Buscar

av3fundamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão: As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos e seu objeto de investigação é
resposta: o homem nas relações intersubjetivas.
questão: Sobre a cultura no sentido sócio antropológico podemos dizer que:
resposta: A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais.
Questão: As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Quanto a antropologia, esta centraliza suas observações a partir:
resposta: Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades;
questão: Ação Social é o objeto de estudo da sociologia compreensiva de Max Weber. A sociologia weberiana possui como premissa compreender as intenções subjetivas e os valores que orientam a conduta dos indivíduos quando interagem em sociedade. Analise as alternativas abaixo e marque a conduta que orienta, de forma predominante, os indivíduos nas sociedades capitalista. 
resposta: Ação racional ligada a fins na qual o indivíduo orienta sua ação adequando meios a fins para alcançar determinados objetivos tidos como legítimos para o agente. 
questão: Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido que possuem para os indivíduos que as praticam. Nesse sentido, a ação social se configura como uma ação intencional. Trata-se de ação social, EXCETO quando você
resposta: Atua motivado por um hábito fisiológico. 
-----------------	 abaixo prova av2 2017
Questão: (ufu 2013) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta:
 resposta: um dos principais legados do iluminismo foi a critica severa as concepções cientificas da realidade social, cobinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso
questão: Karl Marx viu muito de perto as transformações sociais promovidas pelo surgimento do Capitalismo industrial, a polarização de interesse entre burguesia e proletariado, a exploração da força de trabalho e a concentração dos meios de produção nas mãos dos capitalistas. Sobre a sociologia de Marx, assinale a alternativa INCORRETA
 resposta: a teoria liberal de marx foi erguida sobre as bases da dinâmica da economia de mercado
 resposta1:Marx apresenta as características da sociedade capitalista por meio de sua teoria liberal sobre a dinâmica da economia de mercado.
questão: (Adaptada do Vestibular UFU/2004): Com relação aos conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica , na obra de Émile Durkheim ,assinale a alternativa correta:
 resposta: a solidariedade orgânica define-se como aquela em que a coesão se dá pela diferenciação das funções.
questão:O poder é o exercício humano de suas capacidades de domínio. O ser humano usa de suas atribuições de autoridade para promover o domínio sobre os outros. Não poucas vezes, esse domínio acontece por meio da violência. Não é por acaso que estamos vivendo uma época de tremenda insegurança pública. Há duas formas fundamentais do exercício da capacidade de dominação e, quando essas duas formas, conhecimento e propriedadeunem-se em torno de um poder único, as relações de poder se complexificam. O resultado são os poderes totalitários, representados outrora pelo Nazismo, Fascismo , e mais tarde na Guerra Fria, através dos Estados Unidos e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Hoje, o Estado Totalitário chama-se, tomando uso de maneira lacônica das respeitadas palavras de Max Weber, Mão Invisível do Mercado. Aquela mão que você não vê,mas que está lá sobre o Estado, sobre as instituições, sobre as religiões, sobre as culturas, sobre a mídia, sobre a ética, sobre as ciências, sobre as instituições médicas, sobre as forças de segurança, sobre os recursos naturais, violentando os seres humanos e a natureza a fim de que eles aceitem definitivamente as regras do Capital. Considere tais reflexões e julgue os itens abaixo e assinale o único correto:
resposta: As duas formas de poder fundamentais são a posse e a política
 Questão: Atualmente, um rapaz pode ceder um beijo ao namorado em um shopping center e, se sofrer discriminação por este ato, o estabelecimento comercial poderá ser multado e até ter seu alvará cassado. Em épocas passadas, um jovem que fosse flagrado praticando ação semelhante era estigmatizado e posto à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de ideias e comportamentos em vários setores da sociedade brasileira. Podemos, portanto, afirmar que:
 resposta: a cultura é dinâmica porque padrões de comportamento mudam a partir reflexões realizadas dentro da própria cultura.
Discursiva
questão: A partir do texto abaixo, construa uma análise que contemple a perspectiva teórica de Karl Marx sobre o papel do Direito no Estado Moderno. "A arrumação da ordem era calculada e os favelados contidos. Mas será que a elite imaginava que eles entendiam que eram inferiores mentalmente e que estavam conformados indefinidamente com o destino a eles reservado? Será que imaginavam que estas pessoas discriminadas entendiam que isso era uma fatalidade imutável? Tudo mudou com a abertura democrática, a globalização, a televisão. Escândalos e mais escândalos no Brasil e nunca os culpados vão para a cadeia. Quem é que lota os presídios? E começaram a haver manifestações de afirmação de cidadania. Legítimas e as ilegítimas. Que história é essa de prisão especial? Este tipo de prisão deve haver em razão da natureza do crime e não da qualidade de quem o praticou." (entrevista do diretor do Instituto de Segurança Pública, Jorge da Silva, JB, 31 maio 2003. Ideias, p. 3)
resposta: Esta questão deve contemplar a análise do sistema jurídico como aparato do Estado moderno capitalista, na concepção marxista "um coletivo ilusório". Para Marx, as classes economicamente dominantes desenvolveram formas de dominação políticas que lhes permitem apropriar-se do aparato de poder do Estado e, com ele, legitimar seus interesses sob a forma de leis e planos econômicos e políticos. Neste sentido, a crítica marxista é a de que o Direito nada mais é do que um instrumento de legalidade da exploração capitalista.
Questão: “Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve esta r trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês." (Cecil Rhodes, colonizador britânico). O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga -se: (i) Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX? 
resposta I:Eram vistas como “fósseis vivos” ou sociedades "inferiores" e “selvagens”, desprovidas de desenvolvimento e civilidade, marcadas pelo atraso e pela barbárie.
 (ii) Qual a forma de pensamento embasava essa visão e o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
 resposta II: Pensamento do Darwinismo social, que defendia a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros; justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação , ou seja, estateoria passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas p elo próprio homem, como s e fosse fenômeno natural. Dessa forma, a ciência ajudava a afirmar que a primazia da Europa sobre outros povos explicava -se pelo fato de que sua civilização estava no topo da cadeia evolutiva. Assim, a invasão, ocupação e exploração de populações inteiras na África, Ásia , Oceania e Américas eram vistas como ações humanistas civilizatórias, o que os europeus (ingleses, alemães, franceses, belgas, et.) estavam realizando era uma espécie de missão civilizatória, levando desenvolvimento e civilidade a espaços dominados p elo atraso e pela barbárie. Representaram naquele momento histórico uma justificativa para o avanço imperialista ou neocolonislista sobre aqueles povos.
questão: Émile Durkheim procurou definir o objeto de sua sociologia. Em seguida procurou estabelecer certas distinções entre fenômenos normais e fenômenos tidos c om o patológicos. Nesse sentido, leia atentamente o texto abaixo e responda as questões propostas: A corrupção nossa de cada dia (El País /Brasil, 04/12/201 3) 
resposta: A corrupção. Trata-se de um fenômeno geral, exterior ao indivíduo e coercitivo, impondo-se às vontades individuais . II) Na sociedade em questão trata -se de um fato social considerado normal, por ser frequente, recorrente e tolerado ou aceito pela média dos indivíduos desse grupo

Continue navegando