Buscar

1. Introdução a Eng e Ciencia dos Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA QUASE COMPLETA, COM RESPOSTAS BRUTAS. 
FALTA LER COM CALMA, E ESTUDAR MELHOR O ASSUNTO.
TEMA I
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Que são materiais? . Liste oito materiais para engenharia comumente encontrados.
Quais são as categorias principais dos materiais para engenharia? 
Quais são algumas das propriedades importantes de cada uma das cinco categorias de materiais para engenharia?
Defina materiais compósitos e de um exemplo de material dessa categoria
Faça uma lista das características de materiais estruturais para aplicações espaciais.
Defina materiais inteligentes, dando um exemplo de um material desse tipo e de uma de suas aplicações.
O que são MEMs? Dê um exemplo de sua aplicação.
O que são nanomateriais? Quais são algumas de suas vantagens de usar nanomateriais em vez de materiais análogos convencionais?
Superligas a base de níquel são usadas em componentes de estruturas de turbinas para aeronaves. Quais são as propriedades principais deste metal que o tornam adequado a esta aplicação?
 Faça uma lista de itens de sua cozinha (pelo menos cinco). Para cada item, determine a classe de materiais (identifique materiais específicos, se possível) usados na fabricação do item.
 Faça uma lista componentes principais de seu automóvel (pelo menos 15 componentes). Para cada um deles, determine a classe de materiais em sua estrutura (identifique materiais específicos, se possível) .
 Faça uma lista dos componentes principais do seu computador (pelo menos dez componentes). Para cada um, determine a clase de materiais utilizados em sua estrutura (identifique materiais específicos, se possível).
Materiais são substâncias feitas ou compostas de alguma coisa (matéria). Há muitos tipos de materiais, bastando olhar ao nosso redor. A utilidade dos materiais para as necessidades atuais e futuras incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de novos materiais. Comumente encontrados em engenharia podem ser: Aço, ferro, plásticos, resinas poliméricas, vidro, porcelana, madeira, nylon, polietileno.
Metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos, biomateriais, materiais avançados.
Metais: São bons condutores de calor e eletricidade (os elétrons não estão ligados a nenhum átomo em particular). Não são transparentes à luz visível.
Cerâmicos: São mais resistentes à altas temperaturas (refratários) e à ambientes severos que metais e polímeros. Com relação às propriedades mecânicas as cerâmicas são duras, porém frágeis.
Polímeros: Geralmente compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não-metálicos. São constituídos de moléculas muito grandes (macromoléculas).
Compósitos: Materiais compósitos são constituídos de mais de um tipo de material insolúveis entre si. Os compósitos são “desenhados” para apresentarem a combinação das melhores características de cada material constituinte .
Biomateriais: são empregados em componentes para implantes de partes em seres humanos e animais. Esses materiais não devem produzir substâncias tóxicas e devem ser compatíveis com o tecido humano (isto é, não deve causar rejeição).
Mat. Avamçados: São materiais utilizados em aplicações de tecnologia de ponta, ou seja, materiais utilizados para a fabricação de dispositivos ou componentes que funcionam ou operam usando princípios sofisticados.
Materiais compósitos são constituídos de mais de um tipo de material insolúveis entre si. Os compósitos são “desenhados” para apresentarem a combinação das melhores características de cada material constituinte. Muitos dos recentes desenvolvimentos em materiais envolvem materiais compósitos. Um exemplo clássico é o compósito de matriz polimérica com fibra de vidro. O material compósito apresenta a resistência da fibra de vidro associado a flexibilidade do polímero.
Sem resposta satisfatória
Materiais que, equipados com sensores e controles, “se comportam” como sistemas biológicos. Ou seja, são materiais cuja constituição química lhes permite responder a um determinado estímulo de forma reprodutível e específica. Sem exemplos e aplicações.
MEMs (sistemas microeletromecânicos), o termo MEMs refere-se a qualquer dispostitivo miniaturizado. As aplicações de MEMs são inúmeras, como nas microbombas, nos sistemas de travamento ou em motores, espelhos e sensores. Podemos tomar o caso da utiliuzação de MEM em airbards de automóveis, para detectar a desaceleração como o peso da pessoa sentada no carro. 
Nanomateriais são genericamente definidos como aqueles materiais com escala de comprimento característica menor do que 100nm (10^-9 m). Namomateriais podem ser metálicos, poliméricos, cerâmicos, eletrônicos ou compósitos. Suas vantagens tratam o desenvolvimento de novas ferramentas q tornaram possíveis a observação e a caracterização destes materiais e de novos métodos de processamento e síntese de materiais nanoestruturados que permitiram aos pesquisadores produzi-los mais facilmente e com mais eficiência. 
 
O níquel se apresenta como um metal branco prateado, similar em muitos aspectos ao metal ferro, porém com uma boa resistência à oxidação e à corrosão. É utilizado principalmente na melhoria de resistência mecânica a altas temperaturas, resistência à corrosão e outras propriedades, para uma ampla faixa de ligas ferrosas e não-ferrosas.Outras propriedades que se destacam são: as condutividades térmica e elétrica, como também uma excelente propriedade magnética. Propriedades que fazem do níquel e suas ligas, metais bastante valiosos.
 Sem referências iniciais (precisa estudar pra responder)
Sem referências iniciais (precisa estudar pra responder)
Sem referências iniciais (precisa estudar pra responder)

Continue navegando