Buscar

MEMORIAL DESCRITIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MEMORIAL DESCRITIVO
Obra: Residência uni familiar
Local: Rua Maria Rita CustResidencial Paulino Davanzzo II, Uchoa-SP
Área existente: 210m²
Área construída: 127,26 m²
Proprietário: Silvio César Magri
– OBJETIVO
Este memorial descritivo consiste em listar os materiais usados na obra, e definir o uso correto dos mesmos. Esta obra constitui na construção de uma casa, de sua fundação ao seu acabamento.
– ESPECIFICAÇÕES
Os serviços e obras deverão ser executados em rigorosa concordância com o projeto e o memorial descritivo. Concluída a obra, o executor deverá oferecer ao senhor Silvio Cesar Magri, os desenhos atualizados de quaisquer mudanças durante a execução da obra (que tenham sido aprovadas pelo responsável técnico).
– NORMAS TÉCNICAS
A execução se todos os serviços que compõem a obra deverá obedecer as normas ABNT em vigor, inclusive ás das concessionárias locais.
Ficará a critério da fiscalização impugnar qualquer serviço que não satisfaça ao estabelecido nesse.
	
– LOCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA OBRA
A obra deverá ser locada com extremo rigor, os esquadros conferidos a trena, e as medidas tomadas em nível. Utilizando estacas de madeira para a demarcação e esquadrejamento da casa.
As paredes deverão ser locadas pelos seus eixos, afim de compensar as diferenças entre as medidas reais dos tijolos e aquelas consignadas em planta.
- INSTALAÇÕES
Ficarão a cargo do executor, todas as providencias correspondentes a instalações provisórias como, andaimes, instalação da obra, placas e containeres.
– MOVIMENTOS DE TERRA
Inicialmente haverá apenas limpeza do terreno, retirando material orgânico.
– FUNDAÇÕES
Serão abertas as valas para as vigas baldrame nas dimensões do projeto, com largura de 20cm e profundidade de 25cm. Em seguida, a colocação dos ferros colunas, e a concretagem até o nível do terreno.
- ALICERCE 
O alicerce acompanhará um nível único no terreno, e será feito de tijolo pó de mico. Em seguida as colunas serão preenchidas com concreto até a altura do alicerce.
– IMPERMEABILIZAÇÃO 
Os alicerces serão rebocados com argamassa manufaturada na obra, depois da secagem será aplicado um impermeabilizante (SIKATOP) para a vedação.
– ALVENARIA
Primeiramente será erguidas as paredes até a altura aproximada de 1metro (blocos de 8 furos comum nas paredes internas e muros e blocos de 6 furos estrutural nas paredes externas), sempre deixando os vãos das portas. Em seguida será passada uma cinta de ferro em todas as paredes da casa, coberta por uma fiada de tijolo pó de mico, esta que vem nivelando as paredes que foram desniveladas durante a construção das próprias. Após a secagem, as colunas serão preenchidas com concreto até a altura das paredes. Depois disso vem a etapa do respaldo, onde todas as paredes da casa serão erguidas até 3 metros, e a garagem até 2,70metros, sempre deixando os vãos das janelas. Para finalizar, passa-se outra cinta de ferro em todo corpo da casa, nivelando com tijolo pó de mico, em seguida o enchimento das colunas com concreto.
10.1 – Depois da secagem do concreto da laje, serão feitos caixotes em alvenaria nos beirais da casa, para cobertura e estética.
– LAJE
Após o respaldo, será montada a laje em todos os 127 metros da casa. Colocação dos trilhos de concreto corretamente espaçados para que no vão caibam as lajotas de cerâmica. Depois de devidamente montado os trilhos e as lajotas, vem a c oncretagem da laje, com espessura de 5 a 6cm acima dos trilhos. 
– COBERTURA
A estrutura da cobertura será feita com caibros, e vigas de madeira nas distancias mais longas, em seguida será feita a cobertura com telhas de fibrocimento 6mm. Logo em seguida a aplicação das calhas e rufos, com os devidos caimentos de água e vedação com cola PU.
– CONTRAPISO
No esquadro da obra após a compactação do solo, este que será molhado, será aplicado o concreto FCK>=13,5Mpa, com espessura mínima de 5cm, com os devidos caimentos para água.
