Buscar

Resgate histórico da IURD

Prévia do material em texto

Natanael Nathan Pereira da Silva 
Estudante de Ciências Sociais
Universidade Federal do Ceará 
Resgate histórico sobre o neopentecostalismo e a Igreja Universal do Reino de Deus 
Ao contrário do que muitos pensam a história da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus começou antes mesmo que Edir Macedo se auto intitulasse Pastor ou Bispo, ou melhor, podemos dizer que as grandes Igrejas do gênero tiverm como base a Igreja “Nova Vida” , ainda quando o fundador de uma das maiores igrejas neopentecostais do País era um mero ajudante de sua antiga denominação que tinha como líder o Missionário McAlister, como veremos o líder da Universal encontrou ali durante dez anos de conregação pricípios e fundamentos básicos que os guiaram nessa “caminhada de Fé”.
Antes de fazer um resgate sobre a história da IURD, um parentese sobre Walter Robert McAlister, canadense responsável por trazer a teologia da prosperidade americana para o Brasil. O missionário é considerado o “pai espiritual” dos maiores líderes neopentecostais do País, dentre eles: Edir Macedo, Marco Feliciano, Silas Malafaia e Pastor Lucinho, esses são um dos principais representantes do seu “legado de Fé”. Edir Macedo ainda jovem nos anos 1970, com apenas dezenove anos serviu como “obreiro” juntamente com seu cunhado, o hoje conhecido líder da Igreja Internacional da Graça R.R Soares.
 Observando as características da Igreja Nova Vida, fundada aqui no País pelo Missionário McAlister, antiga igreja de Edir, observamos que tanto a Igreja Universal como outras herdaram boa parte do formato que hoje é praticado pelas agremiações evangélicas do mesmo gênero: o louvor, a oferta, a mensagem, a oração e o testemunho. Não demorou muito tempo para que a IURD enchesse casas de shows com eventos, ginásios esportivos e estádios de futebol com grandes reuniões, assim como seu mestre – McALister, que pelo menos uma vez no ano já reunia sua igreja em reuniões no Maracanãzinho.
É dele o pioneirismo televangelista e encontrou espaço também nas Rádios. No início da década de 1960 a sua igreja era um fenônomeno e precisou de pouco tempo para apresentar o programa intitulado “Coisas da Vida” na antiga Tv Tupi. As semelhanças não param por aí entre McAlister e Edir, a forma que soa muitas vezes violenta ao falar de outras religiões também merecem destaque, o Missionário atacava a Ubanda, o Candomblé e as demais religiões afro-brasileiras. Com a alegação de que essas religiões seriam tomadas por espíritos do mal, que causavam doença, vício, pobreza, “homossexualismo”, adultério etc. Edir Macedo seguindo os mesmos passos lançou anos mais tarde, mais precisamente em 1997 “Orixás, Caboclos e Guias, deuses ou demônios?”, onde o mesmo demoniza as religiões de matrizes africanas. 
Referências:
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-pai-espiritual-de-malafia-feliciano-e-edir/

Continue navegando