Buscar

A1 PSI E SAUDE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – CAMPUS CABO FRIO
CURSO DE PSICOLOGIA
Psicologia e Saúde 
Cabo Frio
2023
Respostas da avaliação A1 sobre o estudo de caso de Mariana.
a) Homofobia e violência por parte dos colegas da escola, queda do rendimento acadêmico, choro e baixa autoestima e dúvidas quanto a sua orientação sexual.
b) - Deixar claro que está disposto a ouvir e apoiar o adolescente em qualquer dúvida ou preocupação relacionada à sua orientação sexual.
- Criar um ambiente seguro e confiável para que eles se sintam à vontade para compartilhar suas informações.
- Informar aos adolescentes sobre a construção da identidade sexual, gênero e orientação sexual;
- Conversar com os adolescentes sobre o fato de que todas as pessoas têm direito à autonomia e integridade sexual, e que a decisão sobre a própria sexualidade é totalmente pessoal e intransferível;
- Apoiar e pontuar aos jovens que a homossexualidade é discriminação e preconceito e deve ser combatida;
- Esclarecer aos adolescentes que a orientação sexual não é uma opção das pessoas e, sim, um sentimento sobre o qual não temos domínio. 
c) - Estimular os adolescentes a informar ao professor ou funcionário da escola a violência sofrida;
- Oferecer suporte e aconselhamento aos alunos envolvidos em situações de agressão e, quando necessário, encaminhá-los para profissionais especializados em saúde mental.
- Realizar programas de educação em saúde nas escolas, abordando temas como prevenção do bullying, resolução de conflitos e promoção do respeito mútuo e identificar fatores de risco e criar estratégias de prevenção para reduzir as situações de agressão.
d) Primário
e) Afirmativo. É importante que os profissionais de saúde e da escola considerem a comunicação com a família. A colaboração entre a escola, os profissionais de saúde e os pais ou responsáveis ​​é fundamental para garantir o bem-estar do adolescente e ajudá-lo a superar as dificuldades que está enfrentando. A comunicação com a família de Mariana deve ser realizada com sensibilidade e consideração pelo bem-estar da adolescente. O objetivo é fornecer apoio e encontrar maneiras de ajudá-la a superar as dificuldades, garantindo ao mesmo tempo que sua privacidade seja respeitada sempre que possível.
image1.png

Continue navegando

Outros materiais