Buscar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO - PROJETO DE TCC 
 
SEMESTRE 2017.2 
Aluno (a): Monique Senna de Castro
Matrícula: 200807022112
Norte shopping
Dezembro/2017
 
INFORMAÇÕES GERAIS 
Nome: Monique Senna de Castro
Matrícula: 200807022112
E-mail: msenna.castro@gmail.com
Período de realização: out/2016 até o presente momento.
Orientação e Supervisão
Orientador: ANDRE LUIS CANTUARIA CARDOSO OLIVEIRA 
Supervisor do Local do Estágio: Jorge Pereira – CRC 054811-06
 
1. INTRODUÇÃO
Este relatório descreve as atividades do estágio realizadas na empresa Via H 77 Confecção e Comércio de Roupas LTDA- ME, localizada na Rua Barão do Bom Retiro 2756-sobrado, Grajaú. 
E tem a intenção de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de Ciências Contábeis, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio. 
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
	A empresa Via H 77 Confecção e Comércio de Roupas LTDA Me, foi fundada 1999, idealizada por Deborah Martinho em criar sua própria confecção. 
Desde então, sua marca As Meninas, já atendeu diversas lojas conceituadas no mercado nacional, tais como: Maria filó, Myth, entre outras, produzindo peças de alto nível para o atacado. 
	A empresa cresceu e do seu crescimento foram abertas 3 lojas, assim nascia a marca As Meninas para o varejo. 
As lojas ficaram abertas por 10 anos, neste período a empresa aumentava o relacionamento com as grandes marcas e assim foi feito a escolha de fechar as lojas e trabalhar apenas com o atacado.
Em 2015, com a crise as grandes marcas começaram a passar por dificuldades financeiras o que acabou afetando os seus parceiros diretos (confecções, distribuidores de tecidos, etc.), foi decidido então voltar a operar no varejo renascendo a marca As Meninas. 
	Neste renascimento no varejo a marca vem trabalhando com vendas pelo site e em eventos/ feiras de moda, tais como: Babilônia feira Hype, Rio Fashion Day, Circuito de moda Carioca, entre outras. 
	Todas as peças são idealizadas pela diretora Deborah Martinho, que monta a coleção pensando de acordo com o que as mulheres querem usar. 
	Assim a empresa voltou a ser reconhecida no mercado e conseguiu se reestruturar para atender a demanda do varejo. Com esse bom crescimento é chegada a hora de abrir a loja física.
A marca precisa de um lugar para atender a grande demanda de clientes. 
"Nossa missão é entregar felicidade através de peças de qualidade, com caimentos irresistíveis, elaboradas especialmente para valorizar todas as meninas, sem deixar de lado a praticidade e o conforto." 
3.PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES 
Organização e classificação de todos os documentos da empresa;
Digitação de lançamentos no sistema informatizado utilizado pela empresa, Bling;
Emissão/lançamento de nota fiscal de entrada e saída, de compra e venda;
Contabilidade, custos, contas a pagar, contas a receber, planejamento financeiro, formação de preço, tesouraria;
Compras, recebimento de materiais, controle de estoque, movimentação interna, embalagens, apoio logístico para áreas administrativas e operacionais, transporte.
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
	Diariamente, tenho como responsabilidade acompanhar, lançar no sistema todos os pagamentos, verificando a veracidade dos dados ou não da cobrança e o seu prazo de pagamento;
	Tenho como responsabilidade, acompanhar, lançar no sistema todas as entradas, vendas ocorridas. Tenho que emitir todas as notas fiscais das mercadorias vendidas (NFCe e NF). Essas entradas alimentam o sistema, que fornece os dados financeiros da empresa Balancete, fluxo de caixa. 
	Acompanho também desde a confecção até a venda dos produtos. Preciso acompanhar por causa dos pagamentos e do controle de estoque, todos o processo de construção dos produtos. Da modelagem da peça até o produto acabado. Com este controle verifico se ocorreu algum erro de confecção, que possa ocasionar algum atraso ou alguma perda.
	Com a entrada do produto acabado, supervisiono o lançamento no estoque e se o preço de venda está correto. Supervisiono as vendas feitas pela internet, emitindo as notas e ordem de postagem. 
	Participo do controle de preço final de venda, momento em que a peça piloto é confecciona, e com ela temos como apurar todos os custos para conseguir definir o preço final de venda.
	Participo e ajudo na construção da apuração financeira da empresa, pois eu sou responsável pelo lançamento dos dados financeiro. 
	Com esses dados podemos verificar se a empresa está crescendo, se está com lucro ou prejuízo, onde devemos melhorar, se está gastando muito em algum setor, se podemos e devemos contratar mais pessoas, assim por diante.
Período de tempo que desenvolveu ou desenvolve a atividade:
Estou na empresa desde outubro de 2016 até a presente data.
4.1 Lançamento de contas - Uma das minhas principais responsabilidades são os lançamentos das contas no sistema. Preciso acompanhar o recebimento das cobranças (entradas de notas fiscais). Para acompanhar, preciso estar ciente de todas as compras e contratação de prestadores de serviço. Todas as necessidades da fábrica. 
4.2 Controle de contas - Como tenho total controle das contas, tenho como responsabilidade contabilizar as contas de resultado e as contas patrimoniais. Assim consigo visualizar a situação da empresa. Consigo fazer um estudo detalhado sobre qual setor está sobrecarregando a empresa. 
Ex: trabalhamos com diaristas na empresa (passadeira e costureira), com o controle das contas, posso verificar se está na hora da empresa contratar um novo funcionário para a função ou se é melhor manter a mão de obra da forma que se encontra.
4.3 Formação de preço final de produto - Participo de a formação de preço, uma vez que sou responsável pelas contas. Preciso classificar as contas e apurar os resultados e distribuir corretamente as contas pertinentes a cada produto de forma correta para apurar a margem do custo total do produto. Depois utilizo uma planilha Excel que auxilia na formação do preço a partir da margem de contribuição.
5 PROJETO DE PESQUISA APLICADA 
	Este trabalho teve como tema a Contabilidade e a Formação de Preço do Produto.
	Tendo como intenção principal, elucidar quaisquer dúvidas sobre a formação de preço final do produto.
	Assim vamos nos fundamentar no estudo dos 4 principais métodos de formação de preço, que são:
Margem de contribuição: é a mais indicada técnica para formação de preço. Ela indica o quanto “sobra”, dentro do custo de venda, após serem descontados custos e despesas variáveis.
Ela é calculada por:
Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis
No caso de precisar da porcentagem, a fórmula é dada por:
Margem de contribuição = (Valor de vendas – Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda
Markup: corresponde ao modo que se baseia nos custos envolvidos em cada produto, onde a intenção é descobrir o preço que cubra as despesas e também ofereça o lucro desejado. 
Assim, trata-se de uma estimativa que é considerada como sendo a mais apropriada para o negócio. A partir do calculo, encontra-se um índice multiplicador a respeito do custo base.
Seu cálculo é dado pela seguinte fórmula:
Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]
As siglas correspondem a:
DV = percentual das despesas variáveis;
DF = percentual das despesas fixas;
LP = percentual do lucro desejado.
Pesquisa de Preço: é a pesquisa dos preços praticados pela concorrencia para a venda direta. Esse método de precificação é útil para a empresa qu quer se manter com evidência no mercado e quando o valor do item é o maior diferencial do negocio.
Para isso, é indispensavel iniciardeterminando quais concorrentes serão acompanhados. Alguns deles podem cobrar valores muito altos e não significarem uma ameaça para a Empresa.
Fórmula baseada no Lucro: Outra forma de chegar ao preço de venda é se baseando no lucro desejado, levando-se emconsideração os custos. Neste caso, deverá acrescentar um determinado valor ao custo do produto para alcançar um montante mínimo para o número final.
A fórmula é dada por:
100% Preço de venda = Custo inicial + Percentual das despesas fixas + Percentual de lucro desejado
Palavras-chave: Contabilidade. Formação de preço. Margem de contribuição
5.1 Tema delimitado: Contabilidade e a Formação de Preço do Produto.
5.2 Contextualização do problema
A Contabilidade é considera uma ciência social há muitos anos, pois estuda a riqueza patrimonial, levando em consideração quais itens compõem este patrimônio e o quanto representam. 
Assim sendo, a Contabilidade utiliza todo um instrumental para gerar informações que consigam justificar os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades, de forma a contribuir para o controle deste patrimônio, servindo aos mais diversos interessados nesta informação.
Podemos notar ainda que a Contabilidade possui alguns desdobramentos ou especializações, sendo possível estudá-los de modo separado, como é o caso da Formação do Preço.
Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, de forma certeira, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.
De forma simplificada, a formação do preço de venda pode ser dada pela equação 
Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.
A averiguação dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extracontábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc.
Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.
As despesas administrativas, apesar de não serem registradas, habitualmente, como custos contábeis, precisam ser mensuradas e acrescentadas à planilha de custos, para a correta formação do preço, pois se tratam de encargos necessários e que devem ser remunerados pelas vendas.
Quanto ao lucro, convém ressaltar que este pode ser fixado por produto, por hora de serviço ou atividade, ou ainda em termos de percentual sobre as vendas.
As despesas variáveis compreendem, entre outras: fretes sobre vendas, comissões, encargos financeiros para suporte do prazo de recebimento das faturas e tributos sobre vendas.
Somados todos os itens se determinará o preço. Esta precisa ser avaliado, comparado, analisado, equalizado com os preços da concorrência. Se está mais alto que esta, uma avaliação precisa ser feita.
5.3 - O PROBLEMA
	As micros e pequenas empresas possuem características próprias. Desta forma, a adoção de um sistema de custos exige o conhecimento do processo produtivo, associado à compreensão do modelo de gestão e, consequentemente, da filosofia e das políticas adotadas pela organização.
	Cada atividade trabalha com variáveis distintas, interferindo diretamente na análise de custos. Assim sendo, na formação do preço. Já que para a formação de preço precisamos dos custos apurados.
	Diante do exposto questiona-se: quais as ferramentas disponíveis na Contabilidade de Custos podem auxiliar na gestão das MPE's?
	Há excesso de custos industriais, mercadológicos ou de outras ordens, que estão sobrecarregando o preço?
	- A formação do preço de venda está correta, em todas as etapas?
- Os tributos estão aplicados de forma correta na planilha?
- A margem de lucro é compatível com a linha de produtos e o risco empresarial?
Em outra situação, a apuração de preços muito abaixo da concorrência leva à necessidade do administrador a indagar:
 - foram somados todos os custos reais, efetivos, dos processos, matérias primas, embalagens e outros itens na formação do preço?
- os custos aplicados são os de reposição?
- a margem de lucro remunera adequadamente o capital empregado?
- foram incluídos os custos financeiros para financiamento ao cliente na venda a prazo?
- todos os tributos, comissões e outras despesas variáveis foram incluídos na planilha?
a margem de lucro remunera adequadamente o capital empregado?
5.4 - OBJETIVOS
	5.4.1 Objetivo geral
	Analisar as possibilidades de uso das ferramentas da Contabilidade de Custos para auxiliar a gestão de micro e pequenas empresas.
	Analisar as possibilidades de formação de preço.
	Analisar os preços praticados no mercado.
	
	5.4.2 Objetivos específicos
	Traçar delineamentos da Contabilidade de Custos no processo de Gestão de custos das Micro e Pequenas Empresas.
	Evidenciar como as micro e pequenas empresas podem utilizar as informações de custos, para fins de tomada de decisão.
	Formar o preço do produto.
Analisar se o preço final está sendo praticado corretamente.
5.5 justificativas
	Considerando a representatividade das Micro e Pequenas Empresas tanto no aspecto econômico quanto no aspecto social, aliada à constatação dos altos índices de mortalidade destas entidades e às informações veiculadas em muitas pesquisas que sempre evidenciam a ausência ou a aplicação inadequada de técnicas de gestão, torna-se importante a discussão em torno do uso das ferramentas disponibilizadas pela Contabilidade de Custos suporte à tomada de decisões norteando todo o trabalho do empresário para nascer, crescer e manter-se em continuidade.
	Assim com o estudo aprofundado sobre a formação de preço, fazendo uma análise da empresa, podemos tornar a empresa mais forte e saudável. 
	Este estudo foi muito importante para o meu crescimento intelectual e profissional. Com ele pude colocar em pratica todo o conhecimento adquirido no curso de ciências contábeis.
5.9 BIBLIOGRAFIA
DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA, Luiz Eurico. Gestão de Custos e Formação de Preços. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BORNIA, Antonio Cezar. Ganálise Gerecial de Custos: Aplicação em Empresas Moderrnas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 
CHING, Hong Yuh. Gestão Baseada em Custeio por Atividades: ABM – Activity Based Management. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
Portal de contabilidade. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/formacao-do-preco-de-venda.htm>. Acesso em 20 de outubro de 2017
Preço certo. Disponível em: <https://conteudo.precocerto.co/conheca-os-4-principais-metodos-de-formacao-de-preco/>. Acesso em 27 de outubro de 2017
6- COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO
	Esse trabalho foi de fundamental importância para o enriquecimento do conhecimento adquirido teoricamente. A partir da prática pude verificar algumas dificuldades que podem ocorrer na administração de uma empresa, fatores que interferem na saúde financeira.

Continue navegando