Buscar

mobilidade urbana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transformação Urbana em 
Bilbao - Espanha
Alunas: andrielli niero
Bruna pasini
Candice Gregolin
Gabriela Barbieri
Gabriela moeller
PROF: Silvia Betat
PROJETO URBANISTICO VI
Vista Aérea de Bilbao - 1950
Ao longo do século XIX e início do século XX assistiu a uma forte industrialização, nomeadamente com o início da exploração metalúrgica em 1841, que a transformou na região mais industrializada de Espanha.
Fundada no ano de 1300 por Diego López de Haro, foi concedida com título de vila em 1301 pelo Rei Fernando IV de Castela. Antes da existência da cidade, já havia o Porto de Bilbao, um dos pioneiros da Espanha.
 
a essa industrialização desenfreada, o entorno estava sendo devastado, com aguas dos rios sujas e contaminando a atmosfera. Em 1983, as águas do Nervión arrasaram o casco velho da cidade, resultando em prejuízos econômicos que chegaram a 360 milhões de euros, sendo assim exigindo um imediato plano de reconstrução. Por isso nos últimos 30 anos, Bilbao sofreu uma transformação muito grande passando de uma cidade puramente industrial para uma que respira turismo e diversão. 
Ria de bilbao
A transformação do local começou justamente com a aceleração dos planos de abastecimento de agua e saneamento da cidade, a restauração dos edifícios emblemáticos, a Ascenção comercial do centro velho e a recuperação das manifestações festivas populares e de movimentos associativos e cultural. Polo industrial e portuário, a cidade se reinventou nas ultimas duas décadas. Virou uma metrópole globalizada, alegre e culturalmente rica sem perder o charme da tradição despojados, os Bascos tem orgulho visível de ser um dos povos mais antigos da Europa. 
Vista aérea de Bilbao 2009
A arte é um elemento transformados da cidade, após a instalação do Museu Guggenheim, marco da arquitetura contemporânea e a modernização do Museu de Bellas Artes, a cidade foi tomada por hotéis, restaurantes e ambientes de recreação, os quais misturam tradição e modernidade, preservando os aspectos ambientais. Tudo arrojado, mas planejado para se encaixar com a velha cidade.
Museu guggenheim
Museu de belas artes
 Casa Consistorial
Palacio de Euskalduna 
Teatro campos elíseos
Palacio chavarri
 A regeneração urbana, econômica e social que a cidade buscava, começou a acontecer de forma criativa. Os objetivos da administração publica para a revitalização estavam voltadas para a transformação econômica, a modernização metropolitana, a divulgação exterior da imagem cultural. Hoje por todos os lados há obras assinadas por alguma celebridade da arquitetura ou do design de todo mundo. O metro por exemplo, foi projetado pelo arquiteto inglês, Norman Foster, autor daquela torre em forma de Zepellin que marca o horizonte de Londres. Há uma arrojada ponte desenhado pelo espanhol Santiago Calatrava, e hoteis do frances Phillipe Starck, do japones Arata Isozaki e do espanhois Javier Mariscal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando