Buscar

Avaliação v2 epidemio

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0245_AV2_201001414098 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	ERVYLENE TREVENZOLI DE SOUSA
TERESA CRISTINA CIAVAGLIA V OLIVEIRA
	Turma: 9001/Q
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/06/2014 09:12:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201001699663)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com Paim e Almeida Filho (2000), a saúde coletiva compreende um campo acadêmico de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos e um âmbito de saberes e práticas. Do ponto de vista acadêmico, contempla o desenvolvimento de atividades de investigação sobre o estado sanitário da população, a natureza das políticas de saúde, a relação entre os processos de trabalho e doenças e agravos, bem como as intervenções de grupos e classes sociais sobre a questão sanitária. Como podemos definir a saúde coletiva?
		
	
Resposta: A saúde coletiva é abrangente para a população, onde todos são atendidos de forma igualitária com ações de prevenção, proteção, fazendo com que a população tenha acesso a consultas de enfermagem, visitas em casa, conhecendo seus direitos através do SUS, melhora de qualidade de vida entre outros fatores.
	
Gabarito: Saúde coletiva pode ser definida como um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar cujas matérias básicas são Planejamento/Administração de Saúde, Ciências Sociais em Saúde, e que tem como eixo estruturante a Epidemiologia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001565896)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ações de Atenção Primária à Saúde compreendem a aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que atinjam o indivíduo. São exemplos de medidas de atenção primária à saúde:
		
	 
	Imunização e autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene).
	
	Proteção contra acidentes de trânsito e limitação da incapacidade.
	
	Autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene) e limitação da incapacidade.
	
	Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
	
	Aconselhamento genético e tratamento imediato.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001565625)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. PORQUE Analisava as doenças de forma racional como produtos da relação dos indivíduos com o ambiente e com a maneira de viver. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001565319)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Brasil, apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta grandes iniquidades. Através da avaliação do estado nutricional é possível verificar a influência negativa dos DSS sobre a saúde das crianças. A construção de modelos explicativos das questões de saúde e nutrição, como a construção de um modelo hipotético causal para explicar a desnutrição infantil, permite observar a influência dos DSS na desnutrição. PORQUE Apesar da principal causa da desnutrição energético-proteica ser a ingestão insuficiente de nutrientes, é preciso entender quais são as causas dessa ingestão insuficiente na infância, ou seja, entender os DSS que são ¿as causas das causas¿. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	
	As duas asserções são falsas.
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001566295)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numa determinada cidade, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2007 foram diagnosticados 723 casos de uma doença com alta virulência. Nesse mesmo período foram relatados 538 internações, 210 altas com melhora no quadro clínico e 256 óbitos em virtude da doença. Em função dos dados acima, podemos dizer que:
		
	
	O índice de morbidade é de 17,4%
	
	O índice de prevalência é de 74,1%
	 
	O índice de letalidade é de 35,4%
	
	A Taxa de Ataque é de 72,0%
	
	O índice de mortalidade é de 78,0%
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001607505)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu o conceito de qualidade de vida. Para isto a Organização Mundial de Saúde criou um projeto colaborativo e multicêntrico. De acordo com a procedência da equipe de investigação o que são estudos multicêntricos?
		
	
Resposta: São estudos cooperativos entre diverças instituições. Exigem uma elaboração mais complexa dos protocolos e um treinamento para as instituições.
	
Gabarito: Trata-se de estudos cooperativos entre diversas instituições. Permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials). Exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001564842)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos acontecimentos da vida. A Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho. O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado à investigação do processo saúde/doença em populações humanas e compreende várias etapas. Sobre as etapas do método epidemiológico são feitas as seguintes afirmações: I A observação é a caracterização do problema em estudo, por meio de instrumentos de medição. II A formulação de hipóteses é uma tentativa de explicação para um fenômeno observado, uma proposição que necessita ser verificada. III Estratégias de problematização propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. IV A conclusão é o momento da interpretação dos resultados. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001578310)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No período da República Velha (1889 a 1930) médicos sanitaristas, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, indicados pelo governo federal, ocuparam importantes cargos públicos, com o objetivo de:
		
	 
	Estabelecer estratégias para o saneamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	Estabelecer estratégias para a reestruturação da saúde organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária.
	
	Estabelecer uma Política Sanitária baseada na Teoria Miasmática.
	
	Confinar doentes nas Santas Casas de Misericórdia.
	
	Estabelecer medidas de isolamento das áreas atingidas pelas epidemias.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001578333)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na primeira metade do século XX, duas instituições de pesquisa e formação especializada nocampo da saúde pública foram criadas: a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O início da criação da Fundação Oswaldo Cruz foi marcado pela:
		
	 
	Inauguração do Instituto Soroterápico Federal para a fabricação de soros e vacinas contra a peste bubônica.
	
	Consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica no Brasil.
	
	Inauguração da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) para o estudo da varíola.
	
	Criação da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO).
	
	Criação da Revista Brasileira de Epidemiologia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001581639)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As Leis Orgânicas da Saúde (Leis 8.080/90 e 8.142/90) definem as atribuições da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, tanto as que são comuns às três esferas do governo, quanto às específicas de cada esfera. Com o avanço na descentralização surgiram novos desafios, principalmente relacionados à distribuição das responsabilidades entre as três esferas da gestão, em particular entre estados e municípios. Para enfrentar esse desafio, em janeiro de 2001, o Ministério da Saúde, apoiado pela Comissão Intergestores Tripartite, tomou a decisão de instituir a Norma Operacional à Saúde (NOAS-SUS). A publicação da NOAS-SUS 01/2001 foi instituída pela Portaria MS/GM número 95, de 26 de janeiro de 2001 e reeditada em 2002. De uma forma geral, as NOAS 01/2001 e 01/2002 objetivaram:
		
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde resolvendo todos os problemas de saúde de abrangência nacional.
	 
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde, de modo a não apenas ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção assegurando, dessa forma, a equidade, mas também definir as responsabilidades operacionais de cada esfera.
	 
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde apenas definindo as responsabilidades operacionais de cada esfera.
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde com foco único em uma assistência qualificada e de melhor resolutividade na atenção básica.
	
	Orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde basicamente através da ampliação do acesso da população às ações e serviços de saúde em todos os níveis de atenção.

Continue navegando