Buscar

PROINTER FINAL 2016 2

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
POLO: CEAD – CENTRO DE EDUAÇÃO À DISTÂNCIA
2ª SÉRIE
NOME COMPLETO: KYLDAREN BASTOS ANTELA	RA 3329441345
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS (PROINTER II) 
TUTOR(A) À DISTÂNCIA: PROFº LUCIANO QUEVEDO
MANAUS/AM
2016.2
KYLDAREN BASTOS ANTELA	
RELATÓRIO FINAL PROINTER II
IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.
Orientador (a): Kyldaren Bastos antela Tutor(a) a distância: Profº Luciano Quevedo
MANAUS/AM
2016.2
RESUMO
Abordamos nessa pesquisa a viabilidade de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, em uma empresa que subsidia derivados bovinos, tanto em atacado como varejo, e precisa melhorar para que se enquadre nos padrões de descarte estabelecidos pelos órgãos competentes e assim venha a contribuir com a política de sustentabilidade tornando-se uma empresa que pensa e vive processos sustentáveis. 
�
INTRODUÇÃO
A questão ambiental precisa, cada vez mais, ser visto com parte integrante e importante de toda empresa, seja ela, de pequeno, médio e em especial de grande porte, o cuidado com o que se produz deve ser o mesmo cuidado com o que sobra dessa produção e mais, pra onde está indo e o que está sendo feito com esses resíduos. Com esse enfoque vamos discorrer sobre a pesquisa e a viabilidade de implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa Frigorífico União Atacado e Varejo de Bovinos e Frios e mostrar seus benefícios e importância dentro do contexto empresarial.
PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
ALVO DO PROJETO
O Frigorífico União é uma empresa que trabalha com venda no atacado e varejo de carne e derivados bovinos, vende no atacado o quarto do animal dianteiro ou traseiro e subsidia o produto com cortes específicos, dando opção de compra de partes específicas. Atende a grande rede de supermercados da cidade de Manaus, açougues e mercados, dispões de uma loja onde é comercializado cortes nobres e derivados bovinos, conta também com um sistema de entrega para a grande rede de comércio, com caminhões refrigerados e vendedores que fazem a pré-venda. O projeto tem como alvo atuar na implementação um Sistema de Gestão Ambiental que vise destinar de forma correta os resíduos que são gerados nos cortes especiais dentro do laboratório de produção para originar os cortes específicos do produto.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Na intenção de tornar a comercialização do produto mais prático e atrativo ao consumidor, e empresa investiu em um laboratório de cortes, onde um quarto do animal é desossado, separado em partes e vendido de forma específica para atender as necessidades de cada cliente. Nesse laboratório é usado um maquinário para fazer a separação das partes do animal, através de uma lâmina de corte que faz a separação do que é carne e ossos para comercialização, após a atividade o ambiente é higienizado com água para que seja removida os resíduos dos cortes e manuseio do produto.
Os caminhões de entrega saem carregados pela manhã e apesar de serem equipados com refrigeradores acontece do produto descongelar parcialmente e sujar a câmara frigorífica onde estão dependurados, com sangue e eventualmente com pedaços que se desprendem do corpo do animal. 
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
A política ambiental será baseada em conscientização de todas as áreas da empresa de modo a contribuir, disseminar e influenciar todo o corpo de colaboradores da empresa a realizar e seguir as diretrizes previstas no plano de implementação que tem como meta a introdução da uma cultura sustentável bem como a melhor utilização dos recursos naturais e a preservação do patrimônio natural.
A implementação se dará em duas fases, começando pelo nivelamento de conhecimentos sustentáveis, qual é a importância, quais os benefícios e as metas a serem atingidas com o plano, a outra fase é composta da execução, nessa etapa faremos uma divisão por departamento, e divulgaremos e treinaremos os colaboradores de forma específica.
A administração será dada a responsabilidade de economizar recursos hídricos, diminuir o consumo de plástico e papel, bem como implementação da coleta seletiva e os sensos que a ferramenta 5S nos fornece como metodologia de implementação e controle, são eles: Senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e saúde e senso de disciplina.
Para a parte operacional será atribuída também a responsabilidade de conscientização dos recursos naturais do planeta, incluindo a água, treinamento da ferramenta 5S, coleta seletiva e destinação de excessos da produção.
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO
Será realizada um treinamento de conscientização de todos os colabores, mostrando qual o plano de implementação e quais os resultados que se espera ter com tal desafio. A meta é tornar a rotina da empresa numa rotina baseada em princípios de sustentabilidade, visando a manutenção dos recursos naturais por maior tempo.
A ferramenta 5S dará direcionamento para os materiais recicláveis que são descartados separadamente e permitirá a empresa com certificado de destinação e laudo, contratada para recolher esse excesso, destinar conforme diretrizes previstas em lei. 
Será implementada uma Estação de Tratamento de Efluentes, onde toda a água usada na produção de cortes na linha de produção, bem como toda água usada nas dependências da empresa seja tratada ao ponto de ser reutilizada em processos que não necessitam de água potável, como descargas em vasos sanitários, lavagem de pisos, irrigação de jardins.
O excessos de produção de origem animal, ossos, couro e gorduras serão moídos e embalados separadamente e vendidos para uma empresa de especializada em preparo de ração animal
RESULTADOS
Esperamos ter todo o quadro de colaboradores com nível bom de conhecimento da política ambiental, de forma a exercer um comportamento sustentável todos os dias, e alcançar a mudança de cultura abrangendo até as respectivas residências contribuindo assim para uma mudança de comportamento também na sociedade.
Redução de consumo de água potável em 40%, reutilizando água tratada da ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, redução em 100% de resíduos sólidos e contaminados para esgoto urbano.
Redução no consumo de papel e copos plásticos com política de conscientização usando um copo de água por dia e frente e verso da folhas de papel usadas para impressão de documentos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do cenário avaliado teremos uma mudança de cultura que não visa a sustentabilidade, para uma que se preocupa e faz parte de um mundo sustentável, visando menos impactos para as gerações vindouras e promovendo o bom uso dos recursos naturais.
REFERÊNCIAS
Disponível em: http://www.ergonequipamentos.com.br/implantacao-estacoes-tratamento-efluentes

Continue navegando