Buscar

Exercício de Fixação Brasilata

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação (valendo nota)
Questões com base no case da Brasilata
Por que os autores do case colocam que a Brasilata conseguiu inovar em um mercado maduro? Isso é difícil? 
A empresa Brasilata foi considerada inovadora em um mercado maduro por que ela conseguiu através de um plano de gestão empresarial o compromisso e a valorização de seu funcionários, inovar o meio de produção como que seu produtos não eram só reconhecidos no Brasil mais também no estrangeiro. Inovar é difícil por ter muitas empresas em muitos ramos parecidos uns dos outros, mais não devem ser evitados. Na época tinham muitas substituições de matérias e a escassez de certas matérias primas que os deixavam mais difícil de inovar.
Identifique os quatro tipos de inovação (produto, processo, marketing e organizacional) descritos no case da Brasilata e destaque os trechos em que cada uma aparece.
Produto: Fechamento Plus, que constituía de uma concepção de tampas para latas de aço para tintas.
Processo: Projeto Simplificação, no ano de 1985 oi quando iniciaram a adoção de novas técnicas gerencias e operacionais japonesas ( Kabam e o Just-In-Time).
Marketing: Fechamento Biplus (e, a Brasilata desenvolveu o Fechamento Biplus, que como o próprio nome sugere, trata-se de uma dupla tampa plus, desenvolvida para atender o mercado das tintas que são coloridas nas próprias lojas, de acordo com o desejo do cliente. A equipe técnica da Brasilata inventou uma segunda tampa, feita com material plástico e que ao quebrar um lacre permite uma fácil abertura).
Organizacional: Reengenharia Participativa (Com a abertura dos canais de comunicação em 1987 e culminando com a reengenharia participativa em 1997, os níveis foram diminuídos e as decisões ficaram mais próximas do local onde surgem os problemas. Quando é necessária uma argumentação ou negociação com diretores ou gerentes, geralmente a pessoa que detém os dados e as informações para a tomada de decisão é quem negocia com os superiores hierárquicos).

Continue navegando