Buscar

RELATÓRIO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução: 
Existe um setor na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, e essa é chamada Cinética Química. 
Uma reação química é um rearranjo de átomos provocado pelas colisões (choques) entre as partículas dos reagentes. Para que ocorra uma reação química duas condições são necessárias: haver afinidade química entre as substâncias e haver colisões efetivas entre os reagentes que induzam à quebra de suas ligações para formação de novas. 
 A velocidade de uma reação é o quão rápido os reagentes são consumidos ou a rapidez com que os produtos são formados. Essas velocidades são determinadas através de leis, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação. 
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também fatores bem como a concentração dos reagentes, a superfície de contato, a temperatura, uso o de catalisadores, entre outros.
Uma vez conhecida a característica cinética de uma reação química, pode-se modificar o tempo de ocorrência por meio dos fatores que afetam a velocidade de uma reação, ou seja, é possível por exemplo, fazer com que uma reação lenta seja processada de forma mais rápida, ou se necessário fazer com que uma reação de evolução rápida ocorra de maneira mais lenta.
Objetivo 
Verificar os efeitos da concentração, temperatura e efeito de catalisadores na velocidade das reações.
RESULTADO E DISCUSSÃO 
Prática1
Ao adicionarmos uma solução de iodato de potássio a uma solução de bissulfito de sódio na presença de amido observa-se que de imediato não acontece nenhuma mudança visível, mas após certo tempo, a mistura inicialmente incolor torna-se azul
Isto se deve a uma sequência de reações
1ª Reação: 
IO3–(aq) + 3HSO3–(aq) → I–(aq) + 3SO42–(aq) + 3H+(aq) 
2ª Reação: O íon iodeto (I–) é então oxidado a iodo (I2)
 IO3–(aq) + 5I–(aq) + 6H+(aq) → 3I2(aq) + 3H2O(ℓ)
3ª Reação: Rapidamente ocorre outra reação em que o iodo converte-se novamente em iodeto
I2(aq) + HSO3–(aq) + H2O(ℓ) → 2I–(aq) + SO42–(aq) + 3H+(aq)
Em determinado momento, todo o bissulfito é consumido e não há mais no meio os íons HSO3–(aq) para reagir com o iodo. Forma-se o excesso de íodo
I2 (aq)+ I–(aq)+ amido(aq) → amido-I3–(aq)
O excesso de íodo reage como amido e forma-se um complexo azul.
A presença do amido ajuda indicar a velocidade em que é realizada a reação, pois quanto mais rápida a reação se realizar, mais rápida será a mudança de tonalidade da solução.
Através dos procedimentos experimentais obtivemos diferentes tempos de reação, que variaram de acordo com o volume de solução adicionado.
Como pode verificar-se na tabela abaixo, o tempo da reação diminui a medida que aumenta-se o volume de solução de KIO3. O aumento da concentração do iodato de potássio aumenta a possibilidade de colisões entre as moléculas, aumentando assim a velocidade da reação. 
	Tubo de ensaio
	KIO3 / mL
	Água destilada / mL
	NaHSO3 /mL
	 Tempo decorrido / s
	1
	10,00
	–
	10,00
	52
	2
	8,00
	2,00
	10,00
	68
	3
	6,00
	4,00
	10,00
	84
	4
	4,00
	6,00
	10,00
	131
	5
	2,00
	8,00
	10,00
	240
CONCLUSÃO
Através dos procedimentos realizados em laboratório verificou-se a existência de fatores que podem acelerar a velocidade de uma reação como: a concentração dos reagentes, temperatura na qual a reação ocorre e a presença de catalisadores. 
Bibliografia 
Apostila Práticas de Química Geral, UFMG, 2º semestre de 2017. 
FELTRE, Ricardo. Q uímica - Volume dois. 6ª edição, São Paulo: Editora Moderna, 2004. Pág. 150 - 172. 
BROWN, T.L.; LE MAY JR., H.E.; BURSTEN, B.E. Química a C iência Central, 9ª edição, São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2005.

Outros materiais