Buscar

02.2013 VR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Curso: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Disciplina: MICROECONOMIA
Código VMD00012 – Turmas A2 e C2 – Sala 107
Segunda Feira de 20:00h às 22:00h e Terça Feira de 18:00h às 20:00h
Prof: Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck
fabiohenrique@id.uff.br
Aluno: ______________________________________________________________________________
Verificação de Reposição – 16/12/13
Questão 1) (1 PONTO) Considere um consumidor com a seguinte função utilidade: , sendo que o preço dos dois bens é $5, e a renda do consumidor é $1.000, assim marque a alternativa correta:
a) Para quaisquer preços iguais os dois bens serão consumidos na mesma quantidade.
b) O efeito renda é positivo para o bem y.
c) O efeito renda é nulo para o bem x.
d) Um aumento no preço do bem y não afeta a quantidade consumida do bem x.
e) Os bens x e y são substitutos imperfeitos.
Questão 2) (1 ponto) A respeito da teoria do consumidor, marque a alternativa correta. 
a) Uma pessoa economicamente racional é, por definição, uma pessoa que quer sempre o melhor pra si, sendo assim pessoas economicamente racionais são egoístas e mesquinhas.
b) Uma pessoa economicamente racional é, por definição, adepta da lei do mínimo esforço, sendo assim pessoas economicamente racionais são preguiçosas e não se dedicam ao trabalho por razão alguma.
c) Uma pessoa qualquer possui diversos objetivos, muitos dos quais conflitantes entre si, por isso uma pessoa economicamente racional é aquela que escolhe os objetivos que lhe trazem mais satisfação ao menor esforço possível.
d) Torcedores de times adversários que entram em guerra são pessoas economicamente irracionais, pois se dispõe a matar os rivais em troca de nada, ou seja, sem obter ganho econômico algum com a guerra de torcidas. 
e) Um homem bomba é claramente uma pessoa economicamente irracional, pois claramente não possui interesses e nem tenta alcançá-los, dado que se dispõe a morrer por sua causa fanática, alcançando os céus de forma gloriosa e tendo acesso ao paraíso com 70 virgens a sua disposição.
Questão 3) (1 PONTO) Considere um mercado formado por n firmas competitivas e idênticas com curvas de custos que podem ser expressas pela seguinte expressão: , e a seguinte função de demanda inversa por esse produto: , sendo assim marque a alternativa incorreta:
a) O preço de equilíbrio de longo prazo será 4.
b) No equilíbrio de longo prazo a quantidade produzida por cada firma será 4.
c) No equilíbrio de longo prazo a quantidade total negociada do produto será de 62.500 unidades do produto.
d) No equilíbrio de longo prazo haverá 15.625 firmas nesse mercado.
e) No equilíbrio de longo prazo as firmas competitivas maximizarão lucro produzindo até a quantidade em que o custo marginal iguale a receita marginal.
QUESTÃO CANCELADA POR POSSUIR DUAS RESPOSTAS INCORRETAS!
Questão 4) (1 PONTO) Considere uma firma monopolista que possua 3 fábricas, cada fábrica possui uma estrutura de custos diferente, são elas: , e e a demanda pelo bem dessa firma pode ser expressa pela seguinte equação de demanda inversa: , sendo assim marque a resposta correta:
a) A produção da fábrica 3 será exatamente 25 unidades menor que a produção da fábrica 1.
b) A fábrica 1 exibe a mais elevada estrutura de custos. 
c) Essa empresa utilizará as 3 fábricas para produzir seu produto.
d) O custo total de produção será de aproximadamente $ 497.
e) O lucro econômico dessa firma será de aproximadamente $ 497.
Questão 5) (1 PONTO) Considere um mercado competitivo de um bem no qual a curva de demanda possa ser representada pela seguinte equação: , e a curva de oferta: , sendo assim marque a resposta correta:
a) O excedente dos produtores é maior que o excedente dos consumidores.
b) O peso morto é igual a 10.000.
c) O aumento do preço de um bem substituto reduziria o peso morto nesse mercado.
d) Um ganho de eficiência, e redução de custos, reduziria o peso morto nesse mercado.
e) O excedente dos produtores é menos que 0,3% do excedente dos consumidores.
Questão 6) Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F). Cada item vale 0,2 pontos
	1
	F
	O mercado é o local onde as pessoas fazem negócios.
	2
	V
	Mecanismo de mercado é a tendência, em mercados livres, a variação de preços em direção ao equilíbrio.
