Buscar

TRABALHO ERGONOMIA

Prévia do material em texto

Disciplina: Ergonomia (NPG 1447)
Tutor: Prof. Fernando Medina
O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.
Diante de tantos problemas de saúde provocados pela não aplicação dos conhecimentos presentes na Ergonomia em postos de trabalho, entre os quais se incluem problemas posturais e danos dos mais variados tipos, o governo brasileiro, através do Ministério do Trabalho e Emprego, estabeleceu uma conduta obrigatória que deve ser seguida pelas empresas. Na prática, trata-se de fornecer orientações junto aos trabalhadores quanto às possibilidades de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais que podem implicar em afastamento temporário ou definitivo de função. Por outro lado, busca-se a adoção de condutas com a finalidade de proteger a saúde e a segurança de cada indivíduo no seu ambiente de trabalho.
Tomando-se o texto como referência, pergunta-se:
Qual é a norma que pode ser utilizada como referência para que as organizações de trabalho possam seguir a determinação proposta pelo governo brasileiro? (0,5 ponto)
NR 17 – ERGONOMIA. 
Qual área da empresa pode assumir a responsabilidade de orientar os trabalhadores quanto aos riscos de acidentes de trabalho? (0,5 ponto)
O SESMT, entretanto a empresa pode implantar um comitê de ergonomia para serem discutidos e resolvidos as oportunidades de melhorias ergonômicas e prevenir as doenças ocupacionais. 
Como o trabalhador pode evitar doenças ocupacionais? (1,5 pontos)
Seguindo as diretrizes ergonômicas estabelecidas pelas normas regulamentadores e programas preventivos de ergonomia desenvolvidos pelas empresas. Tais como: 
Treinamentos de ergonomia
Auditorias ergonômicas
Blitz postural  
1

Continue navegando