Buscar

Fórum de Discussão A

Prévia do material em texto

Prezados alunos,
Sejam bem vindos ao fórum. Estaremos discutindo aqui os conteúdos apresentados da aula 1 a 3. A participação neste fórum deverá acontecer ao longo do período (calendário), onde deverão apresentar suas ideias, opiniões e discutir os assuntos apresentados nas respectivas aulas de cada fórum. 
Postagens como: ok, valeu, concordo com o colega tal, serão desconsideradas, bem como textos copiados da internet.
A maneira mais simples de iniciar a postagem é a partir da leitura dos capítulos sugeridos e dos links apresentados nos mesmos. Durante ou após a leitura você deve postar suas dúvidas, mas para que isto se transforme em pontos, ela deve ser bem estruturada.
Exemplo do que não deve ser feito: O que é o if? Para que ele serve? Onde posso utilizar?
Como pode ser feito: Professor, na aula 4, na tela 5 foi colocado: "A expressão relacional é formada, obrigatoriamente, por um operador relacional e dois operandos." e mostra alguns exemplos: 2 * 8 > 4. Eu poderia fazer como na matemática e colocar: 
10 < x < 20 ? 
Resposta: Não, como o texto coloca, obrigatoriamente dois operandos, neste caso tem 3, x, 10 e 20. Para solucionar isto deverá montar uma expressão: (x >10) && (x < 20).
Lembre que 2*8 representa apenas um operando (16). * é um operador aritmético.
Onde estará utilizando o operador lógico para ligar as duas condições.
O aluno deverá levar em conta as minhas postagens e as dos colegas antes de fazer as suas postagens, evitando postagens repetidas. Não teremos aqui um conjunto de perguntas e respostas para serem apresentadas, mas sim um “diálogo”, por isso não deixe de entrar sempre no ambiente e ler o que tem sido colocado e sempre que for pertinente deixar sua participação. Não temos um número mínimo e máximo de postagens para atribuição de pontos, mas sim o quanto as mesmas contribuem para a discussão dos assuntos em destaque, porém, dificilmente uma única postagem será o suficiente para que receba a pontuação máxima (2,0).
Você pode participar de todos os fóruns, mas não é obrigatório. A obrigatoriedade é de um fórum para cada AV. Para AV1 pode escolher entre o A ou B e para AV2 pode escolher entre o C ou D
Boa tarde Professor (a),
Fiquei com uma dúvida em um dos exercícios, pois falava de operadores relacionais que não falava nas aulas. Pesquisei na internet e até achei fácil, mas a dúvida é no operador diferença, qual seria o simbolo que deve ser usado, o <> ou o != ?
Gostei muito das aulas 1 a 3. Fiz algumas anotações, se tiver algo a acrescentar para os meus estudos, serei grato:
Aula 1:
Vantagens da Linguagem C:
Portabilidade, pois com pouca ou nenhuma modificação poderá ser compilado em várias plataformas.
Modularidade, possibilitando ao programador desenvolver suas próprias funções.
Estruturada, facilitando a compreensão, uma vez que usamos três procedimentos básicos: sequência, seleção e iteração.
Simplicidade, possui um conjunto pequeno de palavras reservadas, tornando o aprendizado mais simples.
Rapidez, porque gera um executável bem compacto.
Nível intermediário, Uma linguagem com características de alto nível, mas que pode trabalhar direto com os endereços da memória.
Não possui um propósito especifico como em outras linguagens que a antecederam, podendo ser utilizada para o desenvolvimento de compiladores, processadores de texto, processadores gráficos, SO, entre outros.
Estrutura: Um programa na linguagem C é formado por funções, mas somente a função main() é obrigatória, significando que um programa poderá ter somente uma função.
1) Arquivos de cabeçalho - A diretiva #include é usada para incluir arquivos dentro do programa fonte que estivermos construindo. Esses arquivos são chamados de biblioteca e eles agrupam várias funções/definições de acordo com a finalidade delas. As bibliotecas da linguagem se encontram em um diretório específico, mas se você criar uma e não armazená-la, nesse diretório, então deverá colocar o nome entre aspas e incluir todo o caminho. Ex.: #include "c:\biblioteca\engenharia.h".
2) Diretiva define - Tem várias utilidades e uma delas é construir macros que, algumas vezes, poderão substituir a definição de funções, tornando mais rápido o processamento. A princípio, vamos usá-la para definir constantes. Ex.: #define PI 3.14159265.
3) Variáveis globais - Poderão ser manipuladas por todas as funções. Não as declararemos por enquanto, mas elas são declaradas fora de todas as funções.
4) Protótipos das funções - Nesse primeiro momento, usaremos uma estrutura bem menor, mas que possibilitará testar seus programas.
Aula 2:
A linguagem C não apresenta comandos para exibir no display (mensagens, constantes numéricas, conteúdo de variáveis, retorno de funções) é considerado uma grande vantagem, uma vez que se distancia do hardware aumentando a sua portabilidade. Em contrapartida, apresenta funções que fazem parte da biblioteca padrão da linguagem C: stdio.h (standard input output).
puts(“cadeia de caracteres&rdquo” ); /*ou vetor de char*/ - Não consegue trabalhar com constantes numéricas nem com variáveis de qualquer tipo, mas é ideal quando só temos mensagens para exibir.
putchar(‘caracter&rsquo’ ); /*ou variável de um caracter*/ - Não exibe uma saída formatada e só pode ser usada para variável ou constante char de um. Talvez seja a menos usada das 3.
printf(“cadeia de caracteres”, arg1, arg2, ..., argn); /*a lista de argumentos pode estar ausente*/ - Exibe formatado um, ou vários caracteres, constante numérica, conteúdo de variável, retorno de função - uma função completa. Não faz parte da Linguagem C, mas é a mais importante função para exibir na tela.
Caracteres Especiais (ou caracteres de controle ou sequência de escape) - Sempre precedidos pela \ cujo nome em inglês é backslash, mas por aqui é conhecida como barra invertida ou contrabarra.
“ (Aspas duplas) - A cadeia de caracteres da função fica entre elas.
\n (New line) - Equivale ao pressionamento da tecla Enter em um editor de texto. Você poderá, com uma única função printf, exibir em várias linhas, pois várias sequências \n podem ser usadas juntas, ou separadas.
\t (Horizontal tabulation) - Equivale ao pressionamento da tecla Tab em um editor de texto. Você poderá, com uma única função printf, exibir em várias posições pré-definidas das linhas, pois várias sequências \t podem ser usadas juntas, ou separadas. Visualize linhas ao final de cada conjunto de 8 colunas e toda vez que tecla Tab for pressionada o cursor se deslocará para o início do próximo conjunto. Esse conjunto é chamada de zona.
\v (Vertical tabulation)
Códigos de formatação (ou especificadores de formato) - Sem eles, você não consegue exibir nenhum valor dos argumentos. Observe que todos serão precedidos pelo símbolo de %.
Cada operador aritmético está relacionado a uma operação elementar: adição, subtração, multiplicação e divisão. Existe ainda um operador (%) chamado operador de módulo cujo significado é o resto da divisão inteira.
ceil / floor - Arredondam constantes do tipo real.
fmod - Retorna o resto de uma divisão real.
sin / cos / tan - Embora tenha muito mais funções, só apresentaremos as 3 básicas. Reforçarmos que o ângulo precisa ser convertido de graus para radianos (multiplique por PI (3.14159265) e divida por 180).
pow / sqrt / log - Com a função pow() potenciação poderemos extrair raiz a qualquer índice. sqrt é raiz. Apesar de termos 2 funções para logaritmos, se desejarmos calcular o logaritmo em qualquer base, use uma das propriedades do logaritmo.
Biblioteca ctype.h é composta de funções que manipulam um caracter. Os códigos variam de 0x20 até 0x7E na tabela ASCII.
toupper/tolower – Convertidas para letra maiúscula e para letra minúscula, respectivamente.
Biblioteca stdlib.h é de propósito geral, pois as funções têm finalidades diferentes.
atoi/atof - Úteis para trechos de proteção na entrada de dados numéricos, evitando erros na execução, uma vez que o programa receberá a entrada numérica como string e converterá através dessas funções para números quando forpossível.
abs - Retorna o valor absoluto do número.
rand - retorna um número inteiro no intervalo de 0 até o maior inteiro. Ela sempre deve ser usada com a função srand() feita para gerar o incializador desse conjunto de números pseudo aleatórios.
A função system() será usada para chamar o comando pause, color, cls, um bloco de notas, a calculadora etc.
Aula 3:
scanf () presente na biblioteca stdio.h possibilita a interação do usuário com o programa com a liberação do teclado para colocar senhas, valores ou datas de pagamentos.
Modificadores de Tipos - Servem para alterar as características de alguns tipos, possibilitando armazenamento só de números positivos e aumentando, ou diminuindo, a capacidade de armazenamento. Temos 4 modificadores: signed, unsigned, short e long, sendo que os 3 primeiros só podem ser aplicados ao tipo int e o modificador long pode ser usado com double.
Operadores de Incremento (++) e Decremento (--) – São operadores do tipo int.
O pré-fixado incrementa antes que seja realizada uma operação com a variável associada a ele. var2 = ++var1 ; primeiro incrementa 1 ao valor de var1 para depois copiá-lo em var2. Ex. (b=2): a = ++b é uma forma simples de escrever ++b; a = b;
O que vem primeiro? 'b' ou incremento?
Primeiro o incremento, '++', depois que aparece o 'b', então só depois acontece a atribuição.
Assim, primeiro ocorre o incremente, então b=3.
Só depois é que esse valor é atribuído para a.
O pós-fixado incrementa depois que for realizada uma operação com a variável associada a ele. var2 = var1++ ; primeiro copia o valor de var1 para var2 e depois, incrementa var1 de 1. Ex. (b=2): a = b++ é uma forma simples de escrever a = b; b++;
O que vem primeiro, 'b' ou incremento? Primeiro o 'b'. Depois o de incremento ocorre, '++'.
Ou seja, 'a' vai receber o valor de 'b' primeiro, então a=2
Só depois que 'b' vai ser incrementado e vai se tornar b=3.
Cast – Conversão de tipos.
Outras Respostas:

Continue navegando