Buscar

AV 3 Bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201155179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A célula, para formar _________ une _________, como está esquematizado entre dois deles através da ligação _________. Indique a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco:
	
	
	lipídios, ácidos graxos, peptídica
	
	lipídios, ácidos aminados, lipídica
	 
	proteínas, aminoácidos, peptídica
	
	carboidratos, glicoses, glicosídica
	
	proteínas, glicoses, glicosídica
	 2a Questão (Ref.: 201201233936)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual a necessidade energética média necessária para um homem adulto e uma mulher adulta que possuem atividade física reduzida?
		
	 
	Homem 2700 Kcal e mulher 2000 Kcal.
	
	Homem 3500 Kcal e mulher 2600 Kcal.
	 
	Homem 2100 Kcal e mulher 1800 Kcal.
	
	Homem 3000 Kcal e mulher 2200 Kcal.
	
	Homem 2750 Kcal e mulher 2600 Kcal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201115933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paciente, sexo masculino, 33 anos apresentando insuficiência hepática entra em estado comatoso. Dosagens bioquímicas revelam níveis aumentados de amônia no sangue e hipoglicemia grave. Sendo o fígado um órgão fundamental no metabolismo humano, assinale as vias bioquímicas que se encontram prejudicadas contribuindo para as dosagens encontradas no exame do paciente:
		
	
	O aumento no nível de amônia do sangue ocorreu devido a deficiência no funcionamento do ciclo do ácido cítrico, enquanto a hipoglicemia foi ocasionada pela deficiência na glicólise hepática
	
	O aumento no nível de amônia do sangue ocorreu devido a deficiência no funcionamento do ciclo do ácido cítrico, enquanto a hipoglicemia foi ocasionada pela deficiência na gliconeogênese hepática
	 
	O aumento no nível de amônia do sangue ocorreu devido a deficiência no funcionamento do ciclo da uréia, enquanto a hipoglicemia foi ocasionada pela deficiência na gliconeogênese hepática
	
	O aumento no nível de amônia do sangue ocorreu devido a deficiência no funcionamento do ciclo da uréia, enquanto a hipoglicemia foi ocasionada pela deficiência na síntese de glicogênio hepático
	
	O aumento no nível de amônia do sangue ocorreu devido a deficiência no funcionamento do ciclo da uréia, enquanto a hipoglicemia foi ocasionada pela deficiência na glicólise hepática
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201117458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aumento no consumo de alimentos fontes de carboidratos, principalmente, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças é indicado para atletas e indivíduos que praticam exercícios físicos, em quantidades adequadas ao gasto energético, para que aumentem suas reservas de:
		
	
	proteína visceral.
	
	triglicerídios no tecido adiposo.
	
	ferro sérico.
	 
	glicogênio muscular.
	
	cálcio ósseo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201115849)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma variedade de doenças do metabolismo de piruvato foi detectada em crianças. Crianças com deficiência na enzima piruvato desidrogenase (transforma piruvato em acetil CoA), geralmente apresentam níveis séricos elevados de lactato, o que produz uma acidose láctica crônica. Neste caso aponte a principal via metabólica que se encontra ativada nestas crianças para produção de lactato:
		
	
	Beta-oxidação de ácidos graxos
	
	Ciclo do Ácido Cítrico
	
	Glicogenólise
	
	Gliconeogênese
	 
	Fermentação
	 6a Questão (Ref.: 201201115861)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cianeto é um dos venenos mais perigosos e rápidos de que se tem conhecimento. Ele liga-se ao Fe3+ da enzima citocromo oxidase (Complexo IV), que catalisa a última etapa da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria. A morte celular ocorre rapidamente, tendo como principal causa: morte por anóxia tecidual do sistema nervoso central. Assinale a alternativa que mostre porque a ligação do cianeto no Complexo IV ocasiona morte celular:
		
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a síntese de ATP
	
	Transporte de elétrons normalizado afetando a redução do oxigênio
	
	Interrupção do fluxo de elétrons sem afetar a redução do oxigênio
	 
	Interrupção do fluxo de elétrons afetando a síntese de ATP
	
	Transporte de elétrons normalizado sem afetar a redução do oxigênio
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201115845)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em biologia molecular sabe-se que a síntese de proteínas ocorre com o auxílio de determinadas organelas granulares (X), que promovem a síntese a partir da leitura de uma molécula de ácido nucléico (Y). Em relação ao parágrafo, X e Y referem-se, respectivamente, à:
		
	 
	Ribossomas e RNAm
	 
	RNAt e RNAm
	
	Centríolos e DNA
	
	RNAm e ribossomas
	
	RNAt e centríolos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201120687)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção correta. 1. Em condições de hiperglicemia (após uma refeição, por exemplo) o hormônio insulina é produzido e, estimulará nos músculos, a síntese de glicogênio. 2. Em condições de hipoglicemia (em jejum, por exemplo) o hormônio glucagon é produzido estimulando a degradação do glicogênio no fígado enquanto que, o hormônio adrenalina estimula a degradação nos músculos. 3. O ciclo de Cori é um processo que relaciona a transformação de glicose em lactato em células anaeróbicas e a posterior transformação do lactato em glicose no fígado. Esta glicose retornando para as células anaeróbicas completará o ciclo. 4. A gliconeogênese é um processo pelo qual o lactato formado em células anaeróbicas pode ser transformado em glicose nos músculos.
		
	
	As afirmações 1, 2 e 4 estão corretas.
	
	As afirmações 2, 3 e 4 estão corretas.
	
	As afirmações 2 e 3 estão corretas.
	 
	As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	As afirmações 1, e 2 estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201126599)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 88, após ampla polêmica e discussão, um camundongo transgênico, portador de um gene para câncer humano, tornou-se o primeiro animal protegido por patente. Com o desenvolvimento do projeto Genoma Humano, os nossos cerca de 100 mil genes estarão em breve seqüenciados. Será razoável patentear aquilo que a natureza levou 3,5 bilhões se anos para criar? A teoria genética do câncer fundamenta-se nos conhecimentos básicos sobre os genes. Referentes a estes, indique as opções corretas: I. A grande maioria está armazenada nos nucléolos. II. A base nitrogenada mais frequente neles é a uracila. III. Dividem-se por ação direta dos ribossomos. IV. É a base para síntese de RNA mensageiro. V. Podem sofrer mutações. VI. Genes já foram transferidos artificialmente de uma para outra espécie.
		
	
	I, II e III.
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	IV, V e VI.
	
	I, V e VI.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201126601)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A entrada na era da genômica possibilitou ao norte-americano Eugene V. Koonin investigar qual seria o número mínimo de genes capazes de sustentar o funcionamento de uma célula. Para isso, ele comparou 21 genomas completos de representantes das três linhagens primárias da vida: as eubactérias, as arqueobactérias e os eucariontes. O resultado da pesquisa mostrou que o número de genes deve situar-se em torno dos 150. Esse enfoque é interessante, pois permite imaginar os primeiros sistemas genéticos surgidos por ocasião da origem da vida. (Adaptado de SALZANO, F. M. Ciência Hoje, v. 29, n. 173, jul. 2001.) Considere as seguintes afirmações: I. No código genético, cada códon deve corresponder a mais de um aminoácido. II. Os genes compartilhados pelos genomas dos diferentes grupos devem ser essenciais. III. Os genes envolvidos na replicação, transcrição e tradução do material genético devem fazer parte do conjunto mínimo de genes. Quais delas poderiam ter embasado o raciocínio de Koonin?
		
	
	Apenas II.
	
	Apenas I.
	
	Apenas I e III.
	 
	Apenas IIe III.
	 
	Apenas III.

Outros materiais