Buscar

Trabalho 1º BIM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDERP
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINAS: ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
	
PATRÍCIA FERREIRA DA SILVA MACHADO
RA: 1045506915
TUTOR: ANDRÉ DINIZ
DESAFIO PROFISSIONAL
GOIÂNIA
2015
DESAFIO PROFISSIONAL
“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”
A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Para realizar esta atividade, é importante construir uma tabela que apresente imaginariamente as competências e habilidades ou deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran.
	Competências e Habilidades do Gestor					 Paulo	 Iran
	1 – Know-How
	X
	___
	2 - Ampliar Conhecimento
	X
	___
	3 - Transmitir Conhecimento
	X
	X
	4 - Visão Global e sistêmica
	X
	X
	5 – Liderança
	X
	___
	6 – Motivação
	X
	X
	7 - Avaliar a situação
	___
	X
	8 - Ponderar com equilíbrio
	___
	X
	9 - Definir prioridades
	X
	X
	10 - Atitude empreendedora
	X
	___
	11 - Assumir riscos
	X
	___
	12 - Foco e resultados
	X
	X
Legenda: (X) competência e habilidade identificada; (—) deficiência de competência e habilidade.
No processo de sucessão, a análise das competências e habilidades de Paulo e Iran será decisiva para traçar o futuro da empresa.
	Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran
	1 - Know-how. 
	 ___ X 
	Falta no Iran o conjunto de conhecimentos práticos e administrativos necessários para um bom Gestor.
	2 - Ampliar Conhecimento
	 ___ X
	Iran tem certa dificuldade em ampliar seus conhecimentos.
	3-Liderança
	 ___ X
	Iran tem dificuldades em liderar com equipes e delegar poderes aos mesmos.
	4- Avaliar a situação
	 X ___ 
	Paulo não consegue ter uma boa avaliação de situações corriqueiras no ambiente administrativo
	5- Ponderar com equilíbrio
	X ___ 
	Paulo também tem dificuldade em ponderar fazendo assim uma má análise da situação.
	6- Atitude empreendedora
	 ___ X
	Iran não consegue ver e nem ter uma atitude e visão empreendedora dessa forma, deixando de aproveitar oportunidades de investimento.
	7- Assumir riscos
	 ___ X
	Iran por ser inseguro em suas decisões, tem certa apreensão em assumir risco. Deixando também desta forma de aproveitar oportunidades de investimentos.
Legenda: (X) deficiência de competência e habilidade identificada; (—) ausência da deficiência.
Diante de nossa análise através dos quadros de qualidades e déficits de competência e habilidades do gestor, é possível percebemos com clareza, quanto o Sr. Paulo está preparado para assumir o cargo de novo gestor da Empresa Pira, dando assim, continuidade ao grande trabalho que o Dr. João seu pai, tem feito. Onde podemos ver também que é uma gestão direcionada para a Teoria das Relações Humanas, criada por Elton Mayo. Quanto as suas competências e habilidades deficitárias, é algo que pode ser aperfeiçoado com o passar do tempo e cotidiano, fazendo dele também um excelente gestor como seu pai é.
De acordo com suas competências e habilidades, é possível definirmos que a mudança na gestão será uma mudança proativa, já que o Dr. Paulo é previsor com os acontecimentos da empresa, experiente e hábil em gerir a mesma.
Tendo seu irmão Paulo como Diretor Geral da empresa, temos a oportunidade de moldarmos o Sr. Iran e aperfeiçoa-lo na função de Gerente Financeiro e Gerente Comercial. Com sua habilidade e conhecimento em lhe dar com números e quantidade de demanda, será possível também ampliarmos sua exportação para grandes países, não só concentrando sua comercialização dentro do país. 
Foi possível também através de nossa análise geral de funcionários da empresa, sugerirmos ao Dr. João, não só promovermos, mas também como incentivo elevar o cargo do chefe de produção a Gerente Industrial, promovendo em seguida um novo funcionário ao cargo de chefe de produção. Nesta nova gestão deixamos também a Gerência Administrativa com a Equipe de recursos Humanos, onde temos também o gerente de RH, que também é responsável Dept° Pessoal.
Desta forma, nosso organograma do quadro resumido de funcionários da Indústria de Bebidas Pira, fica da seguinte forma:
	
 Com a necessidade de mudança de diretor geral da empresa, foi possível optarmos por um dos candidatos ao cargo, ou até mesmo a necessidade de um terceiro candidato, através de uma consultoria contratada onde, esta consultoria estudou as competências, qualidades e deficiências de cada candidato, para assim dar continuidade ao trabalho executado pelo antigo diretor. Obseravamos também, que foi possível oferecer uma nova oportunidade de gerenciamento a um funcionário, onde ele já possui a capacidade de gerenciamento. Desta forma, foi possível escolher-mos o candidato mais preparado para o cargo de administrador geral o qual se enquadrou o Sr. Paulo. E vimos também as competências e qualidades do Sr. Iran e através delas, foi possível oferercer-lhe o cargo de gerente financeiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais