Buscar

Fisioterapia no contexto agricultor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROPOSTA DE TRABALHO – MESTRADO ACADÊMICO
	TÍTULO: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO POSTURAL DOS AGRICULTORES FAMIALIARES NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE CAJAZEIRAS
	PROPONENTE: 
	LINHA DE PESQUISA: SISTEMAS AGROALIMENTARES/BIOTENOLÓGICOS
	PRODUÇÃO FINAL: DISSERTAÇÃO
	BENEFICIÁRIO: 
	SÍNTESE DA PROPOSTA (Max. 2 Páginas)
	No Setor Primário da Economia brasileira, a agricultura, não há dados ou experiências que demonstre a preocupação com as consequências das atividades laborais dos agricultores, no que se refere a problemas posturais, principalmente dos agricultores familiares, agravados pelo baixo nível de escolarização destes. Muito dos agricultores familiares não tem instrução sobre a importância de adotar uma boa postura, ou pelo menos de forma mais adequada, durante se trabalho, para uma melhor qualidade de vida.
	O agricultor familiar não tem a sua disposição, profissionais capacitados para instrui-los sobre como minimizar os efeitos lesivos consequentes de uma jornada de trabalho exaustiva. Seu corpo sofre danos fisiológicos e anatômicos advindos da má postura e excesso de trabalho diante dos movimentos repetitivos quais realizam. O que resulta na necessidade de prevenção em razão das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) (BORGES, 2000).
	Diante dessa fragilidade profissional na zona rural, mais especificamente relacionado à agricultura familiar, encontra-se instrução postural laboral como forma de prevenir ou minimizar as lesões que possam comprometer as atividades laborais e a qualidade de vida do agricultor. Para isso é necessário adaptar os instrumentos de trabalho dos agricultores para atingir uma melhor execução dos movimentos realizados na atividade laboral, com objetivo de torna-las mais funcionais, proporcionando condições exitosas para a qualidade e saúde de vida do agricultor. Essas adaptações serão efetivadas após uma longa avaliação das condições de trabalho dos agricultores baseando-se na ergonomia prática (OLIVEIRA, 2003).
	Com isso, objetiva-se avaliar os movimentos laborais dos agricultores para proporcioná-los condições exitosas de forma a contribuir na prevenção de lesões advindas de atividades laborais.
	A pesquisa será realizada com agricultores familiares da zona rural do Município de Cajazeiras – PB. A amostragem totalizará 50 agricultores, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 60 anos. Para os procedimentos metodológicos, serão adotados três instrumentos, I. Questionário sociodemográfico, envolvendo questões sobre sexo, escolaridade, religião, tempo de trabalho na agricultora e renda, dentre outras variáveis relacionadas II. Entrevista estruturada “Avaliação Postural” seguindo frente, perfil e costas e III. “Técnica do Incidente Crítico” sistematizada por Flanagan (1973) trata-se de uma entrevista com os agricultores familiares e a observação direta das atividades laborais desenvolvidas in locu. Os dados serão obtidos através das respostas aos instrumentos e a observação in locu dos agricultores durante a atividade laboral, cujas informações serão registradas em um diário de campo, para posterior, ser analisado. Para melhor obtenção de dados outras ferramentas, como fotos, será utilizada sob consentimento dos participantes. 
Para a análise dos dados será utilizado o método de analise do discurso. Segundo Orlandi (2003 p.15), “A análise de discurso concebe a linguagem como mediação necessária entre o homem e a realidade natural e social. Essa mediação, que é o discurso, torna possível tanto a permanência e a continuidade quanto o deslocamento e a transformação do homem e da realidade em que vive”.
	Por fim, este estudo proporcionará aos agricultores familiares a instrução sobre o posicionamento corporal como formas de prevenção a lesões visando à qualidade de vida do agricultor familiar. Pela grande dificuldade ter um profissional assiduamente para orientá-los, torna-se relevante a realização deste estudo.
Referências Bibliográficas 
BORGES, L. H. As Lesões por Esforços Repetitivos: Índice do Mal-Estar no Mundo. CIPA (Caderno Informativo de Prevenção de Acidentes) – LER: Mal-Estar no Trabalho. v.21, n.252, P. 50-61, nov. 2000
FLANAGAN J. C. A técnica do incidente crítico. São Paulo: Arquivo Brasileiro de
Psicologia Aplicada, n. 21, p. 99-141, 1973.
OLIVEIRA, J. R. G. A prática da ginástica laboral. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 5ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.

Outros materiais