Buscar

Psicologia diferença entre teorias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Humanismo, psicanálise e behaviorismo (escola psicológica)
Escolas psicológicas
Psicanálise
O maior expoente e fundador do paradigma psicanalítico de Sigmund Freud, que a hipótese da existência do inconsciente fundamentais e determinação (causalidade) psíquica transtornos neuróticos.
Freud postulou um modelo espacial do aparelho psíquico, que em uma primeira topografia divide esta última em três sistemas: consciente, pré-consciente e inconsciente, e então (de 1923) [1] propõe um modelo estrutural da psique é dividido em três níveis : o ego id e superego. Este modelo também é conhecido como “topografia freudiana segundo.” Ambos se sobrepõem tópica, ou seja, não há correspondência entre essas entidades definidas a seguir, com os sistemas definidos na primeira tópica.
Outra contribuição importante teórico da psicanálise é o conceito mais amplo da sexualidade humana, incluindo a sexualidade infantil, ou seja, antes da genitalidade adulta. Freud postulou a existência de desenvolvimento psicossexual em três fases que precedem a sexualidade infantil madura: oral, fase anal-sádica, fase fálica.
O objeto de estudo da psicanálise é a exploração fundamentalmente inconsciente, testes com uma técnica de tratamento que é a regra fundamental da associação livre.
Comportamento (behaviorismo)
Psicologia atual fervorosamente defendendo a idéia de método científico, porque a escola em si é puramente científico e da parte de base por Wundt, que transforma a ciência psicológica. Os maiores expoentes desse movimento é o Sr. Pavlov, Watson e Skinner (que posou no behaviorismo clássico e operante), esta teoria tinha uma visão mecanicista do homem como ele é baseado no conceito de arco reflexo base de estímulo-resposta, que é indo para as teorias básicas de aprendizagem (condicionamento), vêm à mente como um passivo ou a consciência para um nível mais concreto do que subjetiva (contra a psicanálise), o homem é determinado pelo fator do ambiente circundante, e este estímulos condicionados que produzem certos atos.
Mas esse condicionamento é baseada em duas partes clássico e operante, reflexologia mais russo. Estes tentativa de explicar como incentivando as pessoas a entender e aprender. B.F. Skinner, o melhor exemplo de condicionamento operante, além dos estímulos, levantou a idéia de reforço (+) e (-), também aumenta as penas (+) e (-) de acordo com o resultado de melhora ou declínio comportamento X.
Este estudo define o objeto que possui a escola, claramente o comportamento dos indivíduos em uma área de estímulo e resposta, já que eles vêem esse aspecto que é mensurável aqui novamente entra em jogo que é o método científico, pois este é o comportamento claramente observável todos os processos mentais, emoções afeto, ou derivados de cada estudo, se é perceptível apenas na consciência humana corporal é, em essência quase intocável, pois só consciência pode ser analisada como refletida nas ações de pessoas. E — A — Black Box R (ópera no meio) (Inconsciente)
Agora sobre a pessoa e sua concepção de doença é que o comportamento maladaptive não se encaixam a norma social, por isso uma de suas frases é “no aspecto da influência social é tudo, como o homem é determinado pelo ambiente” , e use o ideal principal é a mudança de comportamento, ou comportamento maladaptive dentro da faixa de normalidade social.
Os conhecimentos adquiridos a partir desta escola é muito grande, para entender como são a base deste movimento seria uma pessoa listada como o oposto de Descartes, quero dizer, Sr. Bacon, que em seus postulados pode ver uma reorganização do método científico e também um ainda mais com este conceito atual de que a ciência é baseada no estudo do homem e seu ambiente, através da observação direta e de controle, é claramente uma base para o comportamento futuro, porque suas teorias são através do laboratório (assim controlada) e, por sua vez é direto e mensurável.
Em bom se a proposta de como o comportamento natural sempre nos influenciaram de uma forma ou de outra, antes do final desta corrente, devo dizer que o behaviorismo teve sobre uma fusão com as teorias cognitivas e tornou-se “cognitivo-comportamental “um dos pioneiros deste foi o Sr. Bandura e de aprendizagem social” que aprendem observando os outros (imitando) “, o sindicato ajudou a ver o peso de fatores cognitivos nas respostas aos estímulos e adicionados anteriormente nomeados e mesmo este método é empregado em um grande caminho na educação.
Mas se voltarmos a partir do Paleolítico, o homem teve que começar do selvagem, porque hoje é quebrado pela metade em ambiente natural, a preocupação agora é medida no ambiente sócio-cultural e do impacto em um.
Como um resumo, mas é criticado por seus métodos realização científica e estabelecer um parâmetro de correlação em psicologia estava faltando algo ou entorpecente, também contribuiu para uma visão mais concreta do social e do indivíduo, ea reação que produz a média de pessoas positiva ou patológica
Humanismo
Para os psicólogos escolares homem humanista é psicologicamente diferente dos animais (conceito mental). O homem é bom por natureza, além de cada homem, tem uma natureza específica que lhe permite escolher ao ganhar consciência da bifurcação entre “o bem eo mal” natureza, bem como a raça é, como outros homens, tem uma natureza individual, que é único e irrepetível. Como cada homem diferente dos outros, como tal deve ser tratada e estudada em particular. Evitar o uso de esquemas pré-estabelecidos ou conceitos através dos quais para explicar ou interpretar o comportamento de correspondência de um grupo, mas não significa que do indivíduo como diferente do que recebe e assimila cada experiência em uma típica e pessoal, que, embora haja uma natureza racial como seres humanos, uma é autônoma e aprender pelos seus empregadores.
Há dois aspectos importantes que foram transmitidos através da filosofia existencial e retorna psicologia humanista:
A aceitação da parte dolorosa da vida (a luta com a dor leva à ansiedade, para que haja uma garantia de que a dor é ruim).
Estruturas sociais estão gerando doença (a primeira dessas estruturas é a família). Um dos expoentes desta escola, Sr. Rogers, o drama centra-se na díade terapêutica (psicólogo-paciente) e parte da idéia de que o indivíduo tem dentro de si recursos suficientes podem ser mobilizados, desde que o psicólogo consegue criar um clima adequado.
Para Maslow a pessoa progride gradualmente a superar uma série de hierarquicamente mais precisa de importância biológica e psicológica menores Crescente (pirâmide de Maslow). O homem faz quando suas necessidades se tornar a prioridade do self (como a contemplação da beleza, a busca da verdade e reuniões religiosas).
Princípios da Psicologia Humanista
1. O homem é mais do que a soma das partes.
2. O homem é a essência em um contexto humano.
3. O homem vive conscientemente.
4. O homem está em posição de escolher.
5. O homem é um goal-oriented.
6. O homem não é apenas um ser.
Notas:
[1] Freud, Sigmund, O Ego eo Id, em Collected Works, Vol. XIX, Amorrotu, B. Aires 9 º. Edição de 1996, ISBN 950-518-575-8 (título original: Das Ich und das, de 1923)
http://psicopsi.com/pt/humanismo-psicanalise-behaviorismo-escola-psicologica/

Continue navegando