	3
	F
	Se o mercado estiver em equilíbrio todos os trabalhadores possuem emprego.
	4
	V
	Uma pessoa egoísta que distribui dinheiro aos pobres é uma pessoa economicamente irracional.
	5
	F
	Uma pessoa que distribua dinheiro aos pobres é economicamente irracional.
	6
	F
	Se a função custo de uma empresa é C(qx , qy) , em que qx é a quantidade produzida de x e qy é a quantidade produzida de y e se C(10,100) = 220, C(0,100) = 160 e C(10,0) = 70, então a empresa não usufrui de economias de escopo ao produzir 10 unidades de x e 100 unidades de y.
	7
	F
	Em certo mercado, a demanda é dada por P = 100 - Q, em que P é o preço do produto e Q a quantidade total demandada. A oferta do bem é dada por P = Q. Então, no equilíbrio, o excedente total é ET = 1250.
	8
	V
	Supondo os mesmos dados do item (07). Suponha que o governo cria um imposto de 20 por cada unidade comercializada. Então o preço pago pelos compradores é Pd = 60 e o preço recebido pelos ofertantes é Ps = 40.
	9
	F
	Supondo os mesmos dados do item (07). Considere ainda a incidência do imposto de 20 por cada unidade comercializada. Então, no equilíbrio, a arrecadação tributária do governo é T = 1.000.
	10
	V
	Supondo os mesmos dados do item (07). A incidência do imposto de 20 por cada unidade comercializada implica um peso morto para a economia no valor de 100.
	11
	F
	Supondo os mesmos dados do item (07). Se, em vez do imposto, o governo cria um subsídio de 20 por cada unidade comercializada, então haverá um ganho de bem-estar dado por G = 100.
	12
	V
	Peso morto é definido como a perda de bem estar total na economia.
	13
	V
	A existência de uma curva de aprendizagem significa que a quantidade de fatores requeridos por unidade de produto declina em função do aumento de produção acumulada da empresa.
	14
	V
	As funções de demanda e oferta do produto X, em um mercado competitivo, são dadas, respectivamente, por D(p) = 100.000 - 1.000p2 e S(p) = 46.000 + 500p2. Sendo assim o preço de equilíbrio será 6 unidades monetárias e a quantidade de equilíbrio será 64.000 unidades.
	15
	F
	Supondo os mesmos dados do item (14). Conhecendo-se a quantidade de produto que maximiza os lucros da firma, para calcular o valor de seu excedente, basta subtrair, da receita total, o custo total de produção
	16
	V
	Supondo os mesmos dados do item (14). No ponto de equilíbrio, a elasticidade da demanda de mercado em relação ao preço é –1,125.
	17
	F
	Supondo os mesmos dados do item (14). Em equilíbrio competitivo, o excedente do consumidor é 528.000
	18
	F
	Um monopolista que enfrente uma curva de demanda infinitamente elástica cobrará um preço superior ao seu custo marginal.
	19
	V
	Para calcular o custo social do monopólio comparam-se os excedentes do consumidor e do produtor de uma indústria competitiva e de um monopolista. No caso do último há uma transferência de excedente do consumidor para o produtor, cujo valor é dado pelo total da produção do monopólio multiplicado pela diferença entre o preço praticado pelo monopolista e o preço competitivo.
	20
	F
	Monopólio é definido como sendo apenas a situação em que há um único produtor.
	21
	V
	Para um monopsonista, a curva de custo marginal de um fator será mais inclinada do que a curva de oferta daquele fator, de modo que o monopsonista comprará uma quantidade menor do fator do que a quantidade que seria adquirida caso o mercado fosse competitivo.
	22
	F
	Uma empresa que possua várias fábricas alocará a produção nas unidades que possuam o menor custo médio.
	23
	V
	Um monopolista produz certo bem de acordo com uma tecnologia para a qual o custo marginal de produção é constantee igual a 4. Existem N consumidores idênticos e a demanda por esse bem é dada por P = 10 – Q, em que P é o preço e Q a quantidade total demandada. Se o monopolista aplica a regra de mark-up como regra de preço, então o preço de monopólio é Pm = 7 e a quantidade produzida é Qm = 3.
	24
	F
	Supondo os mesmos dados do item (23). A perda de bem-estar decorrente do uso da regra de mark-up pelo monopolista é 9.
	25
	F
	Por razões teóricas o preço de equilíbrio de longo prazo num mercado oligopolizado será igual ao valor mínimo do custo total médio das firmas que participam do oligopólio.

Continue navegando