Buscar

slaids namoro e casamento dos anos 60

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNOESC-UNIVERSIDADADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
APRESEMTAÇÃO DO TRABALHO DE PRATICA E PESQUISA EM SOCIOLOGIA
ACADEMICA: TERESA
TEMA DA PESQUISA:
NAMORO E CASAMENTO NOS ANOS 60 A 70
Uma pesquisa é sempre uma longa viagem em lugares muitas vezes já visitados, mas com outros olhares. Através de dados coletados na apropriação de conhecimento, de cunho qualitativo, e bibliográfico, sites, revistas, etc.
*
*
A RESENTE PESQUISA, REVELA TEMPOS DIFERENTES A RESPEITO DOS NAMOROS, E COMPORTAMENTOS, CASAMENTOS ANTIGOS.
Aprofundar conhecimentos histórico e sociológico de como se procedia nas décadas passadas a relação com o namoro e casamento, os jovens não tinham muita opções, de divertimento e passeios. No trabalho a seguir analisamos a interferência e razões do impedimento por familiares de relacionamentos amorosos e casamentos com diferentes etnias, com qual idade acontecia os casamentos, quem escolhia o marido, sem percebermos que os costumes da antiguidade ainda esta muito presente em nossa sociedade, embora alguns conceitos já foram quebrados, considerados fundamentais, já não são de grande valor, surgiram novos hábitos de namorar e casar.
 
*
*
Havia preocupações por parte de pais e sociedade para que as regras fossem obedecidas, pelas filhas, sendo submissas a seus pais, e depois de casadas a seus maridos. Os namoros somente aconteciam se o moço era aprovado pelo pai da moça, e quando não eram aprovados pelos pais, por alguns motivos eram proibidos a namorar. O racismo nos anos 60 estava bem presente, os e eram mais predominantes na etnia alemã. Os brancos consideravam-se superiores aos negros, os pais não permitia o casamento entre brancos e negros. 
Segundo o relato, podemos entender o quanto o namoro, era rígido, e controlado por parte de pais e sociedade, mantendo o controle de seus filhos para que estes não ficassem falados pela sociedade, não podiam reclamar, todos seguiam a mesma regra.
*
*
ANALISE E LEITURA SOCIOLOGICA
A religiosidade era conservadora, tradicional, pois era o costume frequentar a Igreja, pelas famílias, a religião marcava sua presença diante da postura e comportamento de seus fiéis, e este controle acontecia por confessionário, e sociedade, a fim de seguir a tradição.
Analisando as gravuras abaixo de três casais de namorados da década passada, e um da modernidade, os o primeiro tempos modernos e os outros recatados, distante um do outro, representam a década passada.
*
*
IMAGENS DE NAMORO ANTIGO E ATUAL
 Atualmente os namoros são bem diferentes, não há compromisso, podem passar a noite juntos, sem haver um compromisso. Hoje os namoros são bem diferentes. Não têm mais o sabor da inocência, da proibição, da luta pela conquista da bem-amada, como antigamente, os conceitos da antiguidade já foram quebrados
*
*
Os namoros de antigamente eram bem diferentes, os namorados se viam somente em finais de semana, na casa da moça ou no terço na Igreja, sempre tinha alguém junto, não podiam sentar perto, um cada lado, da sala ou onde estavam longe um do outro e com muito respeito.
Os casamentos aconteciam de dia, a mãe da noiva como costume servia café para todos os convidados antes de irem ao casamento, com cuca, bolacha e sagu, depois da cerimônia era servido na casa da noiva churrasco, cuca, maionese e saladas, e vinho, etc. acompanhado muitas vezes de gaita e moda de viola
*
*
CONSIDERAÇÕES
Já existiu a época em que a mocinha ficava romanticamente à janela, e o seu admirador lhe fazia lindas serenatas. Geralmente os pais escolhiam os companheiros para os seus filhos.
Afinal, existe uma pluralidade de modos de envolvimento, alguns moderninhos e outros mais tradicionais. É impossível que as coisas voltem a ser como antes. Compreendemos um nítido desequilíbrio entre o aumento da liberdade e da responsabilidade. As relações interpessoais são descompromissadas e se estabelecem de maneira cada vez mais superficial. Na verdade, hoje é muito fácil encontrar alguém, difícil é manter o relacionamento. 
*
*
*
*
*
*
 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando