Buscar

DIREITO_DO_TRABALHO_APLICADO_EXCECAO_DE_INCOMPETENCIA

Prévia do material em texto

EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR
É apresentada em audiência, simultaneamente com a contestação. Não pode ser declinada ex-officio, portanto, e exceção relativa, ao contrário da exceção de incompetência material que é absoluta e pode ser declinada ex officio.. 
Pode ser apresentada como matéria de preliminar na contestação e, nesse caso, não há apensamento. Como há controvérsia sobre o tema, é preferível fazer em peças distintas.
Na peça, indicar qual é a Vara competente e requerer a remessa dos autos à Vara competente. 
É necessário usar a terminologia correta: Excipiente, aquele que apresenta e excepto ou exceto, quem responde.
O Exceto é ouvido em audiência, tem o prazo de 24 horas para se manifestar e o Juiz 48 horas para decidir e o feito é suspenso Pode haver produção de provas. Da decisão não cabe recurso, salvo nas hipóteses da Súmula 214 do TST. 
Observações sobre as Exceções:
* Todas as exceções: suspeição (art. 801 alíneas “a” e “b” da CLT) – impedimento (art. 801 alínea “c” da CLT e 134 do CPC) e incompetência, (material, art. 114 CF; territorial art. 651 da CLT e em razão da pessoa art. 114 CF) são apresentadas com a contestação.
* Para a exceção de incompetência em razão da matéria, quando acolhida, autoriza a interposição de recurso ordinário, por se tratar de decisão terminativa do feito na esfera trabalhista.
Problema 
“A” foi contratado para prestar serviços na cidade de São Carlos (SP) pelo empregador “B”. Foi dispensado em 10/10/2011 com aviso prévio indenizado, tendo recebido suas verbas rescisórias em 20/10/2011.
“A” ajuizou reclamação Trabalhista na cidade de Araraquara em razão de estar, atualmente, residindo nessa cidade.
Questão – Como advogado de “B” apresentar a medida cabível.
Ficha Síntese 
Peça Proc.: EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR
Partes – EXCIPIENTE - EXCEPTO ou EXCETO 
Previsão legal – art. 799 da CLT
Teses e Fundamentos – Que o exceto prestou serviços na cidade de São Carlos e não em Araraquara e, por isso, a competência pertence a uma da Varas do Trabalho de São Carlos ante a previsão do artigo 651 da CLT.
Pedidos – de acolhimento da exceção com a remessa dos autos para uma das varas do trabalho de São Carlos, únicas competentes. 
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA ____ VARA DO TRABALHO DE ARARAQUARA - SÃO PAULO 
(10 linhas)
Autos nº
“B”, nº do CNPJ, endereço completo e CEP, por seu advogado e procurador signatário nome e endereço completo e CEP, (mandato anexo), nos autos da reclamação trabalhista em epígrafe, que lhe move “A” vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento no art. 799 da CLT, apresentar
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR 
nos termos a seguir expostos:
O Exceto sempre prestou serviços à Excipiente a qual tem sede na cidade de São Carlos, conforme comprovam os documentos anexos.
Consoante termos do artigo 651 da CLT, a reclamação trabalhista deveria ser ajuizada no local da prestação de serviços e não no domicílio do empregado, ora EXCETO.
No caso dos autos o local de trabalho foi na cidade de São Carlos e não em Araraquara.
Como a presente ação foi ajuizada em Araraquara, a Excipiente requer seja acolhida a presente exceção e que sejam remetidos os presentes autos à uma das Varas de Trabalho de São Carlos, únicas competentes para dirimir o presente conflito.
Requer se digne Vossa Excelência determinar a suspensão do presente feito, abrindo vistas ao Exceto para apresentar, querendo, a sua manifestação em 24 horas conforme artigo 800 da CLT, sob os efeitos da preclusão desse direito.
Requer, ainda, que julgada procedente sejam os autos remetidos ao juízo declinado.
Provará o alegado por todos os meios em direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal do Exceto, sob pena de confissão (Súmula 74 TST) oitiva de testemunhas e outras mais que se fizerem necessárias, desde já requeridas.
Termos em que,
pede deferimento.
Local____ data___
Advogado – nº OAB

Continue navegando