Buscar

SISTEMA REPRODUTOR DA FÊMEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA REPRODUTOR DA FÊMEA
É constituído por dois ovários, dois ovidutos, útero, vagina e vulva. Tem como função reproduzir gametas femininos (óvulos, ovócitos, oócitos), acomodar e nutrir o embrião em desenvolvimento, transportar os gametas femininos e masculinos e produzir hormônios estrógeno (células foliculares e da granulosa) e progesterona (corpo lúteo).
Ovário: Órgão par responsável pela produção dos ovócitos e síntese de estrógeno e progesterona. Apresenta se revestido externamente por um epitélio simples cubico. Abaixo do epitélio superficial encontra se no ovário duas regiões:
Córtex – Presença de folículos ovarianos em desenvolvimento, corpos lúteos, tecido conjuntivo especializado com células intersticiais que envolvem os folículos ovarianos.
Folículo primordial: todos estão presentes ao nascimento. São constituídos pelo ovócito e por uma camada de células foliculares pavimentosas e/ou colunares.
Folículo primário: ocorre multiplicação das células foliculares ou da granulosa, constituindo algumas camadas de células somáticas revestindo o ovócito.
Folículo secundário: folículo que ocorre na sequencia do folículo primário, aumenta o numero de células da granulosa.
Folículo terciário/maduro/Graaf: folículo que apresenta grande quantidade de células da granulosa, presença de um antro folicular com liquido folicular e o ovócitos direcionado para um dos polos do folículo.
Medula – Região mais interna constituída por tecido conjuntivo frouxo com grandes vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Em éguas o córtex encontra se na região mais interna do ovário, atingindo a superfície pela fossa de ovulação.
Oviduto: Compreende três regiões: infundíbulo com presença de fimbrias, ampola, local da fecundação e istmo, estreitamento ligando se ao útero. Apresenta mucosa pregueada com epitélio simples prismático intermitentemente ciliado, as células não ciliadas são secretoras e aumentam de tamanho por estimulo da progesterona. Lamina própria submucosa constituída por tecido conjuntivo frouxo sem glândulas, muscular constituída de musculo liso com fibras em disposição circular e longitudinal e serosa típica.
Útero: Compreende a cérvix, corpo uterino e cornos uterinos. Organização histológica:
Endométrio (mucosa) – epitélio simples prismático, lamina própria de tecido conjuntivo frouxo com células de defesa mononucleadas e polimorfonucleadas, presença de glândulas uterinas tubulares simples ou ramificadas.
Miométrio (muscular) – musculo liso em duas disposições: circular (interno) e longitudinal (externo).
Serosa – típica: submesotélio de tecido conjuntivo frouxo e mesotélio de epitélio simples pavimentoso. Em ruminantes a mucosa uterina é ricamente vascularizada e sem glândulas denominadas carúnculas.
Cervix – mucosa: epitélio estratificado pavimentoso, lamina própria: tecido conjuntivo frouxo a denso conforme período do ciclo estral. Submucosa: tecido conjuntivo denso, muscular: musculo liso com fibras elásticas e adventícia: típica.
Vagina: Epitélio estratificado pavimentoso, lamina própria, submucosa: tecido conjuntivo frouxo a denso com nódulos linfáticos, muscular: musculo liso com fibras em três disposições: longitudinal (interna), circular (média) e longitudinal (externa). Cranialmente serosa e caudalmente adventícia.
Vulva: Compreende vestíbulo e lábios vulvares.
Vestíbulo – Epitélio estratificado pavimentoso, lamina própria, submucosa: tecido conjuntivo frouxo a denso com nódulos linfáticos e presença de fibras elásticas, presença de glândulas vestibulares maiores (glândulas mucosas túbulo alveolares compostas) presente na ovelha, vaca e gata e glândulas vestibulares menores (glândulas mucosas túbulo alveolares ramificadas) presente em todas as espécies. Muscular: longitudinal (interna) de musculo liso e circular (externa) de musculo estriado esquelético que compreende ao musculo constritor da vulva e ao do musculo constritor do vestíbulo. Adventícia típica.
Uretra: Se abre no vestíbulo, mucosa com epitélio de transição, lamina própria, submucosa: tecido conjuntivo frouxo a denso, muscular: cranial, musculo liso e caudal, musculo liso e estriado esquelético, adventícia típica.
Lábios vulvares: Correspondem a pregas de tegumento com estruturas acessórias da pele.

Continue navegando