Buscar

Introdução ao Direito Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

* Introdução ao direito ambiental 
1. O direito ambiental, tem por finalidade regulamentar o uso econômico dos bens naturais , se preocupando com a sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social , estilo e qualidade de vida humana.
2. A conscientização ambiental está para evolução legislativa em nível internacional e nacional.
* Histórico do Direito Ambiental 
1. Idade antiga: 
 
A) Pluralidade conceitual de natureza . 
 
B) O homem como parte integrante da natureza e esta serve a si e ao homem. 
 
C) desconheciam que os recursos eram finitos, não se preocupavam em preservar.
 
D) ausência de lei que protegesse o meio ambiente no código de hamurab , mas só poderíamos matar com uma ordem legal.
2. idade média e idade moderna : 
A) surgiu o sistema capitalista que rege o planeta até hoje. 
B) adoção de algumas medidas, principalmente com a preocupação nas florestas.
C) aceleração do processo de degradação. 
D) influência do iluminismo (racionalismo, antropocentrismo e universalismo ) 
E) uso excessivo do racionalismo pela intensificação das descobertas científicas. 
3. idade Contemporânea: 
 
A) consolidação da preocupação nas conferências das Nações unidas. 
B) medidas extremas para equilibrar a poluição causada mundialmente. 
C) O ser humano se preocupa com desenvolvimento e o consumismo. Assim não respeitam as normas ambientais, sendo maior a necessidade de uma efetividade normativa ambiental.
* Conferências Internacionais 
1. As conferência sobre o meio-ambiente produzem tratados, protocolos, agenda, que influenciaram os países sobre a preocupação com a proteção ambiental em todo o mundo.
2. As principais conferências internacionais foram:
A) Conferência de Estocolmo: o objetivo era impulsionar e facilitar a promoção do desenvolvimento sustentável. Considerada o ponto de partida do direito ambiental internacional. 
B) Rio -92 ( Eco 92 ) : adequar o desenvolvimento sócio-econômico ao contexto ambiental, a responsabilidade pelos danos causados foi dividida entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. 
- Produziu agenda 21, propostas de ações políticas relativas a vários temas de relevância para conservação e uso sustentável da diversidade biológica. 
C) Rio + 10 : análise das metas anteriormente colocadas , se estas estariam em vigor. Teve dificuldade na aplicação pois diferentes países não subordinavam essas leis. 
D) Protocolo de Quioto : reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Criação de um calendário projetivo da redução.
- pós Kyoto: alertar o período da emissão em questão da mudança climática, observa-se que não houve a redução e traça o período em que seriam irreversíveis. 
E) Cop 16 : afirma que a temperatura aumentará em até 2 °C estabelecendo esse limite. Não sendo obrigatório mas traz uma discussão mais moderna.
- Fundo verde : financiamento para reparar uma degradação ambiental, alguns países aderem as as negociações abrindo-se para novas discussões.
- 190 países participam .
F) Rio+20 : A economia verde e um desenvolvimento sustentável. Propõe a erradicação da pobreza e desenvolvimento mais sustentável . 
3. embora essas conferências proporem medidas, os estados têm soberania para sua adesão. 
* Direito fundamental e o humano ao meio ambiente 
1. sustentabilidade como colaborador da proteção ambiental pois, colaborando para o meio ambiente melhor consequentemente o Séries ter uma qualidade de vida maior
2. Direito fundamental: São aqueles decorrentes dos movimentos sociais que acabou sendo reconhecido juridicamente. São os valores que compõem uma Constituição com os quais os indivíduos não sobrevivem sem. São os direitos que garantem a vida humana digna.
3. A divisão dos direitos fundamentais foram feitas a partir de gerações : 
A) primeira geração: relacionado com a liberdade.
B) segunda geração: relacionado com economia, social , cultural e a igualdade . 
C) terceira geração : São direitos difusos pertencentes a todos. Exemplo : meio ambiente . 
4. crítica divisão dos direitos fundamentais em gerações propunham então a divisão em dimensões, que englobam os mesmos direitos da gerações. 
5. Direitos Humanos : deriva de tratados internacionais. São universais, indivisíveis e sua eficácia está relacionada com os demais direitos. 
6. A diferença entre direito fundamental e direitos Humanos: está na questão em que um deriva de tratados internacionais e o outro da Constituição vigente em cada país mas ambos tratam da dignidade humana.
* Princípios do direito ambiental
1. Princípios podem ser conceituados por normas gerais ou normas de base, sobre as quais de funda uma determinada doutrina. Os princípios são úteis para guiar as regras mais específicas sob a ótica de um principio maior, a legalidade, ou seja, dentro do direito, objetivam respeitar a lei vigente.
2. A) O princípio da prevenção se baseia na necessidade de buscar meios para que os danos ambientais não ocorram e não seja necessário repará-los posteriormente, o que se pode fazer através de políticas públicas de conscientização e da criação de normas de proteção. 
- artigo 225 da Constituição Federal constitui um exemplo do princípio da prevenção:"Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações."
 B) O princípio do usuário ou poluidor pagador se funda na necessidade da reparação de danos causada pelo poluidor. 
 C) O princípio da reparação baseia-se na necessidade de que, aquele que degrade de qualquer forma o meio ambiente, repare o dano. 
 D) O princípio do acesso equitativo aos recursos naturais garante que todos possam utilizar, de forma equilibrada, os recursos fornecidos pelo meio ambiente. 
3. Os princípios do direito ambiental visam, portanto, a utilização dos bens ambientais de forma equilibrada e a máxima preservação possível do patrimônio natural.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando