QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO DO SETOR ELETRICO
3 pág.

QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO DO SETOR ELETRICO


DisciplinaLegislação do Setor Elétrico13 materiais73 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Legislação do setor elétrico
1. (AUDITOR/AL-BA) Sobre  a  natureza  jurídica  dos  instrumentos  de  delegação  da prestação de serviço públicos, assinale a afirmativa correta. 
a) A concessão é sempre ato administrativo. 
b) A autorização é sempre contrato administrativo. 
c) A permissão é sempre contrato administrativo. 
d) A concessão ocorre de forma unilateral. 
e) A concessão é sempre contrato administrativo. 
2. (ANALISTA/DPE-DF) O contrato de concessão de serviço público pode ser extinto em razão do descumprimento das obrigações assumidas pela concessionária. Tal forma de extinção, prevista no ordenamento jurídico, denomina-se:
a) reversão.
b) caducidade.
c) encampação.
d) rescisão.
e) retomada.
3. (TÉCNICO SUPERIOR JURÍDICO/DPE-RJ) A empresa de ônibus ROTA XXX LTDA. prestava o serviço público de transporte coletivo municipal de passageiros em cidade do interior do Estado, após sair vencedora em licitação e celebrar com o poder público municipal contrato de concessão. Ocorre que, após um ano, a municipalidade verificou a inadequação na prestação do serviço, com ineficiência e falta de condições técnicas operacionais, haja vista que os ônibus, em sua maioria, estavam quebrados, superlotados, além de não cumprirem com todas as rotas previstas no contrato, não respeitarem as gratuidades legais e outras violações do contrato e da lei. Após intensas manifestações populares, o Município finalmente instaurou processo administrativo, reuniu todas as provas cabíveis, tudo com o devido processo legal, contraditório e ampla defesa, culminando por extinguir a concessão por:
a) rescisão. 
b) anulação. 
c) revogação.
d) caducidade.
e) encampação.
4. (AUXILIAR JUDÍCIARIO/TJ-AM) Na  sociedade  atual,  certos  serviços  tornaram-se  imprescindíveis para bem estar coletivo, tais como o fornecimento de água,  luz,  coleta de lixo e outros. 
Esses serviços essenciais são denominados  serviços públicos.
Em  relação  à  prestação  dos  serviços  públicos,  analise  as  afirmativas a seguir.
I. Os serviços públicos podem ser prestados pela Administração 
Os serviços públicos podem ser prestados pela Administração  Pública ou por particulares, por meio de concessão.  
II.  Os  serviços  públicos  apenas  podem  ser  prestados  pela Administração Pública. 
III.  Os  serviços públicos  são prestados  somente por particulares mediante delegação do Poder Público. 
Assinale: 
a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
b) se somente a afirmativa II estiver correta. 
c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
5. (TECNICO ADMINISTRATIVO/ANATEL \u2013 ADAPTADA) A estrutura organizacional, a gestão financeira e a competência da ANATEL estão definidas em seu regulamento. No que concerne ao regulamento da ANATEL é correto afirmar:
a) O vice-presidente da ANATEL é, obrigatoriamente, o presidente do Conselho Diretor.
b) Por meio do Conselho Consultivo, a sociedade participa das decisões da ANATEL.
c) ANATEL não faz parte da administração pública 
d) o conselheiros da ANATEL devem ser obrigatoriamente servidores efetivos
e) ANATEL é uma sociedade de economia mista federal
6. (OAB) Acerca dos serviços considerados como serviços públicos uti singuli, assinale a afirmativa correta.
a) Serviços em que não é possível identificar os usuários e, da mesma forma, não é possível a identificação da parcela do serviço utilizada por cada beneficiário.
b) Serviços singulares e essenciais prestados pela Administração Pública direta e indireta.
c) Serviços em que é possível a identificação do usuário e da parcela do serviço utilizada por cada beneficiário.
d) Serviços que somente são prestados pela Administração Pública direta do Estado.
7. (ENGENHEIRO ELETRECISTA/ELETROBRAS) A atual estrutura do setor elétrico brasileiro redefiniu o papel dos agentes do setor elétrico e criou novos agentes. A respeito da atual estrutura do setor elétrico, sabe-se que
Parte superior do formulário
aa) o ambiente de contratação livre permite que as distribuidoras tenham maior flexibilidade na definição das tarifas para o consumidor final.
b) o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) é usado para valorar a energia comprada e vendida no curto prazo, sendo o resultado de um programa de otimização que avalia quando e como as usinas hidroelétricas devem ser despachadas.
c) os agentes denominados consumidores livres podem definir sua própria tarifa de energia, desde que tenham uma potência instalada maior que 3 MW, independente do seu nível de tensão.
d) a CCEE é responsável por estabelecer os contratos de energia elétrica e, em parceria com o ONS, efetua o despacho dessa energia no sistema.
e) a definição de diretrizes para a diversidade da matriz energética nacional bem como o planejamento do sistema elétrico como um todo são atribuições da ANEEL.
Parte inferior do formulário
8. (SUPORTE ADMINISTRATIVO/CERON-RO) As unidades consumidoras serão classificadas de acordo com a quantidade de tensão fornecida e demais características do sistema físico de transmissão de energia, resultando na modalidade tarifária a ser aplicada. Sobre estes dois assuntos, assinale a única alternativa correta: 
Parte superior do formulário
AAAAa) O grupo A é composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão inferior a 2,3 kV, caracterizado pela tarifa monômia.  
b) O grupo B de unidades consumidoras subdivide-se em residencial, comercial, setor público e demais classes. 
c) A modalidade tarifária azul será aplicada às unidades consumidoras do grupo B, exceto para o subgrupo B4 e para as subclasses Baixa Renda do subgrupo B1, caracterizada por tarifas diferenciadas  de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia.
d) A modalidade aplicada às unidades consumidoras do grupo A, caracterizada por tarifas de consumo de energia elétrica e demanda de potência, independentemente das horas de utilização do dia é a tarifária convencional binômia.  
Parte inferior do formulário
9. (ANALISTA DE SISTEMA/ANEEL) De acordo com a Resolução 414/2010 da ANEEL, sobre o atendimento ao público, é INCORRETO afirmar que:  
Parte superior do formulário
a) a) A distribuidora deve disponibilizar atendimento presencial em todos os Municípios em que preste o serviço público de distribuição de energia elétrica. 
b) A estrutura de atendimento presencial deve disponibilizar ao consumidor o acesso a todas as informações, serviços e outras disposições relacionadas ao atendimento. 
c) O atendimento presencial deve se dedicar exclusivamente às questões relativas à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica.  
d) Os postos de atendimento presencial não podem ser itinerantes.  
Parte inferior do formulário
 
10. (ANALISTA DE SISTEMA/CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A) De acordo com a Resolução 414/2010 da ANEEL, sobre o tratamento das reclamações recebidas pela distribuidora, marque a alternativa INCORRETA:  
Parte superior do formulário
a) Devem ser computadas as reclamações efetuadas por todos os meios disponibilizados pela distribuidora, tais como central de teleatendimento, postos fixos de atendimento, internet e correspondências.  
b) A reclamação deve ser computada como procedente ou improcedente quando do seu encerramento, independentemente do mês do seu recebimento. 
c) Quando o consumidor reclamar reiteradas vezes sobre o mesmo objeto, antes da solução da distribuidora, deverá ser considerada, para apuração das informações, apenas a primeira reclamação. 
d) Na apuração dos indicadores deverão ser computados os tipos de reclamação referentes à interrupção do fornecimento de energia elétrica, conformidade dos níveis de tensão e ressarcimento de danos elétricos. 
Parte inferior do formulário
E 2. B 3. D 4. A 5. B 6. C 7. B 8. D 9. D 10. D
Licitação
41. (ANALISTA JURIDICO/TJ-AL) Considere que a administração pública de um dos estados da Federação pretenda