Buscar

Portfolio notícia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
HAND TALK: UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NAS SALAS DE AULA
Aplicativo se transforma em voz e ouvidos para deficientes auditivos
Por: Carine Inês Simon,1790859; Jéssica da Silva Garcia,765958; Karine Bourscheid,1800796
Polo : Campo Novo
Data: 15/09/2017
 
 Fonte: https://sayscentrodeensino.wordpress.com/2013/07/14/hand-talk-encurtando-distancias-na-comunicacao/
Em tempos remotos as pessoas com necessidades educativas especiais eram vítimas da exclusão não apenas no ambiente escolar, mas em toda a sociedade e até pela própria família, devido não serem encaixados nos padrões postos pela sociedade. A Educação especial sofreu sérias mudanças nas últimas três décadas e progressos também, visto que, ampliando a busca por métodos que contribuíssem para uma melhor qualificação de ensino ao relacionar a participação de três esferas: Família, escola e comunidade, todos com o mesmo objetivo ao adaptar as escolas para esta nova realidade, uma educação para todos, sem exclusão utilizando a tecnologia também como recurso pedagógico.
A educação inclusiva bem como a tecnologia é resultado de uma sociedade que se mantém em evolução e mudanças nos paradigmas sociais, por isso, a importância do educador e demais mediadores de ideias é dar espaço a este novo campo do saber e em especial as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) que trazem valores e benefícios.
Diante dessa realidade, os professores da escola municipal Pe. Antônio Michels de São Martinho RS, com alto índice de inclusão auditiva, optaram pelo uso do aplicativo Hand Talk nas aulas de português, auxiliando na alfabetização de surdos, por ser uma ferramenta pedagógica gratuita e de fácil manuseio, podendo ser disponibilizada com mais facilidade ao aluno em questão. Com objetivo de explorar o uso do aplicativo em atividades diárias de alfabetização. Foram pesquisados dados como histórico escolar, entrevista com professoras anteriores, aspectos legais da inclusão e da alfabetização. Através desse estudo, foi possível identificar que o uso do aplicativo Hand Talk é uma ferramenta pedagógica válida para inclusão social do aluno surdo e dos alunos ouvintes na sala de aula regular.
O Hand Talk é um tradutor de texto e áudio em Libras. Todo o texto digitado ou falado no aplicativo é interpretado pelo personagem Hugo, que dá vida ao aplicativo.
A ideia surgiu ao perceber a dificuldade enfrentada com a comunicação pelos alunos surdos e professores, já que a maioria deles depende exclusivamente da língua de sinais para se comunicar, e não conseguem ler e escrever o português adequadamente, o uso do aplicativo na escola surgiu com a intenção de aliar a tecnologia ao processo de inclusão social desses sujeitos.
	Explorado no dia a dia nas aulas adaptando assim o conteúdo, para aperfeiçoar a comunicação escrita, entre os alunos surdos de 10 a 18 anos, como um recurso complementar de comunicação entre professores, alunos e interpretes e ate mesmo em casa entre pais e filhos.
	Com o resultado satisfatório, também passou a ser utilizado com estudantes de libras da escola para reforçar o vocabulário com ajuda do aplicativo.
O Hand Talk foi uma intervenção na alfabetização entre a comunidade surda da escola, atualmente já é utilizados naturalmente entre os alunos dentro e fora da escola como instrumento de busca e pesquisa, nas diversas disciplinas que compõem o currículo. 
Observa-se ainda que existem algumas limitações quanto ao acesso por questões sociais e econômicas, como: aquisição dos aparelhos celulares de alto custo, acesso à internet entre outros. Quanto à funcionalidade, existe ainda um número limitado de sinais nos bancos de dados, o que inviabiliza conhecer alguns sinais, devido às diferenças regionais, principalmente. A interface com inadequações no contraste das cores e outras limitações. 
Acredita-se que, apesar de alguns alunos surdos ainda não terem acesso a esses aplicativos por questões econômicas e estruturais, é inegável a relevância dessas iniciativas tecnológicas elas têm oferecido aos alunos surdos a chance de ter ao seu dispor recursos extremamente funcionais e inteligentes, por meio dos aparelhos celulares com sistema operacional Android. 
. Investir no desenvolvimento de soluções de acessibilidade foi a forma encontrada pela escola com uso do aplicativo Hand Talk para auxiliar na inserção dos alunos surdos em áreas como educação, trabalho, lazer e qualquer atividade do dia a dia.
Blog:https://tecnologiaeeducacaodotblog.wordpress.com/2017/09/15/hand-talk-uma-ferramenta-deinclusao-social-nas-salas-de-aula-aplicativo-se-transforma-em-voz-e-ouvidos-para-deficientesauditivos/

Continue navegando