Buscar

Direito Processual do Trabalho 9 Recursos no Processo do Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Recursos no Processo do Trabalho
Embargos de declaração: art. 897-A da CLT
Cabimento: Recurso dirigido ao próprio órgão prolator da decisão embargada com o objetivo de sanar omissão, contradição ou manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso (tempestividade, preparo, regularidade formal).
O §1º do art. 897-A prevê que erros materiais poderão ser corrigidos de ofício ou por meio de mera petição, de modo a demonstrar a desnecessidade do recurso para esse fim.
Ampliação das hipóteses de cabimento: súmula 297 do TST = para prequestionamento da matéria a fim de viabilizar recurso de revista ou extraordinário, por exemplo
Efeito modificativo: exceção colocada pelo §2º do art. 897-A, possível apenas com abertura de contraditório – parte adversa intimada a se manifestar em 5 dias.
Efeito Interruptivo: a teor do §3º, do art. 897-A a interposição dos embargos de declaração interrompem o prazo para a propositura de outros recursos.
Preparo e depósito: isento 
Prazo: 5 dias
Recurso Ordinário: art. 895 da CLT
Cabimento: decisões terminativas ou definitivas proferidas por Varas do Trabalho ou por TRTs no exercício de sua competência originária.
Não é cabível no procedimento sumário por expressa menção do art. 2º, §4º, da Lei 5.584/70. Neste procedimento aliás somente são cabíveis embargos de declaração, pedido de revisão e recurso extraordinário.
Nos processos sumaríssimo o §1º do art. 895 prevê tramitação mais célere.
Endereçamento: juízo prolator da sentença = juiz do trabalho ou TRT
Juízo de destino: TRT no caso das causas provenientes de varas trabalhistas e TST no caso de ações de competência originária dos TRT
Prazo: 8 dias
Matérias: questões de fato e de direito, bem como relacionadas à validade e mensuração das provas.
Efeitos: 
- dissídio individual = devolutivo (podendo em casos excepcionais ser pleiteado mediante tutela cautelar ou MS concessão de efeito suspensivo)
- dissídio coletivo = devolutivo 
Impossibilidade de recorrer de sentença que homologa o acordo: por ausência de interesse processual, já que o
entendimento doutrinário na hipótese é de inexistência de sucumbência. Conforme art. 831, § único da CLT, somente o INSS poderá interpor recurso, já que alguma verba com reflexos previdenciários pode estar sendo sonegada, em prejuízo àquele, que detêm legitimidade e interesse recursais.
Juízo de admissibilidade: realizado tanto na origem quanto no destino
Preparo: art. 789 da CLT 2% do valor da condenação mais demais despesas fixadas na sentença e mais depósito recursal de R$ 9.189,00.
Da mesma forma que no depósito recursal, nas custas o recolhimento deve ser feito no mesmo prazo do recurso. Além disso, o recolhimento a menor das custas arbitradas na sentença recorrida resulta na deserção do recurso caso o recorrente intimado a complementa-las no prazo de 5 dias não o faça, nos termos da OJ n. 140 da SDI-1 do TST.
Recurso de Revista:
Cabimento: contra decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelo TRTs quando:
derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional do Trabalho, no seu Pleno ou Turma, ou a Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou contrariarem súmula de jurisprudência uniforme dessa Corte ou súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal;   
 derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória em área territorial que exceda a jurisdição do Tribunal Regional prolator da decisão recorrida, interpretação divergente, na forma da alínea a;
 proferidas com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição Federal
Nas Execuções: das decisões prolatadas em execução só cabe revista em caso de ofensa literal à CF – art. 896, §2º.
Nas causas de procedimento sumaríssimo: somente será admitido recurso de revista por contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal e por violação direta da Constituição Federal.
Efeitos: apenas devolutivo (art. 896, §1º)
Matérias: apenas matérias de direito
Preparo: art. 789 da CLT 2% do valor da condenação mais demais despesas fixadas na sentença e mais depósito recursal de R$ 18.378,00
Prazo: 8 dias.
Pressupostos específicos:
Prequestionamento – Para que se conheça da Revista é necessário que tenha ocorrido o prequestionamento, ou seja, que a questão tenha sido posta para o juízo "a quo", para que se tenha condições de mensurar se ocorreu a alegada violação de lei federal ou da Constituição Federal ou interpretação divergente.
Comprovação da divergência – Necessário que seja transcrita, nas razões
recursais, a ementa do acórdão indicado como paradigma e a indicação precisa da fonte oriunda de um repositório idôneo de jurisprudência, isso no caso de dissídio jurisprudencial, e para a hipótese de violação literal de texto de lei, a indicação precisa da lei ou dispositivo constitucional violado.
Quaestio juris – Somente matéria de direito será devolvida ao Tribunal "ad quem", sendo vedada devolver matéria fática ou probatória. Conforme asseverou o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Dr. VANTUIL ABDALA, "se os fatos estiverem narrados pelo Regional nada impede que, embora a matéria seja fática, a questão seja reexaminada pelo Tribunal Superior, mas não para dizer se ocorreu ou não ocorreu esse fato, porque isso aí cabe ao Regional dizer. Isto era matéria de prova. Mas simplesmente para dizer que partindo desse fato o Tribunal aplicou mal a lei. Por isso os fatos têm importância". 
Admissibilidade: tanto na origem quanto no destino. Não admitido na origem cabe agravo de instrumento e no destino agravo regimental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais