Buscar

EAD X ENSINO PRESENCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EAD X ENSINO PRESENCIAL: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Antonia Adalgisa Maia
Muitos dos procedimentos utilizados na educação a distância também são utilizados no ensino presencial cada uma com suas peculiaridades. Sendo a educação presencial um nível de ensino, suas diretrizes são diferentes da educação a distância que é na verdade uma modalidade de ensino. Na educação presencial o ensino e a aprendizagem ocorrem de professor para alunos, de alunos para professores e de alunos para alunos, fazendo com que o desenvolvimento humano ocorra tanto na forma interacionista de Piaget como também na perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky. O aluno é considerado o centro do processo de ensino aprendizagem, sempre estimulado a expor, atuar e interagir durante a maior parte do tempo. O processo de ensino e aprendizagem na EAD é organizado através do contato entre o professor e aluno de forma indireta, por meios tecnológicos. A organização didática e pedagógica deve ser planejada de modo que os alunos assumam uma construção autônoma do processo de aprendizagem sem a presença física do professor. 
Na verdade o aluno passa a ser um autodidata. Torna-se evidente, de que a ação de organizar e dirigir situações de aprendizagem na EAD implica na condução do aluno para o desenvolvimento de sua curiosidade, ao aproveitamento e consumo do tempo e do espaço educativo. Na EAD, a organização do tempo e espaço educativos é diferente da sala de aula da de ensino presencial. Primeiro, porque a característica maior da EAD está voltada para os estudos independentes. Assim, a flexibilidade da rotina diária e do tempo na sala de aula convencional não existe. O percurso da EAD flexibiliza e quebra, a constância e a rotina fatídica do ambiente escolar. O local de referência para as aulas presenciais e o momento específico da formalização do conhecimento estão presentes na EAD. Mas, é certo também que se oportuniza aos alunos maior variação entre os ambientes de aprendizagem, quer seja nos estudos individuais e informais da casa, quer seja nos encontros presenciais.
Vantagens: O ensino à distância pode ser utilizado por um grupo variado de pessoas que dele necessitam: alunos, estudantes universitários, trabalhadores, bem como por aqueles que querem voltar ao trabalho após um período de ausência. Requer um elevado grau de maturidade e compromisso por parte dos alunos. Outra vantagem é que a EAD se preocupa com a interação entre os sujeitos e a sua interatividade estabelecida. A "gestão de tempo flexível"
Desvantagens: Ausência de maturidade e compromisso por parte dos alunos, Muitas vezes os alunos têm pouco ou nenhum acesso ao equipamento informático necessário, ou não possuem conhecimentos básicos de informática e, por conseguinte, a motivação necessária para trabalhar com sucesso.
Na EAD enfrentamos alguns desafios. É de fundamental importância saber se você tem o perfil adequado, uma vez que estudar a distância requer muita dedicação, disciplina e responsabilidade. Não basta apenas querer. A concentração é um dos maiores desafios para o aluno de EAD, pois nesse modelo de estudo se utiliza na maior parte o computador e a internet, e a facilidade de acessar outros conteúdos e deixar de lado a aula é grande. É imprescindível que as redes sociais e os “prazeres” da internet sejam esquecidos e se tenha foco nos estudos.
É necessário e importante também que se tenha um bom controle do tempo. Deve-se evitar o acúmulo de tarefas e exercícios e acompanhar as aulas com regularidade. Sugere-se que montem um roteiro de estudos ou um cronograma para acompanhar o dia a dia. Apesar de poder assistir às aulas em qualquer lugar, evite que esses lugares sejam movimentados ou barulhentos, pois isso atrapalha o rendimento e você perde tempo.

Outros materiais