzimas envolvidas na síntese de lipídeos mitocondriais e enzimas que convertem substratos lipídicos em formas que possam ser subseqüentemente metabolizados na matriz. 
*
*
*
d. Espaço Intermembrana: 
esse espaço contêm várias enzimas que utilizam o ATP proveniente da matriz para fosforilar outros nucleotídeos. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Função da mitocôndria:
- Produção de Energia- as substâncias nutritivas penetram nas mitocôndrias, onde reagem com o gás oxigênio, em um processo comparável à queima de um combustível. Essa reação recebe o nome de respiração celular. A partir daí é produzido energia em forma de ATP (adenosina trifosfato). 
 
-Respiração Celular através do Ciclo de Krebs e da Cadeia respiratória. 
A mitocôndria realiza a maior parte das oxidações celulares e produz a massa de ATP 
( energia celular) das células animais.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando