Buscar

QUESTÕES LEGISLAÇÃO ESTADUAL

Prévia do material em texto

Legislação estadual
51 – Ano: 2014Banca: ACAFEÓrgão: PC-SCProva: Agente de Polícia
Acerca do conteúdo disposto no Título V da Constituição Estadual, que trata da Segurança Pública no Estado de Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Parte superior do formulário
 a)O Corpo de Bombeiros Militar é responsável pelos serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, de combate a incêndio e de busca e salva​mento de pessoas e bens e o atendimento pré-hospitalar.
 b)A Polícia Civil possui atribuição para exercer as funções de polícia judiciária (ressalvada a competência da União), apurar infrações penais (exceto as militares) e fiscalizar jogos e diversões públicas.
 c)À Polícia Militar cabe, dentre outras atribui​ções, atuar preventivamente como força de dissuasão e repressivamente como de restauração da ordem pública.
 d)À Polícia Ambiental, que é órgão da segurança pública do Estado, cabe a guarda e a fiscalização das florestas e dos mananciais, bem como a proteção do meio ambiente.
 e)O Instituto Geral de Perícia é o órgão permanente de perícia oficial de Santa Catarina, pos​suindo atribuições de realizar perícias criminais e prestar serviços de identificação civil e criminal.
Parte inferior do formulário
52 - Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: TJ-SCProva: Odontólogo
Bernardo e Paulo estavam prestes a ser nomeados para ocupar cargos públicos no Estado de Santa Catarina, sendo certo que o primeiro ocuparia um cargo de professor, já que fora aprovado em concurso público, e, o segundo, um cargo em comissão. O Chefe da Diretoria de Pessoal comunicou que ambos estavam obrigados a apresentar declaração de bens por ocasião de sua posse, acrescendo que a declaração de Paulo seria publicada no órgão oficial do Estado. É possível afirmar, à luz da Constituição do Estado de Santa Catarina, que a conduta do Chefe da Diretoria de Pessoal é:
Parte superior do formulário
 a)constitucional, pois todo agente público deve apresentar declaração de bens por ocasião da posse, mas somente a declaração do ocupante de cargo em comissão é publicada;
 b)inconstitucional, já que informações de natureza patrimonial dizem respeito à intimidade do agente público;
 c)constitucional, pois o princípio da hierarquia autoriza que cada órgão administrativo defina as regras de conduta a serem observadas pelos agentes públicos inseridos em sua estrutura;
 d)inconstitucional, já que, por imperativo de isonomia, não poderia ser estabelecido tratamento diferenciado entre Bernardo e Paulo;
 e)constitucional, pois o direito à intimidade não pode ser invocado pelos agentes públicos, adstritos que estão, em todos os atos de sua vida, ao princípio da publicidade.
Parte inferior do formulário
53 - Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: TJ-SCProva: Odontólogo
A disciplina estabelecida na Constituição do Estado de Santa Catarina, afeta à Administração Pública estadual, permite afirmar que:
Parte superior do formulário
 a)a Administração Pública indireta é formada apenas por entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, de natureza empresarial;
 b)a constituição e a extinção de sociedades de economia mista devem ser autorizadas em lei;
 c)a Administração Pública indireta é formada apenas por entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público, de natureza autárquica;
 d)somente a constituição de subsidiárias de sociedades de economia mista deve ser autorizada em lei, não a sua extinção;
 e)somente a constituição de sociedades de economia mista deve ser autorizada em lei, não a sua extinção.
54 – FGV –TJ/SC – Assistente Social – 2015
Alexandre é servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e está lotado no gabinete de determinado desembargador. Em matéria de regime jurídico, com amparo no texto constitucional, é correto afirmar que a Alexandre: 
A) não se aplica a vedação constitucional de acumulação de cargos e empregos públicos; 
B) não se aplica o teto constitucional de remuneração de servidores públicos; 
C) aplica-se o benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); 
D) aplica-se a estabilidade, após três anos de efetivo exercício; 
E) aplica-se o chamado regime geral de previdência social.
55 – FEPESE – IPREV/SC – 2011 (ADAPTADA)
Assinale a alternativa correta:
a) Para efeito de aposentadoria no serviço público estadual, deve ser contado o tempo de contribuição federal, estadual, municipal e na atividade privada.
b) O reajuste das pensões pagas a dependentes de segurado não deve conter índices que preservem seus valores nominais.
c) O Estado poderá estabelecer contagem de tempo fictício para efeitos de aposentadoria no serviço público.
d) O regime de previdência dos servidores estaduais é de filiação facultativa.
e) O valor dos benefícios pagos aos dependentes dos servidores não podem ser superiores aos valores máximos pagos pelo regime geral de previdência social.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
GABARITO:
51 – D
52 – A
53 –BParte inferior do formulário
54 – E
55 – A

Continue navegando