– REVESTIMENTOS
Nas parede ainda em alvenaria, será feito um chapisco com massa de reboco, após a secagem será feito o reboco em toda casa, interna e externamente, incluindo lajes. Todas as superfícies desempenadas, só não precisarão ser desempenadas as paredes que posteriormente serão revestidas com cerâmicas.
– INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Toda a tubulação será executada com tubos e conexões de PVC rígido e soldável. As tubulações sanitárias enterradas deverão ter um caimento de no mínimo 2% para tubulações até 100mm. As caixas de inspeção serão feitas em alvenaria e rebocadas internamente.
As instalações de águas frias foram distribuídos pelos cômodos que os usam (banheiros, cozinhas e lavanderias) e para usos externos em quintais ou alguma outra opção do contratante, sendo alimentadas pela caixa d’água e pela água publica.
– PAVIMENTAÇÃO 
Será usado piso cerâmico de 1ª qualidade em toda a edificação. Serão aplicados sobre argamassa colante especializada ACII ou ACIII. Ao colocar cada peça cerâmica, fixa la em nível, podendo usar um martelo de borracha para melhor aderência. Após a secagem faz-se o rejuntamento dos vãos entre as peças, com a cor que mais combinar com o piso.
– ESQUADRIAS
As janelas serão de vidro temperado de 8 e 10mm. As portas externas serão metálicas, e as internas de madeira, com folhas em madeira maciça.
– PINTURA
Interna:
Primeiramente, nas paredes internas e lajes, será aplicada duas camadas de massa PVA (massa corrida), e após a secagem o lixamento dessas superfícies até ficarem inteiramente lisas. Serão também aplicadas molduras de gesso, para acabamento nos cantos entre as paredes e o teto. Após estes serviços, será aplicado 2 ou 3 demãos de tinta acrílica, com cores a serem escolhidas pelo contratante nas paredes e no teto. Os batentes, guarnições e portas em madeira, receberão 2 demãos de verniz marítimo incolor.
Externa: 
Na garagem e na área gourmet, serão aplicadas a textura diamante, porém, primeiramente aplica-se uma base na cor do diamante, para em seguida sim, aplicar a textura. Nas paredes externas, caixotes e muros, será aplicado grafino e em seguida pintado com tinta acrílica, a cor será escolhida pelo proprietário. O portão receberá os devidos vedamentos com PU, em seguida apllicará uma tinta esmalte, no fim, pode-se aplicar um verniz por cima, para proteger e dar brilho a tinta.
– INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
As instalações devem obedecer as normas ABNT e CELESC. Os condutores devem ser do tipo antichama, isolados com PVC para 70º/750V, de fio ou cabo de cobre, embutidos em conduítes ou eletro dutos nas paredes e no teto.
Todas as instalações elétricas serão executadas com esmero e bom acabamento, com todos os componentes cuidadosamente arrumados e firmes nas estruturas de suporte, formando um conjunto mecânico e elétrico seguro e de boa qualidade.
– LIMPEZA
A obra será entregue em perfeito estado de limpeza e conservação, com todas as suas instalações e equipamentos em perfeito funcionamento.
Todo o entulho será removido pelo executor.
– CONSIDERAÇÕES FINAIS
Qualquer modificação no projeto arquitetônico,terá que ter previa aprovação do projetista. Todos os serviços e matérias empregados na obra deverão estar em conformidade com as normas da ABNT e normas locais.
Na entrega da obra, será procedida cuidadosamente verificação, por parte da fiscalização, das perfeitas condições e funcionamento e segurança de todas as instalações de águas, esgotos, aparelhos sanitários, equipamentos diversos, ferragens, instalações elétrica, etc....
OBSERVAÇÃO GERAL
Toda e qualquer etapa da obra que for desenvolvida em desacordo com este memorial descritivo, e não tiver a aprovação do responsável técnico, serão de inteira responsabilidade, da contratada (construtor), que desenvolver tal atividade considerada em desacordo. Estando o proprietário em acordo com este parágrafo.

Outros materiais