Buscar

AV1 Psicologia Social I

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0162_AV1_201401 » PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9002/AR
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 08/10/2015 07:56:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201402017239)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A natureza das relações que o indivíduo mantém caracterizando-se pela prevalência do interesse individual sobre o grupal, o que leva as pessoas a se preocuparem apenas consigo próprias, configura a característica identificada como
		
	
	experimentalismo
	 
	individualismo
	
	cooperativismo
	
	etnocentrismo
	
	microteorização
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402017227)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A concentrada preocupação com o desenvolvimento da inteligência e da cognição não significa, que outras dimensões da vida do indivíduo em sociedade sejam simplesmente ignoradas. Neste caso,esta concentração refere-se ao campo de aplicação da psicologia social que é a:
		
	
	politica
	
	gestão
	 
	educação
	 
	etapa do desenvolvimento
	
	perspectiva crítica
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402019046)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando ouvimos uma pessoa falando de outra, acontece que algumas características, por serem mais centrais que outras, fazem com que nos atenhamos a elas e portanto existe a tendência de que as informações recebidas primeiramente exerçam maior representatividade do que as apresentadas posteriormente. Isto acontece:
		
	
	no erro fundamental de atribuição
	
	no comportamento social
	
	na atribuição de causalidade
	
	na compreensão da situação social
	 
	na percepção social
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401972938)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Normalmente, prestamos enorme atenção ao que o outro fala quando interagimos. Mas, na verdade, as palavras que ouvimos não representam a totalidade do que percebemos no momento. Existe outra fonte de informação muito importante além da fala que, muitas das vezes, percebemos sem tomar plena consciência delas. De acordo com o texto acima, estamos nos referindo a:
		
	 
	Comunicação não verbal
	
	Estereótipo
	
	Comunicação verbal
	
	Atribuição de causalidade
	
	Comportamento Social
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401567780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bruna se empenha muito nos seus estudos, pois deseja ser professora de francês. Ela também quer viajar muito, ter muitos amigos e exercer sua liberdade. Remetendo ao autoconceito, é correto afirmar que:
		
	
	Projeções para o futuro não fazem parte do processo do autoconceito do ser humano.
	
	Os esquemas que formamos nos remetem sempre para o passado, inibindo nosso futuro.
	
	A noção de self ideal é equivocada e leva à frustração do indivíduo que dificilmente consegue realizar projeções de desejos.
	
	Nosso autoconceito é limitador de crenças e permite que nossos sistema afetivo-cognitivo crie possibilidades limitadas somente para o presente.
	 
	No autoconceito podemos incluir também os ¿eus possíveis¿, ou seja, o que gostaríamos ou desejamos ser no futuro.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401624598)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	À medida que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar ¿ ao menos temporariamente. (HALL, 2003). Estes autoesquemas afetam de forma significativa a maneira como processamos as informações sociais, uma vez que:
		
	 
	os conceitos de valores são interpretados igualmente, de acordo com a cultura que a pessoa está inserida e de sua identidade pessoal
	 
	o autoconceito representa as crenças específicas pelas quais definimos quem somos.
	
	o homem por essência, precisa do convívio social para então entender a si mesmo sem ter o poder de transformar o meio em que vive
	
	o sujeito tem uma identidade fixa, permanente e essencial
	
	vivemos nossa expectativas em um contexto social no qual a imagem e a cultura dão significado à experiência que temos de nós mesmos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402014387)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os grupos sociais possuem como características básicas a interação e a influência entre seus membros. Podemos caracterizar diversos tipos de grupos, considerando diversas dimensões e critérios. Considerando o que vimos nesta disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale à que estiver correta.
I- Grupo psicológico: São pessoas que passam a ser classificadas de forma casual dentro de um mesmo grupo e que começam a atuar em função dessa identificação.
II- Grupo mínimo: os próprios membros do grupo se identificam como fazendo parte dele por pertencer à mesma categoria social.
III- Grupo compacto: são grupos sociais onde seus membros passam a cooperar entre si visando o alcance de objetivos interdependentes.
São afirmativas corretas:
		
	
	I e III
	 
	Somente afirmativa III
	
	I, II e III
	
	I e II
	 
	II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402014403)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social estuda a dinâmica de funcionamento dos grupos e a influência social exercida nas relações interpessoais que se estabelecem no grupo. Existem diversos fenômenos que são estudados, um deles é a facilitação social. Acerca desse fenômeno podemos afirmar:
		
	 
	A presença de outra pessoa (coatora) pode melhorar o desempenho de tarefas simples.
	
	Para que a presença de uma pessoa afete o desempenho da outra é necessário que haja uma relação de poder entre elas.
	
	Somente quando os sujeitos estão competindo, a presença de outra pessoa pode influenciar o desempenho.
	
	Em tarefas simples não podemos observar a presença do fenômeno de facilitação social.
	
	A presença de uma pessoa pode dificultar o desempenho em tarefas simples porque desconcentra o sujeito.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402032419)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a importância das atitudes para o estudo dos fenômenos da Psicologia Social, observe as seguintes afirmativas. I ¿ A atitude parte da ideia de que ela constitui uma disposição afetiva favorável (quando positiva) ou desfavorável (quando negativa) a um objeto social. II - As atitudes sociais têm uma configuração tridimensional composta pelos elementos cognitivos, afetivos e comportamentais. III - Uma atitude é uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir a pessoas, grupos, problemas sociais ou, de modo mais geral, a qualquer acontecimento no ambiente. Sobre as afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402032415)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre os psicólogos sociais de orientação cognitivista encontramos a definição de atitude a partir da ideia de que ela constitui uma disposição afetiva favorável (quando positiva) ou desfavorável (quando negativa) a um objeto social. A atitude possui três componentes fundamentais, são eles:
I - O componente cognitivo que se caracteriza por afirmar que uma atitude sempre inclui um conjunto de crenças a respeito do objeto. Essas crenças podem ou não corresponder à realidade.
II - O componente afetivo trata do conjunto de sentimentos, ou afetos, relativos ao objeto da atitude.
III- O componente comportamental em geral mantém uma coerência entre si, se existir um conjunto de crenças positivas (componentes cognitivos) a respeito do objeto, um conjunto de afetos (componente afetivo) também positivo, a tendência será de ações favoráveisem relação a ele.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas

Continue navegando