Buscar

Aula Fichamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Fichamento  
*
 		
 		Você já leu algo muito importante em algum lugar ( ????) e nunca mais encontrou para ler novamente?
*
 		
	1. Definição
	O fichamento é uma forma de investigar que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. 
 É uma parte importante na organização da pesquisa, permitindo um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho. 
*
 		
	O fichamento facilitará a procura do pesquisador, que terá ao seu alcance as informações coletadas nas bibliotecas públicas ou privadas, na Internet, ou mesmo em seu acervo particular, evitando que consulte mais de uma vez a respeito de um determinado tema, por não conseguir memorizar todos os dados aos quais teve acesso. 
*
Tipos de Fichamento
Ficha bibliográfica por autor
b) Ficha bibliográfica por assunto
c) Ficha de transcrição (ou de citação
d) Ficha de resumo ou comentário
*
Ficha bibliográfica por autor
Anota-se: o nome do autor (na chamada), o título da obra, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume se houver mais de um e número de páginas.
*
Exemplo:
*
b) Ficha bibliográfica por assunto
 “Esse tipo de fichamento é mais fácil de trabalhar. As instruções indicadas no item anterior repetem-se aqui, sendo que desta vez o assunto deve estar encabeçando a ficha (na chamada)” (MOTA apud CRUZ; RIBEIRO, 2004, p.92).
*
Exemplo
*
c) Ficha de transcrição (ou de citação
 
 Este tipo de fichamento serve para que o pesquisador selecione as passagens que achar mais interessantes no decorrer da obra. É necessário que seja reproduzido fielmente o texto do autor (cópia literal). 
*
Exemplo
*
 d) Ficha de resumo ou comentário
 	Você pode utilizar esse tipo de ficha para expor, abreviadamente, as principais idéias do autor ou também para sintetizar as idéias principais de um texto ou de uma aula. 
 A ficha de resumo deve ser breve e redigida com as próprias palavras, não precisando obedecer a estrutura da obra .
*
Exemplo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais