Buscar

SEGURANÇA DO TRABALHO

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
 
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Prezado (a) aluno (a), como vai?
Com o intuito de aprimorar cada vez mais seu aprendizado, proponho uma atividade de fixação para você.
De acordo com o que você estudou durante toda a unidade 4, faça seu comentário a partir das informações a seguir:
De acordo com Associação Internacional de Ergonomia – IEA, afirma-se que a Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos de projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.
Na prática, quais ações o empregador (empresa) pode adotar utilizando os fundamentos da Ergonomia para melhorar significativamente a eficiência, produtividade e a prática de tarefas com mais conforto, segurança e saúde nos postos de trabalho e na vida dos colaboradores das organizações.
Fundamente sua opinião em 30 (trinta) linhas, no máximo!
Desejo a você sucesso na sua vida acadêmica e profissional!
postada há 1 ano (Última edição há 1 mês)
Anônimo
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo
FECHAR
Parte superior do formulário
Prezado (a) aluno (a), como vai?
Com o intuito de aprimorar cada vez mais seu aprendizado, proponho uma atividade de fixação para você.
Faça seu comentário a partir das informações a seguir:
A “Cristalina” é uma fábrica de aguardente de cana. Fundada em 1903, mantém até hoje a tradição da produção de cachaça. As demandas no mercado internacional cresceram 220% nos últimos 2 anos e a margem de lucro cresceu 85%. Por conta disto, a empresa contratou novos funcionários.
Visando a redução de custos, a empresa solicitou a colaboração dos funcionários, de forma que as horas-extras seriam pagas a 25% e os Equipamentos de Proteção Individual - EPI foram tornados não obrigatórios.
Com uma safra excelente de cana de açúcar e cachaça, a empresa passou a trabalhar direto, aos sábados e domingos. Num domingo, próximo ao horário de saída, um funcionário perdeu o equilíbrio e caiu em um tanque de blendagem, com temperatura de 87°C. O funcionário foi removido do tanque por seus colegas e veio a óbito em seguida. Após ser informado do acidente, o proprietário solicitou a remoção do corpo do local e a instalação de uma grade de proteção no tanque. Por causa deste serviço, o mesmo informou o fato à Polícia na segunda-feira pela manhã. Ao chegar ao local, a perícia técnica da Polícia Civil emitiu um laudo onde sugere-se que o funcionário foi imprudente nas suas ações.
Diante deste relato, quais as causas você consideraria como sendo    determinantes para que este acidente ocorresse e quais medidas corretivas e preventivas vocês sugeririam para evitar novos acidentes como estes.
Fundamente sua opinião e compartilhe e comente a dos seus colegas.
Sucesso na sua caminhada acadêmica e profissional.
Parte inferior do formulário
SEGURANÇA DO TRABALHO
UNIDADE 1
PERGUNTA 1
O Comunicado de Acidente do Trabalho – CAT é um documento de obrigatoriedade do Empregador (empresa) emitir. Existem três tipos de CAT, são eles:
	
	a.
	Típica, de Trajeto e de Doença
	
	b.
	Inicial, de reabertura e comunicação de óbito
	
	c.
	Com lesão, sem lesão e danos ao patrimônio
	
	d.
	Nenhuma das alternativas
	
	e.
	Com afastamento, sem afastamento e por tempo indeterminado
1 pontos   
PERGUNTA 2
De acordo com a Lei 8.213 de 24 de julho de 1991 da Previdência Social, as situações abaixo não são consideradas como doenças do trabalho, EXCETO:
	
	a.
	A doença adquirida devido a contaminação no ambiente de trabalho
	
	b.
	A inerente a grupo etário
	
	c.
	A que não produza incapacidade laborativa
	
	d.
	A doença degenerativa
	
	e.
	A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho
1 pontos   
PERGUNTA 3
“São atitudes ou comportamentos dos trabalhadores que podem levá-los a sofrer um acidente, são cometidos por trabalhadores que não respeitam regras de segurança, e assim o fazem, porque não as conhecem de forma devida, ou ainda que tenha um comportamento contrário à prevenção, ou seja, sabem como deveriam agir mais preferem descumprir os procedimentos seguros.”   Podemos dizer, que o conceito acima é referente a:
	
	a.
	Condição Irregular
	
	b.
	Comportamento Preventivo
	
	c.
	Ato Inseguro
	
	d.
	Condição Insegura
	
	e.
	Ato Imprevisível
1 pontos   
PERGUNTA 4
Um marco importante para a evolução da Segurança e Medicina do Trabalho ocorreu em 1700 com a publicação do livro De Morbis Artificum Diatriba (Doenças do Trabalho), este livro relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em 52 ocupações. O autor desta obra foi um médico italinano conhecido como o “Pai da Medicina do Trabalho” chamado:
	
	a.
	Geof Bauer
	
	b.
	Bernardino Ramazzini
	
	c.
	Jorge Duprat Figueiredo
	
	d.
	Charles C. Ebbets
	
	e.
	Frank Bird
1 pontos   
PERGUNTA 5
De acordo com o Art. 19 da Lei 8213 de 24 de Julho de 1991, definimos como Acidente do trabalho o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Os Acidentes do trabalho podem ser classificados como:
	
	a.
	Acidente típico, doença do trabalho e doença profissional
	
	b.
	Doença do trabalho e doença Ocupacional
	
	c.
	Acidente típico, acidente de Trajeto, doença do trabalho e doença profissional
	
	d.
	Acidente de trajeto e doença profissional
	
	e.
	Acidente típico, acidente atípico e doença profissional
1 pontos   
PERGUNTA 6
Assinale a única alternativa correta: Sobre o conceito de Acidente de Trabalho o Art. 19 da Lei 8213 de 24 de julho de 1991, que define:
	
	a.
	Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, mas que nunca cause a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	b.
	Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, mas que não provoque lesão corporal ou perturbação funcional e que também cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	c.
	Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	d.
	Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço somente no interior da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	e.
	Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando exclusivamente lesão corporal ou perturbação funcional, mas que não cause a morte, só a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.1 pontos   
PERGUNTA 7
Após ocorrer um acidente do trabalho alguns procedimentos devem ser adotados. Um deles é a emissão da CAT - Comunicado de Acidente do trabalho que deverá ser emitida no prazo máximo de:
	
	a.
	3 dias úteis
	
	b.
	Até 10 dias úteis após o acidente
	
	c.
	12h após o acidente
	
	d.
	24h ou 1º dia útil após o acidente
	
	e.
	48h ou até 2 dias úteis após o acidente
1 pontos   
PERGUNTA 8
Os riscos de esforço físico intenso, poeira e iluminação inadequada fazem parte respectivamente dos grupos dos riscos ambientais:
	
	a.
	Riscos Ergonômicos, Químicos e de Acidentes
	
	b.
	Riscos Físicos, Químicos e Ergonômicos
	
	c.
	Riscos Ergonômicos, Químico e Físico
	
	d.
	Riscos Físicos, Físicos e de Acidentes
	
	e.
	Riscos Ergonômicos, Físicos e Ergonômicos
1 pontos   
PERGUNTA 9
Sobre os Acidentes do Trabalho marque a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, não será considerado doença do trabalho, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho
	
	b.
	Podemos citar como consequência de um acidente do trabalho para o empregador (empresa) a interrupção da produção, paralisação de setor, máquinas e equipamentos
	
	c.
	Quando ocorre um acidente com um empregado dentro de uma empresa este evento indesejado trás consigo inúmeras consequências, que se refletem na empresa, no próprio empregado e na sociedade como um todo
	
	d.
	A doença degenerativa é considerada como doença do Trabalho
1 pontos   
PERGUNTA 10
No ambiente de trabalho, estamos expostos a diversos riscos, alguns passam a ser despercebidos por nós, mas que podem vir a causar um dano a nossa saúde. Marque a alternativa que representa corretamente os grupos dos riscos ambientais:
	
	a.
	Riscos físicos, químicos, biológicos e psicológicos
	
	b.
	Riscos físicos, químicos, biológicos e organizacionais
	
	c.
	Riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes
	
	d.
	Riscos organizacionais, financeiros e de mercado
	
	e.
	Riscos organizacionais, materiais e humanos
Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	O Comunicado de Acidente do Trabalho – CAT é um documento de obrigatoriedade do Empregador (empresa) emitir. Existem três tipos de CAT, são eles:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Típica, de Trajeto e de Doença
	Respostas:
	a. 
Típica, de Trajeto e de Doença
	
	b. 
Inicial, de reabertura e comunicação de óbito
	
	c. 
Com lesão, sem lesão e danos ao patrimônio
	
	d. 
Nenhuma das alternativas
	
	e. 
Com afastamento, sem afastamento e por tempo indeterminado
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Lei 8.213 de 24 de julho de 1991 da Previdência Social, as situações abaixo não são consideradas como doenças do trabalho, EXCETO:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A doença adquirida devido a contaminação no ambiente de trabalho
	Respostas:
	a. 
A doença adquirida devido a contaminação no ambiente de trabalho
	
	b. 
A inerente a grupo etário
	
	c. 
A que não produza incapacidade laborativa
	
	d. 
A doença degenerativa
	
	e.
A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“São atitudes ou comportamentos dos trabalhadores que podem levá-los a sofrer um acidente, são cometidos por trabalhadores que não respeitam regras de segurança, e assim o fazem, porque não as conhecem de forma devida, ou ainda que tenha um comportamento contrário à prevenção, ou seja, sabem como deveriam agir mais preferem descumprir os procedimentos seguros.”   Podemos dizer, que o conceito acima é referente a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Ato Inseguro
	Respostas:
	a. 
Condição Irregular
	
	b. 
Comportamento Preventivo
	
	c. 
Ato Inseguro
	
	d. 
Condição Insegura
	
	e. 
Ato Imprevisível
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um marco importante para a evolução da Segurança e Medicina do Trabalho ocorreu em 1700 com a publicação do livro De Morbis ArtificumDiatriba (Doenças do Trabalho), este livro relacionava os riscos à saúde ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados por trabalhadores em 52 ocupações. O autor desta obra foi um médico italinano conhecido como o “Pai da Medicina do Trabalho” chamado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Bernardino Ramazzini
	Respostas:
	a. 
Geof Bauer
	
	b. 
Bernardino Ramazzini
	
	c. 
Jorge Duprat Figueiredo
	
	d. 
Charles C. Ebbets
	
	e. 
Frank Bird
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com o Art. 19 da Lei 8213 de 24 de Julho de 1991, definimos como Acidente do trabalho o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Os Acidentes do trabalho podem ser classificados como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Acidente típico, acidente de Trajeto, doença do trabalho e doença profissional
	Respostas:
	a. 
Acidente típico, doença do trabalho e doença profissional
	
	b. 
Doença do trabalho e doença Ocupacional
	
	c. 
Acidente típico, acidente de Trajeto, doença do trabalho e doença profissional
	
	d. 
Acidente de trajeto e doença profissional
	
	e. 
Acidente típico, acidente atípico e doença profissional
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Assinale a única alternativa correta: Sobre o conceito de Acidente de Trabalho o Art. 19 da Lei 8213 de 24 de julho de 1991, que define:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	Respostas:
	a.
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, mas que nunca cause a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	b.
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, mas que não provoque lesão corporal ou perturbação funcional e que também cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	c.
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	d.
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço somente no interior da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	e.
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando exclusivamente lesão corporal ou perturbação funcional, mas que não cause a morte, só a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Após ocorrer um acidente do trabalho alguns procedimentos devem ser adotados. Um deles é a emissão da CAT - Comunicadode Acidente do trabalho que deverá ser emitida no prazo máximo de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
24h ou 1º dia útil após o acidente
	Respostas:
	a. 
3 dias úteis
	
	b. 
Até 10 dias úteis após o acidente
	
	c. 
12h após o acidente
	
	d. 
24h ou 1º dia útil após o acidente
	
	e. 
48h ou até 2 dias úteis após o acidente
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os riscos de esforço físico intenso, poeira e iluminação inadequada fazem parte respectivamente dos grupos dos riscos ambientais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Riscos Ergonômicos, Químicos e de Acidentes
	Respostas:
	a. 
Riscos Ergonômicos, Químicos e de Acidentes
	
	b. 
Riscos Físicos, Químicos e Ergonômicos
	
	c. 
Riscos Ergonômicos, Químico e Físico
	
	d. 
Riscos Físicos, Físicos e de Acidentes
	
	e. 
Riscos Ergonômicos, Físicos e Ergonômicos
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre os Acidentes do Trabalho marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A doença degenerativa é considerada como doença do Trabalho
	Respostas:
	a.
A doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, não será considerado doença do trabalho, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho
	
	b.
Podemos citar como consequência de um acidente do trabalho para o empregador (empresa) a interrupção da produção, paralisação de setor, máquinas e equipamentos
	
	c.
Quando ocorre um acidente com um empregado dentro de uma empresa este evento indesejado trás consigo inúmeras consequências, que se refletem na empresa, no próprio empregado e na sociedade como um todo
	
	d. 
A doença degenerativa é considerada como doença do Trabalho
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	No ambiente de trabalho, estamos expostos a diversos riscos, alguns passam a ser despercebidos por nós, mas que podem vir a causar um dano a nossa saúde. Marque a alternativa que representa corretamente os grupos dos riscos ambientais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes
	Respostas:
	a. 
Riscos físicos, químicos, biológicos e psicológicos
	
	b. 
Riscos físicos, químicos, biológicos e organizacionais
	
	c. 
Riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes
	
	d. 
Riscos organizacionais, financeiros e de mercado
	
	e. 
Riscos organizacionais, materiais e humanos
	
	
	
Domingo, 11 de Março de 2018 15h34min46s BRT
UNIDADE 2
1 pontos   
PERGUNTA 1
Todos os profissionais abaixo fazem parte do SESMT, com exceção de:
	
	a.
	Enfermeiro do Trabalho
	
	b.
	Psicólogo do Trabalho
	
	c.
	Técnico em Segurança do Trabalho
	
	d.
	Engenheiro de Segurança do Trabalho
	
	e.
	Médico do Trabalho
1 pontos   
PERGUNTA 2
De acordo com a Portaria 25 de 29/12/94, os riscos poeira, névoa e neblina serão representados no mapa de risco pela cor:
	
	a.
	Amarelo
	
	b.
	Vermelho
	
	c.
	Verde
	
	d.
	Azul
	
	e.
	Marrom
1 pontos   
PERGUNTA 3
Sobre o mapa de risco, marque a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	A primeira etapa para elaboração de um Mapa de risco é conhecer o processo de trabalho no local analisado
	
	b.
	Ao elaborar o mapa de risco, o risco de Arranjo físico inadequado deverá ser representado pela cor verde
	
	c.
	No caso das empresas da Indústria da construção, o Mapa de Riscos do estabelecimento deverá ser realizado por etapa de execução dos serviços, devendo ser revisto sempre que um fato novo e superveniente, modificar a situação de riscos estabelecida
	
	d.
	O mapa de risco é uma representação gráfica, que identifica em cada setor do ambiente laboral os riscos ambientais
	
	e.
	Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores
1 pontos   
PERGUNTA 4
Sobre o treinamento da CIPA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	Os cipeiros eleitos e designados, tanto os titulares quanto os suplentes deverão passar por treinamento de carga horária de 40 horas
	
	b.
	O treinamento poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados
	
	c.
	A empresa que está constituindo a CIPA pela primeira vez, primeiro  os cipeiros tomaram posse e depois o  treinamento deverá ser realizado no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse
	
	d.
	O treinamento para CIPA deverá ser fornecido pelo empregador (empresa) e a carga horária do treinamento deverá ser distribuídas em no máximo 8 horas diárias
	
	e.
	As empresas que não se enquadrem no Quadro I, promoverão anualmente treinamento para o designado responsável pelo cumprimento do objetivo desta NR
1 pontos   
PERGUNTA 5
De acordo com a Portaria 25 de 29/12/94, os riscos ruído, calor e frio serão representados no mapa de risco pela cor:
	
	a.
	Vermelho
	
	b.
	Amarelo
	
	c.
	Azul
	
	d.
	Verde
	
	e.
	Marrom
1 pontos   
PERGUNTA 6
O período de duração da Gestão de um cipeiro eleito corresponde a:
	
	a.
	Dois anos, permitida até duas reeleições
	
	b.
	Um ano, sendo livre a quantidade de reeleições consecutivas
	
	c.
	Dois anos, sendo permitida uma reeleição
	
	d.
	Um ano, sendo permitida até duas reeleições
	
	e.
	Um ano, sendo permitida uma reeleição
1 pontos   
PERGUNTA 7
Em relação ao Processo Eleitoral da CIPA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	Nas empresas que já tem CIPA constituída, o presidente e o vice presidente terão a responsabilidade de designar entre os seu membros no prazo máximo de 55 dias antes do término do mandato em curso a Comissão Eleitoral que será responsável pela organização e acompanhamento do processo eleitoral da nova gestão
	
	b.
	Garantia de emprego para todos os inscritos até a eleição
	
	c.
	Realização de eleição em dia normal de trabalho, respeitando os horários de turnos e em horário que possibilite a participação da maioria dos empregados
	
	d.
	Liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locai de trabalho, com fornecimento de comprovante
	
	e.
	É de responsabilidade do Empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mínimo de 70 (setenta) dias antes do término do mandato em curso
1 pontos   
PERGUNTA 8
Sobre o SESMT, marque a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	SESMT significa Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e suas exigências estão regulamentadas na NR 06
	
	b.
	O dimensionamento da composição do SESMT vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento
	
	c.
	Compete ao SESMT, manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la
	
	d.
	O SESMT tem como competência aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador
	
	e.
	O SESMT tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho
1 pontos   
PERGUNTA 9
Sobre as Normas Regulamentadoras, considere ( V ) Verdadeira e ( F ) para as Falsas, depois marque a alternativa que julgar correta:
(      ) As Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR foram publicadas pelo Ministério do Trabalho através da Portaria 3.214/78 para estabelecer os requisitostécnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO)
(      ) As NR, relativas à segurança e saúde ocupacional, são de observância obrigatória apenas para empresas privadas
(      ) As NR são elaboradas e modificadas por uma comissão composta por representantes do governo e empregadores
	
	a.
	V F F
	
	b.
	V F V
	
	c.
	F F V
	
	d.
	V V F
	
	e.
	F V V
1 pontos   
PERGUNTA 10
Sobre a CIPA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	Para realizarmos o dimensionamento da CIPA de uma instituição precisamos de algumas informações como a Classificação da Atividade Econômica – CNAE da empresa e quantidade de funcionários
	
	b.
	A CIPA é uma comissão composta por trabalhadores que tem como objetivo atuar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho
	
	c.
	Apenas as empresas privadas apresentam a obrigatoriedade de constituir CIPA
	
	d.
	A Norma Regulamentadora que trata da CIPA é a NR 05
	
	e.
	A CIPA é composta por trabalhadores que representam o empregador (empresa) e representantes dos empregados
1 pontos   
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Todos os profissionais abaixo fazem parte do SESMT, com exceção de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Psicólogo do Trabalho
	Respostas:
	a. 
Enfermeiro do Trabalho
	
	b. 
Psicólogo do Trabalho
	
	c. 
Técnico em Segurança do Trabalho
	
	d. 
Engenheiro de Segurança do Trabalho
	
	e. 
Médico do Trabalho
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Portaria 25 de 29/12/94, os riscos poeira, névoa e neblina serão representados no mapa de risco pela cor:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Vermelho
	Respostas:
	a. 
Amarelo
	
	b. 
Vermelho
	
	c. 
Verde
	
	d. 
Azul
	
	e. 
Marrom
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre o mapa de risco, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Ao elaborar o mapa de risco, o risco de Arranjo físico inadequado deverá ser representado pela cor verde
	Respostas:
	a. 
A primeira etapa para elaboração de um Mapa de risco é conhecer o processo de trabalho no local analisado
	
	b. 
Ao elaborar o mapa de risco, o risco de Arranjo físico inadequado deverá ser representado pela cor verde
	
	c.
No caso das empresas da Indústria da construção, o Mapa de Riscos do estabelecimento deverá ser realizado por etapa de execução dos serviços, devendo ser revisto sempre que um fato novo e superveniente, modificar a situação de riscos estabelecida
	
	d. 
O mapa de risco é uma representação gráfica, que identifica em cada setor do ambiente laboral os riscos ambientais
	
	e.
Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre o treinamento da CIPA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Os cipeiros eleitos e designados, tanto os titulares quanto os suplentes deverão passar por treinamento de carga horária de 40 horas
	Respostas:
	a.
Os cipeiros eleitos e designados, tanto os titulares quanto os suplentes deverão passar por treinamento de carga horária de 40 horas
	
	b.
O treinamento poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados
	
	c.
A empresa que está constituindo a CIPA pela primeira vez, primeiro  os cipeiros tomaram posse e depois o  treinamento deverá ser realizado no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse
	
	d.
O treinamento para CIPA deverá ser fornecido pelo empregador (empresa) e a carga horária do treinamento deverá ser distribuídas em no máximo 8 horas diárias
	
	e.
As empresas que não se enquadrem no Quadro I, promoverão anualmente treinamento para o designado responsável pelo cumprimento do objetivo desta NR
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Portaria 25 de 29/12/94, os riscos ruído, calor e frio serão representados no mapa de risco pela cor:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Verde
	Respostas:
	a. 
Vermelho
	
	b. 
Amarelo
	
	c. 
Azul
	
	d. 
Verde
	
	e. 
Marrom
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O período de duração da Gestão de um cipeiro eleito corresponde a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Um ano, sendo permitida uma reeleição
	Respostas:
	a. 
Dois anos, permitida até duas reeleições
	
	b. 
Um ano, sendo livre a quantidade de reeleições consecutivas
	
	c. 
Dois anos, sendo permitida uma reeleição
	
	d. 
Um ano, sendo permitida até duas reeleições
	
	e. 
Um ano, sendo permitida uma reeleição
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em relação ao Processo Eleitoral da CIPA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
É de responsabilidade do Empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mínimo de 70 (setenta) dias antes do término do mandato em curso
	Respostas:
	a.
Nas empresas que já tem CIPA constituída, o presidente e o vice presidente terão a responsabilidade de designar entre os seu membros no prazo máximo de 55 dias antes do término do mandato em curso a Comissão Eleitoral que será responsável pela organização e acompanhamento do processo eleitoral da nova gestão
	
	b. 
Garantia de emprego para todos os inscritos até a eleição
	
	c.
Realização de eleição em dia normal de trabalho, respeitando os horários de turnos e em horário que possibilite a participação da maioria dos empregados
	
	d.
Liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locai de trabalho, com fornecimento de comprovante
	
	e.
É de responsabilidade do Empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mínimo de 70 (setenta) dias antes do término do mandato em curso
	
	
	
Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre o SESMT, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
O SESMT tem como competência aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador
	Respostas:
	a.
SESMT significa Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e suas exigências estão regulamentadas na NR 06
	
	b.
O dimensionamento da composição do SESMT vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento
	
	c.
Compete ao SESMT, manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la
	
	d.
O SESMT tem como competência aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador
	
	e. 
O SESMT tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre as Normas Regulamentadoras, considere ( V ) Verdadeira e ( F ) para as Falsas, depois marque a alternativa que julgar correta:
(      ) As Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR foram publicadas pelo Ministério do Trabalho através da Portaria 3.214/78 para estabelecer os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO)
(      ) As NR, relativas à segurança e saúdeocupacional, são de observância obrigatória apenas para empresas privadas
(      ) As NR são elaboradas e modificadas por uma comissão composta por representantes do governo e empregadores
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V F F
	Respostas:
	a. 
V F F
	
	b. 
V F V
	
	c. 
F F V
	
	d. 
V V F
	
	e. 
F V V
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre a CIPA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas as empresas privadas apresentam a obrigatoriedade de constituir CIPA
	Respostas:
	a.
Para realizarmos o dimensionamento da CIPA de uma instituição precisamos de algumas informações como a Classificação da Atividade Econômica – CNAE da empresa e quantidade de funcionários
	
	b.
A CIPA é uma comissão composta por trabalhadores que tem como objetivo atuar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho
	
	c. 
Apenas as empresas privadas apresentam a obrigatoriedade de constituir CIPA
	
	d. 
A Norma Regulamentadora que trata da CIPA é a NR 05
	
	e. 
A CIPA é composta por trabalhadores que representam o empregador (empresa) e representantes dos empregados
	
	
	
Domingo, 11 de Março de 2018 15h51min58s BRT
UNIDADE 3
PERGUNTA 1
De acordo com a NR 15, que trata de Atividades e Operações Insalubres temos o adicional de Insalubridade onde, em seu grau mínimo representa o percentual de:
	
	a.
	15%
	
	b.
	25%
	
	c.
	20%
	
	d.
	10%
	
	e.
	5%
1 pontos   
PERGUNTA 2
De acordo com a NR 16, que trata de Atividades e Operações Perigosas, temos o adicional de Periculosidade sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, que representa o percentual de:
	
	a.
	50%
	
	b.
	10%
	
	c.
	20%
	
	d.
	30%
	
	e.
	40%
1 pontos   
PERGUNTA 3
Qual o Programa de Segurança que tem como objetivo principal a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores?
	
	a.
	PDCA
	
	b.
	PGR
	
	c.
	PCMAT
	
	d.
	PCMSO
	
	e.
	PPRA
1 pontos   
PERGUNTA 4
Marque a alternativa que indica um Equipamento de Proteção Coletiva:
	
	a.
	Capacete
	
	b.
	Luvas
	
	c.
	Sistema de exaustão
	
	d.
	Máscara respiratória
	
	e.
	Protetor Auricular
1 pontos   
PERGUNTA 5
De acordo com a NR 16, que trata de Atividades e Operações Perigosas, marque a alternativa que representa um exemplo de atividade Perigosa, onde o trabalhador terá direito ao adicional de periculosidade:
	
	a.
	Trabalho em altura
	
	b.
	Trabalho em Espaços Confinados
	
	c.
	Transporte de Explosivos
	
	d.
	Trabalho em área hospitalar
	
	e.
	Trabalho em indústria de alimentos
1 pontos   
PERGUNTA 6
De acordo com a Norma Regulamentadora 09, Portaria SSST n.º 25, 29 de dezembro de 1994, o PPRA, visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. A atualização deste programa deverá ser realizada:
	
	a.
	A cada quatro anos
	
	b.
	Sempre que necessário ou pelo menos uma vez ao ano
	
	c.
	A cada cinco anos
	
	d.
	A cada três anos, ou quando o ambiente de trabalho sofrer alguma alteração
	
	e.
	A cada dois anos
1 pontos   
PERGUNTA 7
Qual a Norma Regulamentadora que trata dos Equipamentos de Proteção Individual?
	
	a.
	NR 04
	
	b.
	NR 05
	
	c.
	NR 07
	
	d.
	NR 03
	
	e.
	NR 06
1 pontos   
PERGUNTA 8
Quanto ao EPI, são responsabilidades do empregador (empresa), exceto:
	
	a.
	Fornecer o equipamento cobrando uma taxa a ser descontada em folha de pagamento
	
	b.
	Exigir seu uso
	
	c.
	Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado
	
	d.
	Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho
	
	e.
	Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação
1 pontos   
PERGUNTA 9
De acordo com a NR 15, que trata de Atividades e Operações Insalubres, temos o adicional de Insalubridade onde, em seu grau máximo representa o percentual de:
	
	a.
	35%
	
	b.
	30%
	
	c.
	20%
	
	d.
	25%
	
	e.
	40%
1 pontos   
PERGUNTA 10
Quanto ao EPI, são responsabilidades do trabalhador, exceto:
	
	a.
	Usar o EPI, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina
	
	b.
	Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso
	
	c.
	Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado
	
	d.
	Responsabilizar-se pela guarda e conservação
	
	e.
	Comprar o seu EPI, conforme indicação do empregador
1 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a NR 15, que trata de Atividades e Operações Insalubres temos o adicional de Insalubridade onde, em seu grau mínimo representa o percentual de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
10%
	Respostas:
	a. 
15%
	
	b. 
25%
	
	c. 
20%
	
	d. 
10%
	
	e. 
5%
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a NR 16, que trata de Atividades e Operações Perigosas, temos o adicional de Periculosidade sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, que representa o percentual de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
30%
	Respostas:
	a. 
50%
	
	b. 
10%
	
	c. 
20%
	
	d. 
30%
	
	e. 
40%
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Qual o Programa de Segurança que tem como objetivo principal a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
PCMSO
	Respostas:
	a. 
PDCA
	
	b. 
PGR
	
	c. 
PCMAT
	
	d. 
PCMSO
	
	e. 
PPRA
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Marque a alternativa que indica um Equipamento de Proteção Coletiva:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Sistema de exaustão
	Respostas:
	a. 
Capacete
	
	b. 
Luvas
	
	c. 
Sistema de exaustão
	
	d. 
Máscara respiratória
	
	e. 
Protetor Auricular
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a NR 16, que trata de Atividades e Operações Perigosas, marque a alternativa que representa um exemplo de atividade Perigosa, onde o trabalhador terá direito ao adicional de periculosidade:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Transporte de Explosivos
	Respostas:
	a. 
Trabalho em altura
	
	b. 
Trabalho em Espaços Confinados
	
	c. 
Transporte de Explosivos
	
	d. 
Trabalho em área hospitalar
	
	e. 
Trabalho em indústria de alimentos
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Norma Regulamentadora 09, Portaria SSST n.º 25, 29 de dezembro de 1994, o PPRA, visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. A atualização deste programa deverá ser realizada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Sempre que necessário ou pelo menos uma vez ao ano
	Respostas:
	a. 
A cada quatro anos
	
	b. 
Sempre que necessário ou pelo menos uma vez ao ano
	
	c. 
A cada cinco anos
	
	d. 
A cada três anos, ou quando o ambiente de trabalho sofrer alguma alteração
	
	e. 
A cada dois anos
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Qual a Norma Regulamentadoraque trata dos Equipamentos de Proteção Individual?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
NR 06
	Respostas:
	a. 
NR 04
	
	b. 
NR 05
	
	c. 
NR 07
	
	d. 
NR 03
	
	e. 
NR 06
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quanto ao EPI, são responsabilidades do empregador (empresa), exceto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Fornecer o equipamento cobrando uma taxa a ser descontada em folha de pagamento
	Respostas:
	a. 
Fornecer o equipamento cobrando uma taxa a ser descontada em folha de pagamento
	
	b. 
Exigir seu uso
	
	c. 
Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado
	
	d.
Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho
	
	e. 
Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a NR 15, que trata de Atividades e Operações Insalubres, temos o adicional de Insalubridade onde, em seu grau máximo representa o percentual de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
40%
	Respostas:
	a. 
35%
	
	b. 
30%
	
	c. 
20%
	
	d. 
25%
	
	e. 
40%
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quanto ao EPI, são responsabilidades do trabalhador, exceto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Comprar o seu EPI, conforme indicação do empregador
	Respostas:
	a. 
Usar o EPI, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina
	
	b. 
Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso
	
	c. 
Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado
	
	d. 
Responsabilizar-se pela guarda e conservação
	
	e. 
Comprar o seu EPI, conforme indicação do empregador
	
	
	
Domingo, 11 de Março de 2018 16h04min43s BRT
UNIDADE 4
PERGUNTA 1
De acordo com a Norma Regulamentadora que trata de Ergonomia, em relação ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais, analise as afirmações abaixo:
I   - Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga
II  - Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezoito anos e maior de dezesseis anos
III - Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança
Marque a alternativa correta:
17.2.5. Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
	
	a.
	Apenas a afirmação I está correta
	
	b.
	As afirmações I, II e III estão corretas
	
	c.
	Apenas a afirmação III está correta
	
	d.
	Apenas as afirmações I e III estão corretas
	
	e.
	Apenas a afirmação II está correta
1 pontos   
PERGUNTA 2
“Estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-computador, confiabilidade humana, estresse profissional e a respectiva formação” este é o conceito da Ergonomia:
	
	a.
	Cognitiva
	
	b.
	Física
	
	c.
	Analítica
	
	d.
	Organizacional
	
	e.
	Empresarial
1 pontos   
PERGUNTA 3
“Estudo do gerenciamento de recursos coletivos de trabalho, organização temporal do trabalho, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, trabalho em grupo, cultura organizacional, organizações em rede e gestão da Qualidade” este é o conceito da Ergonomia:
	
	a.
	Organizacional
	
	b.
	Analítica
	
	c.
	Empresarial
	
	d.
	Física
	
	e.
	Cognitiva
1 pontos   
PERGUNTA 4
Qual a Norma Regulamentadora que trata de Ergonomia?
	
	a.
	NR 18
	
	b.
	NR 17
	
	c.
	NR 16
	
	d.
	NR 15
	
	e.
	NR 19
1 pontos   
PERGUNTA 5
Sobre o Ciclo PDCA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	É uma ferramenta de gestão com foco na melhoria contínua
	
	b.
	Na etapa Act (ação), é o momento de se criar um plano de ação para pôr em prática todas as medidas necessárias para alcançar o que ainda não teve sucesso ou criar novas mudanças
	
	c.
	Na fase de Planejamento serão definidas as metas e os métodos
	
	d.
	A segunda etapa é o D = Do (fazer, execução), este é o momento de “colocar a mão na Massa” é preciso colocar em prática as atividades que foram previstas no planejamento
	
	e.
	A última etapa do Ciclo PDCA é a Check (Checar, verificar)
1 pontos   
PERGUNTA 6
Os sistemas integrados de gestão (SIG), integram vários tipos de funções, sujeitos a várias normas. De que trata a ISSO 14000?
	
	a.
	Gestão da Qualidade
	
	b.
	Gestão da Responsabilidade Social
	
	c.
	Gestão Organizacional
	
	d.
	Gestão Ambiental
	
	e.
	Segurança e Saúde Ocupacional
1 pontos   
PERGUNTA 7
Segundo a Associação Internacional de Ergonomia – IEA, a ergonomia pode ser classificada em:
	
	a.
	Ergonomia Física e Comportamental
	
	b.
	Ergonomia Organizacional e Empresarial
	
	c.
	Ergonomia Física, Organizacional e Empresarial
	
	d.
	Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional
	
	e.
	Ergonomia Cognitiva e Organizacional
1 pontos   
PERGUNTA 8
“Estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde” este é o conceito da Ergonomia:
	
	a.
	Cognitiva
	
	b.
	Física
	
	c.
	Empresarial
	
	d.
	Analítica
	
	e.
	Organizacional
1 pontos   
PERGUNTA 9
Os sistemas integrados de gestão (SIG), integram vários tipos de funções, sujeitos a várias normas. De que trata a OHSAS 18001.
	
	a.
	Gestão Ambiental
	
	b.
	Gestão Organizacional
	
	c.
	Gestão da Qualidade
	
	d.
	Gestão da Responsabilidade Social
	
	e.
	Segurança e Saúde Ocupacional
1 pontos   
PERGUNTA 10
O Ciclo PDCA é uma excelente ferramenta que uma organização pode utlizar em sua gestão para melhoria continua dos processos e resultados. Esta ferramenta pode ser aplicada na área ambiental, de qualidade ou segurança e saúde ocupacional. A Sigla PDCA significa:
	
	a.
	P – Planejar , D – fazer/ executar, C – checar/verificar, A – Ação
	
	b.
	P – Planejar , D – fazer/ executar, C – capacitar/ treinar, A – checar/ verificar
	
	c.
	P – Paticipar , D – fazer/ executar, C – capacitar/ treinar, A – Ação
	
	d.
	P – Participar , D – fazer/ executar, C – checar/verificar, A – Ação
	
	e.
	P – Planejar , D – fazer/ executar, C – capacitar/ treinar, A – Ação
1 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
ergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com a Norma Regulamentadora que trata de Ergonomia, em relação ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais, analise as afirmações abaixo:
I   - Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga
II  - Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a dezoito anos e maior de dezesseis anos
III - Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança
Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Apenas as afirmações I e III estão corretas
	Respostas:
	a. 
Apenas a afirmação I está correta
	
	b. 
As afirmações I, II e III estão corretas
	
	c. 
Apenas a afirmação III estácorreta
	
	d. 
Apenas as afirmações I e III estão corretas
	
	e. 
Apenas a afirmação II está correta
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-computador, confiabilidade humana, estresse profissional e a respectiva formação” este é o conceito da Ergonomia:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Cognitiva
	Respostas:
	a. 
Cognitiva
	
	b. 
Física
	
	c. 
Analítica
	
	d. 
Organizacional
	
	e. 
Empresarial
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Estudo do gerenciamento de recursos coletivos de trabalho, organização temporal do trabalho, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, trabalho em grupo, cultura organizacional, organizações em rede e gestão da Qualidade” este é o conceito da Ergonomia:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Organizacional
	Respostas:
	a. 
Organizacional
	
	b. 
Analítica
	
	c. 
Empresarial
	
	d. 
Física
	
	e. 
Cognitiva
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Qual a Norma Regulamentadora que trata de Ergonomia?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
NR 17
	Respostas:
	a. 
NR 18
	
	b. 
NR 17
	
	c. 
NR 16
	
	d. 
NR 15
	
	e. 
NR 19
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre o Ciclo PDCA, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A última etapa do Ciclo PDCA é a Check (Checar, verificar)
	Respostas:
	a. 
É uma ferramenta de gestão com foco na melhoria contínua
	
	b.
Na etapa Act (ação), é o momento de se criar um plano de ação para pôr em prática todas as medidas necessárias para alcançar o que ainda não teve sucesso ou criar novas mudanças
	
	c. 
Na fase de Planejamento serão definidas as metas e os métodos
	
	d.
A segunda etapa é o D = Do (fazer, execução), este é o momento de “colocar a mão na Massa” é preciso colocar em prática as atividades que foram previstas no planejamento
	
	e. 
A última etapa do Ciclo PDCA é a Check (Checar, verificar)
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os sistemas integrados de gestão (SIG), integram vários tipos de funções, sujeitos a várias normas. De que trata a ISSO 14000?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Gestão Ambiental
	Respostas:
	a. 
Gestão da Qualidade
	
	b. 
Gestão da Responsabilidade Social
	
	c. 
Gestão Organizacional
	
	d. 
Gestão Ambiental
	
	e. 
Segurança e Saúde Ocupacional
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo a Associação Internacional de Ergonomia – IEA, a ergonomia pode ser classificada em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional
	Respostas:
	a. 
Ergonomia Física e Comportamental
	
	b. 
Ergonomia Organizacional e Empresarial
	
	c. 
Ergonomia Física, Organizacional e Empresarial
	
	d. 
Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional
	
	e. 
Ergonomia Cognitiva e Organizacional
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde” este é o conceito da Ergonomia:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Física
	Respostas:
	a. 
Cognitiva
	
	b. 
Física
	
	c. 
Empresarial
	
	d. 
Analítica
	
	e. 
Organizacional
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os sistemas integrados de gestão (SIG), integram vários tipos de funções, sujeitos a várias normas. De que trata a OHSAS 18001.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Segurança e Saúde Ocupacional
	Respostas:
	a. 
Gestão Ambiental
	
	b. 
Gestão Organizacional
	
	c. 
Gestão da Qualidade
	
	d. 
Gestão da Responsabilidade Social
	
	e. 
Segurança e Saúde Ocupacional
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Ciclo PDCA é uma excelente ferramenta que uma organização pode utlizar em sua gestão para melhoria continua dos processos e resultados. Esta ferramenta pode ser aplicada na área ambiental, de qualidade ou segurança e saúde ocupacional. A Sigla PDCA significa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
P – Planejar , D – fazer/ executar, C – checar/verificar, A – Ação
	Respostas:
	a. 
P – Planejar , D – fazer/ executar, C – checar/verificar, A – Ação
	
	b. 
P – Planejar , D – fazer/ executar, C – capacitar/ treinar, A – checar/ verificar
	
	c. 
P – Paticipar , D – fazer/ executar, C – capacitar/ treinar, A – Ação
	
	d. 
P – Participar , D – fazer/ executar, C – checar/verificar, A – Ação
	
	e. 
P – Planejar , D – fazer/ executar, C – capacitar/ treinar, A – Ação
	
	
	
Domingo, 11 de Março de 2018 16h19min21s BRT

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes