Buscar

Teste antropologia Unidade 2

Prévia do material em texto

Teste antropologia Unidade 2 – Fmu
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A relação entre trocas culturais e globalização é uma questão central para o debate sobre o ______________. Tal fenômeno pode ser compreendido como uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Hibridismo cultural
	Resposta Correta:
	c. 
Hibridismo cultural
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	“... possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dos fundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, [...] apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensão de modo mais puro.” A que sociólogo estamos nos referindo? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Max Weber.
	Resposta Correta:
	e. 
Max Weber.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Max Weber (1864-1920), que possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dos fundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, Weber apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensão de modo mais puro”.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Vimos no material referencial que o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Para compreender tal processo, diferentes autores como Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporâneas. Segundo Max Weber, o que é o conceito de “ação social"?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Segundo Weber, o conceito de ação social envolve um comportamento subjetivo determinado pelo comportamento do outro.    
	Resposta Correta:
	e. 
Segundo Weber, o conceito de ação social envolve um comportamento subjetivo determinado pelo comportamento do outro.    
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Max Weber (1864-1920), que possuía uma visão compreensiva da sociedade (...) Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica (...) Weber apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro".
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia os trechos a seguir:
“Uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensar a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.”
“Quando vemos que as verdades da vida são menos uma questão de posição: estamos relativizando. Quando o significado de um ato é visto não na sua dimensão absoluta mas no contexto em que acontece: estamos relativizando. Quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos: estamos relativizando. Enfim, relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores, ou em bem ou mal, mas vê-la em sua dimensão de riqueza por ser diferença. ”
(Fonte: ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros passos, 124), p. 7-20)
Tendo como base os excertos acima transcritos, analise as afirmações a seguir:
I Quando um indivíduo ou grupo toma a sua cultura pela perspectiva do juízo de valor, damos o nome de relativismo cultural.
II A intolerância e a hostilidade com um costume, hábito ou comportamento diferente configura um dos desdobramentos do relativismo.
III Da percepção da pluralidade humana, surgiu a ideia de que cada cultura possui traços específicos. Esta constatação não exclui, no entanto, a ideia de que essa mesma formação cultural pode apresentar pontos comuns com outras culturas. Essas ideias caracterizam, portanto, o relativismo cultural.
IV A compreensão das práticas culturais em suas múltiplas dimensões compõe um dos pontos que define o etnocentrismo.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
F, F, V, F
	Resposta Correta:
	e. 
F, F, V, F
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Deleuze, em Nietzsche e a Filosofia, afirmou que “[...] não existe sequer um acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido não seja múltiplo” (1976, p. 3). Apesar de se tratar de uma afirmação com sentidos múltiplos, o material referencial sugere que o filósofo francês se referia especificamente a um conceito. A que conceito ele estava se referindo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Pós-modernidade.
	Resposta Correta:
	e. 
Pós-modernidade.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “Como diria Deleuze (1976, p. 3) “[...] não existe sequer um acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido não seja múltiplo”. E o início na pós-modernidade, tal como ainda é nos nossos dias, foi plural e continua sendo de uma fluidez ainda a ser entendida, baseada no consumo, na propaganda e na aparente superficialidade: uma vida cada vez mais líquida, como diria Bauman (2001)”.
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Para Bauman, a modernidade líquida constitui-se em “uma vida de consumo. É uma vida precária, vivida em condições de incerteza constante. Significa constante autoexame, autocrítica e autocensura. Um tipo de vida que alimenta a insatisfação do eu consigo mesmo... A vida líquida é uma sucessão de reinícios.
(Fonte: BAUMAN, Zigmunt. Vida Líquida. Tradução Carlos Alberto Medeiros. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009, p.8).
Tendo em mente o conceito de pós-modernidade, considere as assertivas a seguir:
I. Esgotamento pessoal, elevados níveis de stress e depressão, movidos por uma constante insatisfação com o status financeiro.
II. Notícias de epidemias cada vez mais fortes e assustadoras, que muitas vezes caem no esquecimento após meses ou anos. Exemplo: H1N1, que tomou os noticiários durante meses em 2009 e já havia sido esquecida no ano seguinte.
III. Indiferença frente às novidades. Em uma sociedade em que sucessivamente novas tecnologias e avanços são divulgados, é curioso notar como poucas coisas são celebradas.Revelam traços da “modernidade líquida” descrita por Bauman, as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Somente I e II.
	Resposta Correta:
	d. 
Somente I e II.
	
	
	
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre o mundo do trabalho na pós-modernidade, segundo a perspectiva da “vida líquida” do sociólogo Z. Bauman, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
 A pós-modernidade colocou o trabalho no centro da vida dos indivíduos, diluindo as fronteiras entre as dimensões do público e do privado e levando a uma dedicação desmedida ao trabalho.
	Resposta Correta:
	d.
 A pós-modernidade colocou o trabalho no centro da vida dos indivíduos, diluindo as fronteiras entre as dimensões do público e do privado e levando a uma dedicação desmedida ao trabalho.
	Feedback da resposta:
	No que tange o mundo do trabalho, conforme a concepção de “vida líquida” de Bauman, as fronteiras entre as esferas individuais e públicas, subjetivas e profissionais do indivíduo estão cada vez mais tênues: há uma dedicação desmedida e contínua ao mundo do trabalho, que transcende o ambiente profissional e invade o espaço domiciliar. A liquidez, mencionada pelo autor, refere-se ao fato de o homem, nesse modelo pós-moderno, cada vez mais se despersonalizar e virar uma “coisa” a ser consumida e descartada se necessário. Para desfrutar a vida, o indivíduo precisa ser produtivo e “fazer a sua parte”. É preciso manter um padrão de vida, mas paga-se com o esgotamento individual, sob o discurso de “sucesso” que sustenta a organização civilizatória do mundo ocidental e mesmo globalizado, cada vez menos sólido e mais líquido em sua estrutura, já que coloca em segundo plano a subjetividade. Pág. 08 – Unidade 2)
	
	
	
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A sociedade do conhecimento está intimamente ligada à pós-modernidade. Tal processo trouxe uma série de mudanças na vida cotidiana. A que âmbitos da vida estamos nos referindo ao tratar dessas mudanças?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Organização social, cultural, econômica e científica. 
	Resposta Correta:
	e. 
Organização social, cultural, econômica e científica. 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “Em suma, a sociedade do conhecimento se refere ao tipo de organização social, cultural, econômica e científica, cujo termo advém das discussões sobre a Pós-Modernidade. Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento – que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade – com Sociedade da Informação – que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações”.
	
	
	
Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	
A leitura do material referencial nos ajudou a compreender algumas das mais importantes escolas antropológicas. Uma delas é o estruturalismo, cujo principal expoente é Claude Lévi-Strauss. Observe as assertivas abaixo:
I. O estruturalismo busca compreender, comparativamente, os significados que cada cultura atribui a determinados objetos ou comportamentos. Buscando, assim, encontrar similaridades nas estruturas de diferentes grupos humanos.
II. O estruturalismo é decorrente das teorias psicossociais fundadas por Karl Marx e tem como propósito analisar as ações humanas dentro de uma lógica subjetiva e individual, no contexto da sociedade pós-industrial.
III. Max Weber foi o fundador da escola estruturalista alemã que, por pressuposto, analisava os diferentes grupos sociais sob um prisma puramente econômico e eurocêntrico.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Apenas I
	Resposta Correta:
	d. 
Apenas I
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva I está correta, afirmação que podemos fazer, baseando-nos no Material Referencial. "O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem".
	
	
	
Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O Estruturalismo que dissociava a natureza e a Cultura e que busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado que é produzido dentro de uma cultura teve como maior expoente o antropólogo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Lévi-Strauss.
	Resposta Correta:
	b. 
Lévi-Strauss.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.

Continue navegando