Buscar

Resumo critico do filme o contador de historias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Disciplina: Sociologia
Professor: Davi da Costa Almeida
Aluno: Brendel Freitas Duarte
Turma: 02
Tema: Resumo Crítico do filme: O Contador de Histórias
O filme já começa mostrando uma sena que se repete várias vezes na história de Roberto, ele sendo recapturado pela polícia depois de mais uma fuga da FEBEM.
Roberto veio de uma família muito pobre que com o decorrer da crise essa situação foi piorando cada vez mais. Certo dia sua mãe assistindo em uma televisão na casa do vizinho viu uma propaganda que parecia ser revolucionaria, mostrava uma instituição com realidade completamente diferente que prometia estudo, educação e disciplina para seus frequentadores, essa instituição era a FEBEM.
Encantada com essa nova instituição a mãe de Roberto tomou uma decisão muito difícil que foi a de escolher um de seus filhos para morar lá e com isso conseguir educação para um dia se tornar Doutor. Como Roberto era o mais novo entre seus irmãos tinha apena 6 anos, ele foi o escolhido a ir morar lá.
Chegando lá rapidamente se pode notar que a realidade no local era completamente diferente da realidade mostrada na propaganda. Sua mãe com muitas dúvidas porem com esperança de seu filho ter um futuro melhor decido deixar Roberto morando no local, mas logo em seguida Roberto já começa a perceber que sua vida naquele local seria muito difícil.
Na teoria a FEBEM tem um conceito muito interessante para as dificuldades encontradas na época, porem fácil mente se pode notar que o comprometimento dos funcionários que ali trabalhavam estavam totalmente fora de acordo com as normas que era para passar para as crianças, os funcionários não tinham um mínimo sequer de intenção de ajudar as crianças e só estavam ali para ganhar seus salários.
Roberto como sempre foi um garoto cheio de muita imaginação, logo achou um jeito de ter um tratamento diferenciado das outras crianças, ele começou a dizer para os funcionários que possui graves doenças, com isso ele tinha acompanhamento de psicóloga, acompanhamento médico e sempre ganhava mais comida no refeitório, porem sua farsa não durou muito e rapidamente ele foi descoberto.
Quando Roberto completa 7 anos ele é transferido de turma e começa a frequentar os mesmos ambientes que as crianças que tinha entre 7 e 14 anos e então rapidamente ele aprende a fugir da FEBEM. Como Roberto era muito novo ele levava aquilo tudo como uma brincadeira e sempre que ele era recapturado ele sempre voltava a fugir apenas pela diversão.
Assim que Roberto vai ficando mais velho ele começa a entrar para o mundo do crime e quando já tem seus 13 anos é dado como um caso perdido pela diretora da FEBEM. Como as fugas de Roberto eram constantes e suas recapturas também, foi em uma dessas que ele conheceu uma Pedagoga francesa que estava no Brasil realizando uma pesquisa sobre assistência as crianças e então resolveu oferecer ajuda para Roberto em troca de Roberto contar sua história para ela.
No começo foi muito difícil pois Roberto não conseguia entender por que aquela mulher estava tentando lhe ajudar, porem ela não desistiu e continuou tentando manter contato com ele. Certo dia depois que Roberto fez um roubo na casa da Pedagoga ele foi enganado por alguns meninos de rua e acabou sendo estuprado.
Então Roberto sem saber o que fazer resolveu voltar até a casa da Pedagoga e se trancar dentro do banheiro, então a Pedagoga começou a tentar falar com ele, oferecer comida, roupas limpas, um quarto para ele poder ficar e foi assim que ele começou a intender que aquela mulher era diferente e só queria ajudá-lo.
No decorrer do filme Roberto começa a contar sua história para a Pedagoga que passa a registrar tudo em seu gravador e com o passar dos dias os dois acabam criando uma relação de amizade entre um e outro, a mulher começa a levar ele a passeios, a jogos de futebol e é em um desses jogos de futebol que ele volta a encontrar policias em sua frente e então ele fica muito apavorado pensando que seria recapturado outra vez.
Como Roberto passou boa parte de sua infância na rua, ele criou muito medo da polícia, porém, depois de uma conversar com sua nova amiga ela o explicou que os policias só estavam ali para fazerem a segurança do local e Roberto ao entender isso passa várias e várias vezes pela revista policial só pelo fato de ser tocado e não ser agredido ou recapturado novamente.
Passando alguns meses morando com a Pedagoga, Roberto começa a se alfabetizar e ter um mínimo de educação que ele necessitava, mais como nem tudo é para sempre chega o momento de a Pedagoga voltar para a França. Porém, ela decide adotar Roberto como seu filho e o leva também.
Chegando lá Roberto começa a estudar de verdade, entra em uma faculdade e se forma em Pedagogia. Depois de alguns anos ele retorna ao Brasil, vai até a casa de sua mãe biológica conta toda sua história para ela, consequentemente ela fica muito feliz por ele ter se tornado professor, ter conseguido o futuro digno, diferente da realidade da grande maioria dos jovens pobres e negros da época.
Por fim, Roberto volta para sua antiga casa, a FEBEM. Porém, agora ele está voltando como professor, com uma mentalidade completamente diferente e com o propósito de realmente cumprir seu trabalho de educador e ajudar as crianças do local a terem uma chance na vida assim como ele teve.

Continue navegando