Buscar

AV AULA5

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
CEL0304_A5_201603505661_V1 
Lupa	 	Calc.
Diminuir Letra	Aumentar Letra	 	 Calculadora
 	
Vídeo	
PPT	
MP3	 
Aluno: JEFERSON SOUZA DO ESPIRITO SANTO	Matrícula: 201603505661
Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1.
O planejamento em Educação é o conjunto de ações sistematizadas para o alcance de objetivos definidos, incluindo ainda a definição de estratégias para a consecução desses objetivos. Temos vários tipos de planejamento em Educação. Aquele que envolve os professores, direta e especificamente chamamos de:
 	Planejamento de políticas públicas
 Certo	Planejamento de Ensino
	Planejamento setorial
	Planejamento educacional nacional
	Planejamento Institucional
2.
O planejamento participativo é um processo reflexivo pelo qual se identificam as necessidades da população, da clientela (DEMO, 1988). Nesse sentido, a participação é fundamental para garantir a gestão democrática, pois é assim que todos os envolvidos no processo educacional da instituição estarão presentes, tanto nas decisões e construções de propostas (planos, programas, projetos, ações, eventos) como no processo de implementação, acompanhamento e avaliação. Essa proposta busca:
 Certo	Interferir na realidade e transformá-la
	Reproduzir o modelo dominante
	Manter o status quo
	Centralizar as decisões na direção da escola
	Garantir a manutenção da estrutura social
	Gabarito Coment.	
3.
. Haydt (2006) afirma que o plano de aula é um instrumento referencial, um roteiro, cabendo ao professor enriquecê-lo com suas habilidades e criatividade. Desta forma então podemos afirmar que o planejamento didático tem a função de: A.( ) Organizar os conteúdos que serão trabalhados durante o ano letivo. B.( ) Organizar os conteúdos para garantir que toda ementa seja cumprida. C.( ) Contribuir para que a turma fique tranquila e tenha tarefas durante a aula. D.( ) Impedir que haja reclamações após as avaliações. E.( ) Adequar os conteúdos aos trabalhos didáticos, aos recursos disponíveis e as situações reais.
 	B.( ) Organizar os conteúdos para garantir que toda ementa seja cumprida.
 Certo	E.(X ) Adequar os conteúdos aos trabalhos didáticos, aos recursos disponíveis e as situações reais.
	A.( ) Organizar os conteúdos que serão trabalhados durante o ano letivo.
	C.( ) Contribuir para que a turma fique tranquila e tenha tarefas durante a aula.
	D.( ) Impedir que haja reclamações após as avaliações.
4.
Para Gandin (1995), educador progressista, o Planejamento Educacional envolve a definição de um marco referencial, o diagnóstico da realidade e os planos de ação específicos. Sobre a construção do marco referencial podemos afirmar que:
 	são as técnicas aplicadas para solução de problemas
 Certo	são os fundamentos teóricos que respaldarão as ações pedagógicas
	são os orçamentos financeiros previstos para o ano letivo
	são as decisões do diretor da escola
	são os planos de aula propriamente ditos
	Gabarito Coment.	
5.
A Pedagogia Libertadora é uma das tendências pedagógicas que apresentam caráter progressista. Estabeleceu-se a partir dos movimentos de educação popular que ocorreram entre o final da década de 50 e início dos anos 60. Foi interrompida pelo golpe militar em 1964 e retomada no final dos anos 70 e início dos anos 80. Esta tendência pedagógica foi proposta por:
 	Dermerval Saviani
	Vygotsky
 Certo	Paulo Freire
	Pestallozi
	Jonh Dewey
6.
O papel mediador do professor no processo de ensino e aprendizagem exige uma postura sustentada em práticas de respeito ao aluno, no que se refere ao conhecimento, à vivência cultural e à realidade concreta. Nesse sentido, a mediação do professor exige
 Errado	Considerar o aluno como sujeito partícipe do processo de ensino e aprendizagem, tomando como ponto de partida os conteúdos estruturados.
 Certo	Pensar no progresso cultural do aluno, com vistas a resultados significativos de aprendizagem, partindo dos saberes vi vidos e dos conteúdos do currículo contextualizados
	saberes necessários a uma prática pedagógica diretiva que possibilite mais autonomia ao aluno e menos responsabilidade ao professor.
	Saberes necessários a uma prática docente mais determinista e menos preocupada com as relações entre o currículo e as experiências culturais dos alunos
	pensar no progresso cultural do aluno, com vistas a resultados significativos de aprendizagem, partindo dos saberes vi vidos e dos conteúdos do currículo contextualizados.
7.
Repensar a escola e o ensino é repensar criticamente tempo e espaço em termos de seus usos, disposições e combinações, visando melhor concretização do projeto de formação dos alunos. Como considerar esses dois aspectos no planejamento das aulas?
 	Tempo e espaço físico não devem ser flexibilizados, pois interferem na movimentação e estrutura da escola;
	Flexibilizar a noção de tempo e espaço pode gerar atraso no desenvolvimento dos alunos, bem como no ensino do professor;
	Não há relação entre tempo e espaço, pois, não interferem na movimentação e estrutura da escola;
 Certo	Tempo e espaço recombinados oferecem condições para que as atividades propostas para a formação dos alunos atinjam seu objetivo;
	Tempo e espaço de aula não são importantes para a trajetória de formação do aluno, mas sim os métodos que o professor utiliza.
	Gabarito Coment.	
8.
Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma pessoa. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?
 Certo	Classificatória - medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à escrita.
	Diagnóstica - conhecer os conhecimentos já aprendidos pelas crianças.
	Formativa - acompanhar o processo de aprendizagem das crianças.
	Mediadora - intervir nas aprendizagens realizadas pelas crianças.
	Investigativa - conhecer os indícios das aprendizagens realizadas pelas crianças.
	Gabarito Coment.

Continue navegando