Buscar

ORIGEM DO CIMENTO - RESUMO

Prévia do material em texto

Originada do latim caementu, a palavra cimento significa pedra proveniente de rochedos. 
Sua história parte da Época dos Egipcios, Romanos e Gregos, quando em suas obras utilizavam materiais parecidos com gesso calcinado e massas de cinza vulcanicas. A partir dai John Smeaton inicia suas pesquisas para encontrar um matérial que fosse possivel construir o farol de Eddystone em 1756 até que em 1791 James Parker descobre e patenteia em 1796 um cimento com nome de Cimento Romano, extraído atraves de compostos de sedimentos de uma rocha da ilha de Sheppel e ganha destaque com as pesquisas de Louis José Vicat em 1818.
A partir daí, houveram melhorias até chegar no cimento atual, como as experiências feitas pelo inglês Joseph Aspdin, onde ele misturava, queimava e moía argila e pó de pedra calcaria retirado das ruas. Obtendo-se um matérial pulverento onde ele misturava uma quantidade de água e depois deixava secar, construindo um matérial de dureza parecida com a das pedras utilizadas nas edificações. O construtor patenteou este pó em 1824 com o nome de cimento Portland, devido a semelhança com as rochas.
Ainda depois disso, o cimento Portland passou por uma fase de desenvolvimento dificil, até que em 1845 o encarregado de produzir o cimento, Isaac Charles Johnson notou que ao elevar a temperatura de queima e moer mais o resultado da queima, era obtido um cimento mais fino e de excelente qualidade.
O cimento Portland desencadeou uma revolução na construção, pelas propriedades de moldabilidade, hidraulicidade, resistência e obtençao por matérias primas abundantes na natureza. Juntamente com a criatividade de construtores e a criação de métodos de calculo houve um impulso no avanço das tecnologias de cimento e concreto, possibilitando o homem transformar o meio em que vive conforme a necessidade. A partir do concreto simples veio o concreto armado, protendido e atualmente com a descoberta de novos aditivos como a silica ativa, foi possível a obtenção de concreto de alto desempenho (CAD) com uma resistência de compressão 10x superior às conhecidas passadas.

Continue navegando