Buscar

TESTE 12 DE CONHECIMENTO AULA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 06
SISTEMA DE SEGURANÇA PUBLICA
O artigo 144 da Constituição Federal elenca os órgãos que compõem o sistema de segurança pública brasileiro. NÃO é um deles:	
Certo	Agência de segurança patrimonial.
	
A Policia Federal realizou uma apreensão de 500 quilos de cocaína em uma estrada que acessa o Estado do Acre, pela Bolívia. Podemos afirmar que compete a esta instituição tal tarefa? Com base em que estatuto legal?	
Certo	Sim, com base no inciso I do parágrafo 1º do artigo 144 da Constituição Federal.
	
A Policia Federal conseguiu prender 53 pessoas que estavam envolvidas com fraudes envolvendo compra de precatórios expedidos pelo Poder Executivo em 7 Estados brasileiros. Diversos funcionários públicos participavam do esquema que envolvia desvio de verba pública. Podemos afirmar que compete a Polícia Federal tal tarefa? Com base em que estatuto legal?	
Certo	Sim, com base no inciso I do parágrafo 1º do artigo 144 da Constituição Federal.
	
Fulano, gestor da Polícia Federal, questiona-se sobre a atuação da corporação frente a alguns cenários que lhe são colocados: I ¿ No Estado ¿X¿, está ocorrendo desvio de verba recebida do Governo Federal. II ¿ Houve furto de material do governo, no interior de instalação federal, no Estado ¿Z¿. III ¿ Determinado candidato a Governador do Estado ¿Y¿ estaria sendo acusado de comprar votos dos eleitores. Diante das assertivas acima, marque a resposta que aponta quais delas são, constitucionalmente, tarefas da Polícia Federal.	
Certo	Todas as assertivas estão corretas.
	
Determinada pessoa vai ao Paraguai e traz diversos produtos, sem pagar os impostos devidos sobre os mesmos. A quem compete a prevenção e repressão sobre este crime?	
Certo	Policia Federal.
	
Sicrano, gestor da Polícia Federal, está diante da possibilidade de investigar uma quadrilha que traz grandes quantidades de drogas ilícitas do outros países para o Brasil. Ele pensa o seguinte: I ¿ A Polícia Federal tem como missão constitucional a prevenção e repressão do tráfico ilícito de entorpecentes. II ¿ A Polícia Rodoviária Federal tem como missão constitucional a prevenção e repressão do tráfico ilícito de entorpecentes. III ¿ A Policia Federal pode atuar nos aeroportos e portos marítimos. Diante das considerações acima, marque a resposta que aponta quais delas estão corretas:	
Certo	Apenas as considerações I e III estão corretas.
	
O Brasil faz fronteira com diversos países. Também possui uma grande faixa territorial com acesso marítimo. Afirmamos, com base nestes dados, que: I ¿ O artigo 144 da Constituição Federal prevê que a Policia Federal fará o policiamento de fronteiras. II ¿ Em Estados brasileiros que façam fronteira com outros países, na ausência da Polícia Federal, poderemos ter a atuação da Policia Militar Estadual no policiamento de fronteiras, por força de dispositivo constitucional positivado no artigo 144 da Constituição Federal. III ¿ O policiamento marítimo pode ser efetuado pela Polícia Federal ou pela Policia Civil, conforme previsão positivada no artigo 144 da Constituição Federal. Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
Certo	Apenas a assertiva I está correta.
Tendo ocorrido o crime de roubo de um computador da Universidade Federal de Minas Gerais, nas dependências daquela Instituição de Ensino Superior, podemos afirmar que tal infração penal será apurada pela:	
Certo	Policia Federal.

Outros materiais