Buscar

Resumindo Colinérgicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumindo Colinérgicos
Ação no receptor MUSCARÍNICO
(INSERIR O QUE JÁ FOI ESCRITO)
A atuação da Ach no receptor M3 (localizado no mm liso e glândulas), permite a contração de toda a musculatura lisa visceral (brônquios, bronquíolos, pulmão) e secreção das glândulas do nosso corpo, com exceção do mm liso vascular, onde a essa atuação vai promover relaxamento, devido a Ach estimular a produção de Óxido Nítrico, promovendo a vasodilatação (relax). Ação da Ach se dá nas cels endoteliais presentes no musculo liso vascular, e não presente em outros mms. 
Um dos efeitos da Ach pode ocorrer pela acção dela no receptor M1 que está presentes no SNC e no estômago. A Ach se ligando ao receptor M1, vai ativar uma fosfolipase C, a qual vai produzir DAG e IP3, aumentando a liberação de Ca2+, o que permite uma ação excitatória no SNC e contração no mm liso do TGI, fazendo com que se tenha um aumento da motilidade gastroinstestinal, aumentando a secreção de ácido clorídrico, aumentando assim os riscos de se ter uma gastrite/úlcera.
Ação no receptor NICOTÍNICO 
Receptores nicotínicos = associados a canais iônicos = produzem efeitos mais rápidos. A maioria dos efeitos são excitatórios uma vez que vão atuar nos gânglios, estimulando o sistema Simpático e Parassimpático, de forma que se tenha uma liberação dos 3 neutrotransmissores: Ach, NOR e Adr. Com uma maior excreção de Adr, isso se dá pela observação de um maior efeito do Sistema Simpático no músculo. 
Tipos: ganglionar, muscular e neuronal.
A Ach sendo liberada na fenda sináptica e atuar em um receptor nicotínico do tipo Muscular, na junção neuromuscular, ela vai promover uma diminuição K e aumento da liberação de C2+, favorecendo a despolarização da membrana, que permite a entrada de Ca+2 na cél promovendo a contração do mm esquelético. Se a Ach atuar no receptor nicotínico do tipo ganglionar, acontece o mesmo, diminui a comitância de K, aumenta a de Ca2+, promove despolarização da membrana, permite a entrada de Ca2+ promovendo a exocitose da vesícula e assim aumenta a liberação de NOR e Adr na fenda sináptica. 
Síntese | Armazenamento | Liberação de Ach
CADERNO.

Continue navegando